Ajuda a perceber o pq....

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Rottweiler! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: quino

Responder
Nerazzurri
Registado: domingo fev 18, 2007 1:41 pm

domingo mar 11, 2007 5:32 pm

Boa tarde...

Tenho uma cadela Rottweiler de 3 meses de idade.
Ja tem as 3 vacinas e por isso ja tou a começar a levar ela a rua.
Nos primeiros passeios levei sempre com trela,ela sempre andou um pouco desconfiada ia parando mas a mediada que eu a chamava la ia andando.
Nas vezes mais a frente que a levei para passear ja lhe ia retirando a trela e deixar ela andar um pouco mais a vontade visto que o sitio onde costumo passear com ela é bastante calmo.

O que aconteceu hoje de manha foi o seguinte:

Levei a Kyra a passear,saimos a porta de casa tudo bem,ela la ia fazendo as suas paragens eu chamava por ela e ela la ia andando.
Chegamos a um pouco mais a frente tirei-lhe a trela,ela sentou-se ao pe de mim e passado um pouco começou a correr para traz em direcçao a casa,chamei por ela e nada.
Fui a correr atras dela visto que ela estava a caminhar para a estrada e kuando ia a chegar perto dela para a agarrar ela rosnou-me e emteu-se por debaixo de um carro que estava estacionado onde mijou e cagou com medo....

O que sera que se passou??Porque a reacçao dela?

Alguem me pode ajudar a compreender?

Obrigado desde ja amigos.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo mar 11, 2007 6:21 pm

Nerazzurri Escreveu:Boa tarde...

Tenho uma cadela Rottweiler de 3 meses de idade.
Ja tem as 3 vacinas e por isso ja tou a começar a levar ela a rua.
Nos primeiros passeios levei sempre com trela,ela sempre andou um pouco desconfiada ia parando mas a mediada que eu a chamava la ia andando.
Nas vezes mais a frente que a levei para passear ja lhe ia retirando a trela e deixar ela andar um pouco mais a vontade visto que o sitio onde costumo passear com ela é bastante calmo.

O que aconteceu hoje de manha foi o seguinte:

Levei a Kyra a passear,saimos a porta de casa tudo bem,ela la ia fazendo as suas paragens eu chamava por ela e ela la ia andando.
Chegamos a um pouco mais a frente tirei-lhe a trela,ela sentou-se ao pe de mim e passado um pouco começou a correr para traz em direcçao a casa,chamei por ela e nada.
Fui a correr atras dela visto que ela estava a caminhar para a estrada e kuando ia a chegar perto dela para a agarrar ela rosnou-me e emteu-se por debaixo de um carro que estava estacionado onde mijou e cagou com medo....

O que sera que se passou??Porque a reacçao dela?

Alguem me pode ajudar a compreender?

Obrigado desde ja amigos.
O processo de socialização devia ser muito mais cedo, ou seja, desde as 8/10 semanas que a sua cadela devia sair do "espaço território dela", claro está que os veterinários advertem que saídas à rua só depois do programa de vacinação, eles têm a sua razão, porém isto prejudica a socialização do cachorro. Ela até aos 3 meses tem uma grande limitação de estímulos se só estiver na sua casa...ela está claramente com medo. Isso não é bom sinal, tem de ir gradualmente aumentanto o contacto com o exterior e nunca incentive os comportamentos de medo e sempre que ela mostrar mais confiança recompense com palavras, brinquedos ou algum petisco.

Se nesse período a cadela tivesse numa escola que lhe ofereça uma socialização mais segura de todos os pontos de vista, era o ideal, porém poucas pessoas sabem isso, pode não estar dentro do orçamento previsto ou então não concordam.

Aqui tem um link sobre como deve efectuar esses passeios

http://www.dogtimes.com.br/passeio.htm , no decorrer da consulta irá surgir vários links importantes de serem lidos, um deles é este sobre cães medrosos http://www.dogtimes.com.br/adestramento12.htm . Eu não sei qual a situação que desencadeou a fuga, foi por medo, devido a uma má experiência anterior ou não. Ela foi agressiva por medo; não sei a forma como chegou junto dela, tudo se proporcionou para aumentar o medo dela; não convém soltar a cadela quase em altura alguma, em especial se está numa zona urbana, onde existe mais confusão e mais perigos.

Eu no seu lugar ía sair de carro para um lugar calmo, com o mínimo de estímulos possíveis, ir aumentando os estímulos conforme o aumento da confiança da cadela, ela tem de perder o medo, tem desensibilizar gradualmente.
Ao diminuir os estimulos pode perceber o motivo do medo dela, se é a outras pessoas, aos carros, outros animais...etc.

Quando ela manifesta medo, diga "não" não aumente o tom de voz, apenas o diga de forma firme, não diga "está tudo bem" ou algo para a consolar, procure sair e ir brincando com ela sempre que ela se mostre "optimista" ou confiante, aí deve elogiar.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado mar 17, 2007 2:26 am

eu recolhi um cacorro abandonado que, quando o ia passear, só queria ir para casa :? Corria a bom correr para casa e nem a passear com o meu ele estava descansado. Deve ter sido por ter sido abandonado, ou porque apanhou algum susto. Com o tempo, muita calma e muita ajuda do Ruby consegui passear bem com ele. Foi adoptado e hoje está bem :wink:

No dia anterior aconteceu alguma coisa durante o passeio?
Reparei que disse que a cadela parava e tinha de a chamar. Quando ela parava fazia o quê? O "meu" cachorro também parava pelo caminho, mas era porque se fartava de puxar para ir para casa...
Sugestões:
Leve um brinquedo que ela goste muito
Pode tentar passeà-la juntamente com um cão amigo, calmo e que lhe transmita confiança (pode pedir a um vizinho/familiar/amigo :wink: )
Pode tentar biscoitos :P

Mas sobretudo tenha muita calma e não exite em perguntar a um treinador, e uma escolinha iria ajudar imenso na sociabilização com outros cães :wink:
Responder

Voltar para “Rottweiler”