cao possessivo
Moderador: quino
-
- Membro
- Registado: terça dez 13, 2005 6:29 pm
- Contacto:
Boas pessoal estou a pensar adquerir uma rottweiler mas tenho um rafeiro do alentejo muito possessivo e odeia caes até assusta quando apareçe um cao por perto dele nunca tive um cao assim.Tenho receio que aconteça o mesmo com a cadela é por isso que escolho o sexo oposto.Há pessoas que me aconselham muitas maneiras e constituir uma amizade entre eles mas uma delas foi constituir uma hinierquia isto é saber que manda cá em casa isto baseia-se no facto de o rei ser o primeiro em tudo comer ir á rua aspectos como estes.Agredecia que me dissesem se este metolo é uma boa maneira de haver amizade entre ambos.Tambem gostava que me dissesem metolos para constituiir uma amizade em que o rafeiro nao odeia a femea.comprimentos 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
diogok_69 Escreveu:Boas pessoal estou a pensar adquerir uma rottweiler mas tenho um rafeiro do alentejo muito possessivo e odeia caes até assusta quando apareçe um cao por perto dele nunca tive um cao assim.Tenho receio que aconteça o mesmo com a cadela é por isso que escolho o sexo oposto.Há pessoas que me aconselham muitas maneiras e constituir uma amizade entre eles mas uma delas foi constituir uma hinierquia isto é saber que manda cá em casa isto baseia-se no facto de o rei ser o primeiro em tudo comer ir á rua aspectos como estes.Agredecia que me dissesem se este metolo é uma boa maneira de haver amizade entre ambos.Tambem gostava que me dissesem metolos para constituiir uma amizade em que o rafeiro nao odeia a femea comprimentos
O rafeiro do alentejo é um cão de guarda, geralmente são animais dominates; é normal que marque bem o seu território, como qualquer bom cão de guarda o faz, tenta proteger o seu território e os membros da sua "família", isto inclui pessoas e outros animais.
Um dono terá menos problemas com os cães da sua matilha se ele for o líder...porém isso não impede que eles estabeleçam as posições hierarquicas entre eles, seja uma hierarquia não linear(a mais frequente) ou linear. Em todo o caso é importante em qualquer hierarquia(linear ou não) que o dono seja ele quem está no topo dessa hierarquia.
Ao adoptar um outro cão, é melhor que seja uma fêmea, são duas raças muito dominates e geralmente essa dominância é exercida com comportamentos agnósticos.
O que pode fazer para ajudar para evitar brigas...é não contrariar as hierarquias, geralmente os donos protegem o mais fraco; é normal, mas é bom que isso seja feito de forma correcta e com os efeitos desejados ao invés de resultar em mais conflitos; o alfa tenha de afirmar a sua posição. Não é o dono que escolhe o cão alfa ou gama, mas o dono deve perceber qual a posição hierarquica e desta forma evite conflitos.
Quando tiver a cadela é mais fácil que seja um animal bebé,
A aproximação que esteja protegido por uma rede, deve fazer festas ao cão residente...depois de perceber que não haverá uma reacção violenta por parte do cão residente então deve aproximar os dois, sempre vigiados...mas não provoque que uma atitude pelo cão residente de impor a hierarquia, portanto, deve fazer carinhos em primeiro ao cão adulto e depois ao pequeno...ou aos dois ao mesmo tempo. E deixe-os brincar e, brinque com eles.
Isso de comer primeiro um e depois outro...o melhor era que assegure que a cadela bebé está bem alimentada, eles têm necessidades nutricionais diferentes. O melhor é cada um comer da sua ração.
Agora aqui fica um link sobre isso...
http://www.dogtimes.com.br/chegadasegundocao.htm
Tende se possível informar-se sobre tudo o que diz respeito ao comportamento animal...
E claro não se esqueça que terá de evitar cruzamentos e futuras ninhadas entre eles, geralmente a solução é a esterilização da cadela.