animais em transprtes públicos

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quinta mar 15, 2007 3:24 pm

Só para tirar duvidas, se o motorista se recusar em levar o animal em cima, cumprindo eu todas as normas de segurança e higiene , deverei insistir ,pois ele pode me dizer, eu levo mas na mala :o .Só mesmo para ter a certeza ,pois quem sabe um dia poderei precisar e assim já sei como actuar . :D
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 15, 2007 3:44 pm

Sim mas faça como a LuMaria disse leve a ligeslaçao consigo...

E por acaso hoje andei com um cao de uma amiga minha de autocarrto porque ela foi de fim de semana e o "meu sobrinho" Buddie fica ca em casa :lol:

e o motorista nao disse nada.. so paguei o bilhete dele..
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta mar 15, 2007 3:47 pm

LuMaria Escreveu:
keitinha Escreveu:Deve depender da boa vontade do motorista :roll:
Nope! Também depende de lhes chaparmos com a legislação à frente do nariz e apresentarmos queixa em caso de necessidade. :wink:
Vou voltar a dizer o mesmo. Nâo há nenhuma legislação que diga que podemos levar os nossos animais em transportadoras junto a nós.

E tb depende do "tipo" de autocarro, se for um autocarro de cidade, viagens curtas.....como não tem bagageira..claro que o transportadora têm que ir junto a nós, não estou é a ver niguem a andar com um Serra da estrela dentro de uma box....e de autocarro.
No caso dos autocarros de viagens longas.....sim eles levam os cães, mas vão na bagagueira. Depois fica ao critério de cada um..não vai de autocarro, ou vai e mete o cão na mala do mesmo. Mas nunca pode dizer que a transportadora se negou a levar o animal.

:-)

Será desta.......... :roll:

Susana
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 15, 2007 4:23 pm

Eu hei-do encontrar... Aliás existe algures um tópico com todos estes pontos bem esclarecidos. Eu sei que vou encontrar... :roll:

PS - Algum cranio ajuda aqui... Please...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 15, 2007 4:48 pm

:lol:

Eu dou-te apoio moral LuMaria :wink:
Tomi
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 4:51 pm

Lumaria...dê um saltinho a subpasta...CÃES e veja o tóptico "transportes publicos".

Queria por aquele tópico, dentro deste onde estamos a debater este assunto, mas como sou um ás :oops: a informática, não consegui. :-)

Susana
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta mar 15, 2007 4:58 pm

Tomi Escreveu:Lumaria...dê um saltinho a subpasta...CÃES e veja o tóptico "transportes publicos".

Queria por aquele tópico, dentro deste onde estamos a debater este assunto, mas como sou um ás :oops: a informática, não consegui. :-)

Susana

http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13131
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 15, 2007 5:17 pm

Pronto, realmente só me aparece isto, já citado atrás:
Transportes Públicos

Lei n.º 92/95
de 12 de Setembro

Artigo 7.º
Transportes públicos
Salvo motivo atendível - designadamente como a perigosidade, o estado de saúde ou de higiene - os responsáveis por transportes públicos não poderão recusar o transporte de animais de companhia, desde que devidamente acompanhados e acondicionados.

Ou seja, motivo suficiente para andar à chapada com o motorista ou apresentar queixa.

Para animais de médio/grande porte é esquecer os autocarros porque a transportadora não cabe e como não vai devidamente acondicionado, não pode entrar. A não ser que acondicionado se entenda, com trela e açaime... mas não me parece....
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta mar 16, 2007 10:54 am

keitinha Escreveu:Só para tirar duvidas, se o motorista se recusar em levar o animal em cima, cumprindo eu todas as normas de segurança e higiene , deverei insistir ,pois ele pode me dizer, eu levo mas na mala :o .Só mesmo para ter a certeza ,pois quem sabe um dia poderei precisar e assim já sei como actuar . :D
A maior parte das empresas não permite o transporte de animais junto dos passageiros, com excepção para os cães-guia, nas viagens de longo curso.
Logo, os animais são transportados nas bagageiras dos mesmos. Pode chamar a polícia, fazer queixa a quem quizer, mas ninguém lhe dará razão :?
Sabe porquê? A lei não é clara quanto ao local onde são transportados os animais, logo , a empresa está a cumprir a lei, porque não se recusa a transportar o animal em causa, só que ..... na bagageira!

Nada a fazer! Vá de comboio, que aí não terá problemas concerteza :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

sexta mar 16, 2007 4:39 pm

Espero NUNCA precisar de andar de bus, com a peluda :D
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo mar 18, 2007 1:31 pm

Este é um assunto que me interessa, irrata e revolta mesmo.

Aconteceu comigo, chegar ao autocarro com o bilhete comprado e ficar em terra mesmo, pois não ia levar a minha cadela na bagageira, nem morta. :roll: Nessa altura eu apenas me informei por telefone e a senhora havia-me dito que sim, transportavam animais, mas não disse onde. Eu também não perguntei. Nunca me passou pela cabeça que levassem os bichos ali. :roll:

Já fiz pesquisa na net sobre este assunto, mas lá está, é tudo tão vago... :roll:

Mas já estou como a Susana, cão meu na bagageira não vai. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

domingo mar 18, 2007 7:19 pm

LuMaria Escreveu:
Nope! Também depende de lhes chaparmos com a legislação à frente do nariz e apresentarmos queixa em caso de necessidade. :wink:
Os motoristas têm a legislação sempre presente.
As empresas também têm regulamentos internos que se têm que respeitar.
Só ao motorista e à empresa cabe decidir se o animal vai ou não.Se sim, só nas condições já descritas anteriormente.
Por isso é que antes de decidir efectuar uma viagem com um animal de companhia, se deve informar se o pode levar ou não.

Cumps
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 19, 2007 9:58 am

ruca_acur Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Os motoristas têm a legislação sempre presente.
As empresas também têm regulamentos internos que se têm que respeitar.
Só ao motorista e à empresa cabe decidir se o animal vai ou não.Se sim, só nas condições já descritas anteriormente.
Por isso é que antes de decidir efectuar uma viagem com um animal de companhia, se deve informar se o pode levar ou não.

Cumps
Poder pode! Desde que dentro dos parametros previstos. Resta saber aonde...
Tomi
Membro Veterano

segunda mar 19, 2007 10:44 am

:roll: :roll: :roll: :roll:
Eos
Registado: domingo jan 21, 2007 8:10 pm

terça mar 20, 2007 5:11 pm

Uma vez que também o meu cãozinho foi impedido de circular comigo dentro do autocarro, resolvi informar-me junto da Liga Portuguesa do Direito dos Animais sobre o que poderia fazer para contornar ou modificar a presente situação. Disseram-me, então, que eu deveria, não obstante a ambiguidade da lei em vigor, efectuar uma reclamação junto da rodoviária e outra junto da Direcção Geral de Veterinária, visto que foi esta entidade que elaborou a lei e a submeteu a aprovação. O ideal seria que a tornassem mais específica, mais objectiva e mais digna dos nossos fofinhos.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”