Bem poderão ser vários os motivos que levam o macho a adoptar esse comportamento.

Haver bastante "confusão" ou agitação perto da gaiola e do ninho;

Possíveis excessivas e atribuladas vistorias ao ninho que poderão perturbar o macho e claro, a fêmea também;

Os ovos não serem desse macho (por vezes ocorre situações de fuga ou morte do macho, que é substituído por outro e depois quando a fêmea inicia a postura e esta não foi fecundada pelo novo macho, este provavelmente não aceitará os "enteados")

O próprio macho não ser um bom progenitor e ser de carácter agressivo.
O meu conselho é que veja bem todos os passos, se realmente a gaiola está num local calmo e sereno, se as suas vistorias a ninho não são demasiado frequentes e "espalhafatosas", se não ocorreu aquela situação de troca de macho e também saber se os periquitos acasalaram ou não. Se todas estas situações tiverem ok e o macho continuar com o comportamente observado, ou o retira das criações, substituindo-o por outro macho, ou separa-o da fêmea após o acasalamento, deixando-a sozinha a cuidar dos ovos/filhos, algo que será sem dúvida mais cmplicado para ela (o macho faz muita falta), mas ela se for bom mãe, fá-lo-à sem grandes problemas
Já agra diga-me uma coisa, como é o comportamento do macho face à fêmea (é agressivo, indiferente, meigo, "obcecado"?). Claro que este obcecado é no bom sentido e relacionado com aqueles machos que estão sempre a dar beijos às fêmeas, a alimentá-las, sempre com elas e a tentar garantir a sua segurança!
Alarguei-me um pouco na escrita