http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
LeoO Infarmed ordenou esta sexta-feira a suspensão imediata da venda de todos os lotes de soro fisiológico das marcas Modelo, Continente, NaTerra, Rio Bravo, CNR, Hidro, GSL, Stéri-Santé, AGA, Pingo Doce e Eloos, escreve a Lusa.
Em dois comunicados divulgados no seu site, a entidade que regula o sector dos medicamentos em Portugal adianta que foi detectado no soro fisiológico destas marcas o «risco de contaminação microbiológica».
Em comunicado, o Infarmed sublinha que «o risco de contaminação microbiológica, ou seja, a existência de um nível acima do previsto de microorganismos, poderá provocar infecções bacterianas», mas esclarece que «não houve, até ao momento, qualquer notificação de incidente relacionado com estes produtos».
A recolha dos lotes de soro está a ser feita de forma voluntária pelas marcas GSL - Produtos Químicos e Farmacêuticas, Lda e AGA - Álcool e Géneros Alimentares, Lda, acrescenta o Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento.
Segundo o Infarmed, numa acção de «prevenção e protecção de saúde pública», aquelas empresas decidiram proceder à recolha voluntária do mercado de todos os lotes de soro fisiológico para lavagem das fossas nasais das marcas Modelo, Continente, NaTerra, Rio Bravo, CNR, Hidro, GSL, Stéri-Santé, Aga, Pingo Doce e Eloos.
O Infarmed apela, ainda, à destruição daqueles produtos por utilizadores que os tenham em sua posse, acrescentando que «existem mais marcas comercializadas de soro fisiológico para a lavagem das fossas nasais, pelo que não existe risco de ruptura de fornecimento ao mercado».