LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quinta mai 02, 2002 3:25 pm

Sei que provavelmente para aluns de vós esta é uma questão das mai9s básicas, mas para mim ainda cria alguma confusão?

A minha pergunta é a seguinte:

O facto de um cão não ter LOP, significa que é rafeiro??? Mesmo assim pode ser registano no CPC???

Obrigado

Carla
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta mai 02, 2002 3:41 pm

Olá,

Um cão, que por alguma razão, não tenha LOP, não implica que não seja de raça.
No entanto, para registá-lo no CPC, tem que ter LOP. Na ausência do mesmo, terá de fazer um teste de apuramento de raça, para que então lhe seja atribuído o registo no livro.

Deverá dirigir-se, ou pessoalmente, ou mesmo por mail, ao CPC (www.cpc.pt) e colocar essa questão.

Saudações caninas!
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta mai 02, 2002 7:34 pm

Olá,

o cão terá LOP, se os pais o tiverem e se o criador, registou a ninhada.
Nesse caso, basta pedir o registo do cão ao criador. Na parte de trás do mesmo, o criador assina conforme o B.I. e dá-lhe fotocópia do mesmo.

com o registos assinado por ele e com a fotocópia do BI dele, vai microchipar o animal a um Vet. e de seguida vai ao CPC e transfere a propriedade para o seu nome.

Na ausência desta documentação, o cão não tem LOP e não será possível saber se o animal é de raça ou se SRD (Sem Raça Definida, vulgo rafeiro).
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quinta mai 02, 2002 10:45 pm

Sim, um cão pode ser de raça e não estar registado no LOP.
Mas normalmente só acontece quando os pais do cão têm LOP (é norma obrigatória para que o cão possa tb ter LOP) e por alguma razão o criador (ou proprietario da fêmea) não tratou dos papeis para arranjar registo para a ninhada.
Eu sei que antigamente, quem tivesse um cão sem LOP e desconfiasse que pertencia a uma raça, dirigia-se ao CPC e aí um juiz examinava o cão e caso achasse que o cão correspondia aos padrões da raça, o mesmo era inscrito no Registo Inicial (RI) que já é uma confirmação de raça.
Mas hoje em dia, penso que já só se faz isso para as raças portuguesas, nas exposições caninas.
Um abraço
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

sexta mai 03, 2002 8:27 am

Quer dizer que um cão que não tem LOP não pode ter microchip?

Carla
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta mai 03, 2002 8:51 am

:o :o :o ..ora aí está uma questão, à qual também gostava de ter resposta. Mas creio que é o inverso. Só pode ter LOP, se tiver chip, mas pode ter chip, sem ter LOP (estas são as regras actuais.... penso eu :o )

Saudações caninas!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mai 03, 2002 9:44 am

Bom dia!

O cão para ter chip, é só pagar pelo mesmo. Daqui a alguns anos o chip será obrigatório em todos os cães (pelo menos pensa-se que será assim), de raça ou não.

Para ter LOP, terá de ter o chip ou uma tatuagem.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mai 03, 2002 8:05 pm

É isso a Madonn e o Kroz falaram bem, o chip qualquer cão PODE ter e até deve... basta ir a um Vet. que ele insere o chip sob a pele (tal como uma vacina, só que com uma agulha mais grossa - pode ser necessário anestesia local) e... pagar cerca de 30Eur.

Já o cão com LOP só pode ser transferido do criador para o proprietário
mediante apresentãção do Chip.
Responder

Voltar para “Cães”