Castração / marcação de território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gorecki
Registado: terça mar 13, 2007 3:19 pm

terça mar 13, 2007 10:01 pm

Viva,

tenho um macho com cerca de 1 ano e meio que ganhou o terrivel hábito de marcar território. Como vive num apartamento e não sai de casa não considerei a opção de o castrar na altura ideal (8 - 10 meses creio eu) porque tinha a ideia que seria penoso para o animal e pensei que não seria necessário. Comecei a considerar essa hipotese agora mas tenho lido muito acerca do assunto e enquanto uns dizem que o hábito desaparece depois de castrado, outros dizem que depois de ter ganho esse hábito com a idade adulta, continuará a fazê-lo mesmo depois da castração.

Como o meu único objectivo é eliminar a marcação de território, a minha questão é: vale a pena castrar um gato com ano e meio que já tem esse hábito? Contem-me as vossas experiências.

Saudações felinas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 13, 2007 11:26 pm

A continuação da demarcação varia muito de animal para animal e esse ainda é muito jovem apesar de adulto. Portanto, se não o castrar, ficará sempre na incógnita se o hábito se enraizou, ou não?
A opção será sempre sua.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta mar 14, 2007 12:19 pm

Bom dia

Para todos os donos que hesitam em castrar/esterilizar os animais:

A castração/esterilização tráz mais benefícios do que só o fim dos miados e da marcação e esses benefícios são todos para o animal:
- menor stress,
- menos riscos de fuga e, consequentemente, de perda ou morte,
- menos possibilidade do animal sofrer infecções, às vezes letais, ou doenças urinárias e/ou renais,
- diminuição dos comportamentos agressivos que levam a brigas com outros gatos e ataques aos donos - o gato fica muito mais dócil, o que não quer dizer que vá ficar "mariquinhas", ok?

É também a única forma de não se tornarem co-responsáveis pelo aumento do nº de animais vadios ou abandonados quando o vosso gato/gata procriar - e não tenham ilusões, mais cedo ou mais tarde o vosso gato/gata vai conseguir fugir e vai mesmo procriar :!: E a responsabilidade por essa(s) ninhada(s) também será vossa. :!:

Dir-me-ão que, nessa situação, poderão encontrar um bom lar para cada gatinho... :o Sinceramente duvido mas, mesmo que seja assim, quem vos garante que esses donos não os vão abandonar ou não vão repetir o vosso "erro" e deixar que os bébés procriem quando chegar a vez deles? Também vão conseguir arranjar um lar para esses novos gatinhos? :o

Conseguem imaginar quantos animais são entregues em canis, associações ou simplesmente abandonados porque os donos foram incapazes de encontrar um lar para os descendentes dos seus cães e gatos? Por favor lembrem-se que quem "paga" a vossa decisão com a vida são os descendentes dos vossos animais :evil:

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
vanette
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 11:25 am

quarta mar 14, 2007 2:57 pm

Por falar em procriar...

A minha Margarida tornou-se mulher :lol: :lol:
Está a ter o primeiro cio, pelo menos o primeiro cio "audível". Ela tem cerca de 8 meses e tinha pensado esterilizá-la no próximo Verão, quando fizesse um ano, mas tendo em conta a barulheira e miadeira destas duas últimas noites...vai à faca antes, ai vai vai :wink:
Mas, apesar das noites mal dormidas (pois a menina exige atenção e carinho constantes senão desata num berreiro) tem sido o máximo vê-la a seduzir descaradamente o Pipoca (macho castrado) que está simplesmente a borrifar-se para os rebolares e chamados dela e olha para ela tipo :o e deve pensar "Mas que raio que tem a Margarida para miar tanto".

Desculpem o à parte, coisas de mãe cuja filha entrou na adolescência agora :roll:
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 14, 2007 4:20 pm

Eu adoptei um gato adulto (com +/- 3 anos) em Maio do ano passado que foi castrado imediatamente antes de vir para mim e nunca, mas mesmo, nunca me marcou nada (possivelmente era um gato abandonado).

Isto para dizer o quê: tudo depende do gato, existem umas pessoas que se queixam que os gatos delas continuaram a marcar território mesmo depois de castrados... há aquelas pessoas que têm a sorte de eles pararem logo com a "brincadeira"...

:wink:
patricias
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 4:22 pm

Eu adoptei um gato adulto (com +/- 3 anos) em Maio do ano passado que foi castrado imediatamente antes de vir para mim e nunca, mas mesmo, nunca me marcou nada (possivelmente era um gato abandonado).

Isto para dizer o quê: tudo depende do gato, existem umas pessoas que se queixam que os gatos delas continuaram a marcar território mesmo depois de castrados... há aquelas pessoas que têm a sorte de eles pararem logo com a "brincadeira"...

:wink:
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta mar 14, 2007 4:22 pm

"O Lucas vai ser castrado mas se demarcar seja o que for abandono-o logo! Rua! :twisted: Não quero cá bichos desses em casa!"

Infelizmente é o que acontece em muito sítio :( Por acaso espero castrá-lo antes de ele começara a borrifar tudo e espero que não o fará depois :s Senão é chato. mas não ao pontode o abandonar :o
vanette
Membro

quarta mar 14, 2007 4:41 pm

Zukinha Escreveu:"O Lucas vai ser castrado mas se demarcar seja o que for abandono-o logo! Rua! :twisted: Não quero cá bichos desses em casa!"
Pois claro que sim, foi o que fiz ao meu Pipoca que foi um borrifador ambulante até ao quinze meses, meti-o a viver na varanda, só vem a casa no Inverno durante a noite e é porque me dá jeito tê-lo a dormir na cama comigo, aquece-me as costas :roll:

O Pipoca só foi castrado com 15 meses porque teve um pequeno acidente na altura que ía ser castrado e tivemos de esperar pela sua reabilitação, depois ainda andou umas semanas a abanicar o rabo para as paredes, mas nunca mais borrifou nadinha....mas passados 5 anos ainda sinto um certo aroma nos sofás, pra não me esquecer do cheiro 8)
:evil: agora é a pimpolha armada em sirene dos bombeiros!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 7:41 pm

vanette Escreveu:(...)...vai à faca antes, ai vai vai :wink:
"Assassina" :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não há por aí canito, não?
É que a minha Leo foi um disparate autêntico quando teve o primeiro cio :lol: . O desgraçado do cão não percebi muito bem que raio é que ela queria dele?! O cão que até a adorava e adora, já fugia dela :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanette
Membro

quarta mar 14, 2007 8:38 pm

leonildecarvalho Escreveu:
vanette Escreveu:(...)...vai à faca antes, ai vai vai :wink:
"Assassina" :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não há por aí canito, não?
É que a minha Leo foi um disparate autêntico quando teve o primeiro cio :lol: . O desgraçado do cão não percebi muito bem que raio é que ela queria dele?! O cão que até a adorava e adora, já fugia dela :lol: :lol: :lol: :lol:

Leo
:cry: eu não vou matá-la.....vou mandar matá-la, como tal só devo ser acusada de cúmplice, não?! (brincadeirinha?

Parece que ela assumiu a sua nova postura de devassa no fim-de-semana em que nós saímos (deve ter tido mais tempo para pensar na sua sexualidade).
Não Leo, não tenho um cão. Cá em casa somos dois casais, um humano e um felino. Sendo que o Pipoca é castrado e anda a ficar assustado com as investidas dela :D
Mas o instinto dela deve-a alertar para a presença do macho, só não percebe é que o gajo não está pr'ali virado.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mar 14, 2007 9:49 pm

:lol: :lol: :lol:

Pois, o gato não percebe... :lol: :lol: :lol: . Elas acabam por lhes ser umas oferecidas :lol:

Ainda hoje vi um felino, macho de rua, a cobrir uma fêmea magríssima :( . Estava eu parada num semáforo :( . Sério que me deu vontade de abandonar o carro e ir estragar o "arranjinho" :roll:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 15, 2007 9:39 am

Olá Vasco Gabriel,

Reportei-o bem como a pm que me enviou! Como realmente a moderação tem razão e todos devem cumprir as regras, mesmo que os mandem fazer um churrasco com um vibrador, fica só a indicação de que foi reportado :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
vanette
Membro

quinta mar 15, 2007 10:04 am

vascogabriel Escreveu:
Aposto que se sentiu muito frustrada com aquilo, todos o fazem menos a senhora :twisted: É muito frustrante e diria mesmo humilhante :D
A inveja é muito feia mesmo e esses cotovelos devem estar cheio de dores. Arranje parceiro que isso de certeza que lhe vai passar, já que as hormonas não lhe fazem efeito.
Aproveite e leve as suas amiguinhas que também se nota á légua qual o problema delas. :twisted:

O Golias desapareceu?
:o :o :o :o
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mar 15, 2007 10:09 am

LuMaria Escreveu:Olá Vasco Gabriel,

Reportei-o bem como a pm que me enviou! Como realmente a moderação tem razão e todos devem cumprir as regras, mesmo que os mandem fazer um churrasco com um vibrador, fica só a indicação de que foi reportado :wink:
Também mandou-te pm's? A mim também, a dar-me lições de moral... coitado... que moral é que ele tem? :roll:
Ah! Também reportei esse post ontem à noite :wink:

Abraços
patricias
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 11:07 am

Pois, eu não foi "presenteada" com uma pm desse teor... :o

Será que o "indíviduo" não me considera amiga da Leo? :cry:

Só pode...

E Vasco, se eu fosse a si tinha muito cuidadinho, pois "ele" referiu-se a "amiguinhas" e que eu saiba o Vasco é homi... :twisted:
Responder

Voltar para “Gatos”