Castração / marcação de território
Moderador: mcerqueira
Viva,
tenho um macho com cerca de 1 ano e meio que ganhou o terrivel hábito de marcar território. Como vive num apartamento e não sai de casa não considerei a opção de o castrar na altura ideal (8 - 10 meses creio eu) porque tinha a ideia que seria penoso para o animal e pensei que não seria necessário. Comecei a considerar essa hipotese agora mas tenho lido muito acerca do assunto e enquanto uns dizem que o hábito desaparece depois de castrado, outros dizem que depois de ter ganho esse hábito com a idade adulta, continuará a fazê-lo mesmo depois da castração.
Como o meu único objectivo é eliminar a marcação de território, a minha questão é: vale a pena castrar um gato com ano e meio que já tem esse hábito? Contem-me as vossas experiências.
Saudações felinas.
tenho um macho com cerca de 1 ano e meio que ganhou o terrivel hábito de marcar território. Como vive num apartamento e não sai de casa não considerei a opção de o castrar na altura ideal (8 - 10 meses creio eu) porque tinha a ideia que seria penoso para o animal e pensei que não seria necessário. Comecei a considerar essa hipotese agora mas tenho lido muito acerca do assunto e enquanto uns dizem que o hábito desaparece depois de castrado, outros dizem que depois de ter ganho esse hábito com a idade adulta, continuará a fazê-lo mesmo depois da castração.
Como o meu único objectivo é eliminar a marcação de território, a minha questão é: vale a pena castrar um gato com ano e meio que já tem esse hábito? Contem-me as vossas experiências.
Saudações felinas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
A continuação da demarcação varia muito de animal para animal e esse ainda é muito jovem apesar de adulto. Portanto, se não o castrar, ficará sempre na incógnita se o hábito se enraizou, ou não?
A opção será sempre sua.
Leo
A opção será sempre sua.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Bom dia
Para todos os donos que hesitam em castrar/esterilizar os animais:
A castração/esterilização tráz mais benefícios do que só o fim dos miados e da marcação e esses benefícios são todos para o animal:
- menor stress,
- menos riscos de fuga e, consequentemente, de perda ou morte,
- menos possibilidade do animal sofrer infecções, às vezes letais, ou doenças urinárias e/ou renais,
- diminuição dos comportamentos agressivos que levam a brigas com outros gatos e ataques aos donos - o gato fica muito mais dócil, o que não quer dizer que vá ficar "mariquinhas", ok?
É também a única forma de não se tornarem co-responsáveis pelo aumento do nº de animais vadios ou abandonados quando o vosso gato/gata procriar - e não tenham ilusões, mais cedo ou mais tarde o vosso gato/gata vai conseguir fugir e vai mesmo procriar
E a responsabilidade por essa(s) ninhada(s) também será vossa.
Dir-me-ão que, nessa situação, poderão encontrar um bom lar para cada gatinho...
Sinceramente duvido mas, mesmo que seja assim, quem vos garante que esses donos não os vão abandonar ou não vão repetir o vosso "erro" e deixar que os bébés procriem quando chegar a vez deles? Também vão conseguir arranjar um lar para esses novos gatinhos?
Conseguem imaginar quantos animais são entregues em canis, associações ou simplesmente abandonados porque os donos foram incapazes de encontrar um lar para os descendentes dos seus cães e gatos? Por favor lembrem-se que quem "paga" a vossa decisão com a vida são os descendentes dos vossos animais
Cristina
Para todos os donos que hesitam em castrar/esterilizar os animais:
A castração/esterilização tráz mais benefícios do que só o fim dos miados e da marcação e esses benefícios são todos para o animal:
- menor stress,
- menos riscos de fuga e, consequentemente, de perda ou morte,
- menos possibilidade do animal sofrer infecções, às vezes letais, ou doenças urinárias e/ou renais,
- diminuição dos comportamentos agressivos que levam a brigas com outros gatos e ataques aos donos - o gato fica muito mais dócil, o que não quer dizer que vá ficar "mariquinhas", ok?
É também a única forma de não se tornarem co-responsáveis pelo aumento do nº de animais vadios ou abandonados quando o vosso gato/gata procriar - e não tenham ilusões, mais cedo ou mais tarde o vosso gato/gata vai conseguir fugir e vai mesmo procriar

Dir-me-ão que, nessa situação, poderão encontrar um bom lar para cada gatinho...

Conseguem imaginar quantos animais são entregues em canis, associações ou simplesmente abandonados porque os donos foram incapazes de encontrar um lar para os descendentes dos seus cães e gatos? Por favor lembrem-se que quem "paga" a vossa decisão com a vida são os descendentes dos vossos animais

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Por falar em procriar...
A minha Margarida tornou-se mulher
Está a ter o primeiro cio, pelo menos o primeiro cio "audível". Ela tem cerca de 8 meses e tinha pensado esterilizá-la no próximo Verão, quando fizesse um ano, mas tendo em conta a barulheira e miadeira destas duas últimas noites...vai à faca antes, ai vai vai
Mas, apesar das noites mal dormidas (pois a menina exige atenção e carinho constantes senão desata num berreiro) tem sido o máximo vê-la a seduzir descaradamente o Pipoca (macho castrado) que está simplesmente a borrifar-se para os rebolares e chamados dela e olha para ela tipo
e deve pensar "Mas que raio que tem a Margarida para miar tanto".
Desculpem o à parte, coisas de mãe cuja filha entrou na adolescência agora
A minha Margarida tornou-se mulher

Está a ter o primeiro cio, pelo menos o primeiro cio "audível". Ela tem cerca de 8 meses e tinha pensado esterilizá-la no próximo Verão, quando fizesse um ano, mas tendo em conta a barulheira e miadeira destas duas últimas noites...vai à faca antes, ai vai vai

Mas, apesar das noites mal dormidas (pois a menina exige atenção e carinho constantes senão desata num berreiro) tem sido o máximo vê-la a seduzir descaradamente o Pipoca (macho castrado) que está simplesmente a borrifar-se para os rebolares e chamados dela e olha para ela tipo

Desculpem o à parte, coisas de mãe cuja filha entrou na adolescência agora

Eu adoptei um gato adulto (com +/- 3 anos) em Maio do ano passado que foi castrado imediatamente antes de vir para mim e nunca, mas mesmo, nunca me marcou nada (possivelmente era um gato abandonado).
Isto para dizer o quê: tudo depende do gato, existem umas pessoas que se queixam que os gatos delas continuaram a marcar território mesmo depois de castrados... há aquelas pessoas que têm a sorte de eles pararem logo com a "brincadeira"...

Isto para dizer o quê: tudo depende do gato, existem umas pessoas que se queixam que os gatos delas continuaram a marcar território mesmo depois de castrados... há aquelas pessoas que têm a sorte de eles pararem logo com a "brincadeira"...

Eu adoptei um gato adulto (com +/- 3 anos) em Maio do ano passado que foi castrado imediatamente antes de vir para mim e nunca, mas mesmo, nunca me marcou nada (possivelmente era um gato abandonado).

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
"O Lucas vai ser castrado mas se demarcar seja o que for abandono-o logo! Rua!
Não quero cá bichos desses em casa!"
Infelizmente é o que acontece em muito sítio
Por acaso espero castrá-lo antes de ele começara a borrifar tudo e espero que não o fará depois :s Senão é chato. mas não ao pontode o abandonar 

Infelizmente é o que acontece em muito sítio

Pois claro que sim, foi o que fiz ao meu Pipoca que foi um borrifador ambulante até ao quinze meses, meti-o a viver na varanda, só vem a casa no Inverno durante a noite e é porque me dá jeito tê-lo a dormir na cama comigo, aquece-me as costasZukinha Escreveu:"O Lucas vai ser castrado mas se demarcar seja o que for abandono-o logo! Rua!Não quero cá bichos desses em casa!"

O Pipoca só foi castrado com 15 meses porque teve um pequeno acidente na altura que ía ser castrado e tivemos de esperar pela sua reabilitação, depois ainda andou umas semanas a abanicar o rabo para as paredes, mas nunca mais borrifou nadinha....mas passados 5 anos ainda sinto um certo aroma nos sofás, pra não me esquecer do cheiro

-
- Membro Veterano
"Assassina"vanette Escreveu:(...)...vai à faca antes, ai vai vai![]()

Não há por aí canito, não?
É que a minha Leo foi um disparate autêntico quando teve o primeiro cio

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
leonildecarvalho Escreveu:"Assassina"vanette Escreveu:(...)...vai à faca antes, ai vai vai![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há por aí canito, não?
É que a minha Leo foi um disparate autêntico quando teve o primeiro cio. O desgraçado do cão não percebi muito bem que raio é que ela queria dele?! O cão que até a adorava e adora, já fugia dela
![]()
![]()
![]()
![]()
Leo

Parece que ela assumiu a sua nova postura de devassa no fim-de-semana em que nós saímos (deve ter tido mais tempo para pensar na sua sexualidade).
Não Leo, não tenho um cão. Cá em casa somos dois casais, um humano e um felino. Sendo que o Pipoca é castrado e anda a ficar assustado com as investidas dela

Mas o instinto dela deve-a alertar para a presença do macho, só não percebe é que o gajo não está pr'ali virado.
-
- Membro Veterano

Pois, o gato não percebe...

Ainda hoje vi um felino, macho de rua, a cobrir uma fêmea magríssima

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá Vasco Gabriel,
Reportei-o bem como a pm que me enviou! Como realmente a moderação tem razão e todos devem cumprir as regras, mesmo que os mandem fazer um churrasco com um vibrador, fica só a indicação de que foi reportado
Reportei-o bem como a pm que me enviou! Como realmente a moderação tem razão e todos devem cumprir as regras, mesmo que os mandem fazer um churrasco com um vibrador, fica só a indicação de que foi reportado

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
vascogabriel Escreveu:
Aposto que se sentiu muito frustrada com aquilo, todos o fazem menos a senhoraÉ muito frustrante e diria mesmo humilhante
![]()
A inveja é muito feia mesmo e esses cotovelos devem estar cheio de dores. Arranje parceiro que isso de certeza que lhe vai passar, já que as hormonas não lhe fazem efeito.
Aproveite e leve as suas amiguinhas que também se nota á légua qual o problema delas.![]()
O Golias desapareceu?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Também mandou-te pm's? A mim também, a dar-me lições de moral... coitado... que moral é que ele tem?LuMaria Escreveu:Olá Vasco Gabriel,

Ah! Também reportei esse post ontem à noite

Abraços
Pois, eu não foi "presenteada" com uma pm desse teor...
Será que o "indíviduo" não me considera amiga da Leo?
Só pode...
E Vasco, se eu fosse a si tinha muito cuidadinho, pois "ele" referiu-se a "amiguinhas" e que eu saiba o Vasco é homi...

Será que o "indíviduo" não me considera amiga da Leo?

Só pode...
E Vasco, se eu fosse a si tinha muito cuidadinho, pois "ele" referiu-se a "amiguinhas" e que eu saiba o Vasco é homi...