Só neste País....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

HugoVentura
Membro Júnior
Registado: sexta mar 02, 2007 11:01 pm

sábado mar 17, 2007 5:52 pm

Caros amigos, o que vou relatar a seguir é mais um desabafo sobre o que provavelmente só acontece neste país....

Aconteceu no passado dia 30 de Janeiro, por volta das 18H30. Entrei no IC29, sentido Gondomar-Porto e deparo-me com 3 carros parados na faixa mais à direita (tem 3) e um cão de porte grande (tipo serra da estrela) deitado na faixa do meio a sangrar abundantemente, mas ainda estava vivo. Tinha acabado de ser atropelado.
Parei de imediato o carro e liguei para o 112. Eram 18H31. Disseram-me que não era da competência deles, para ligar com a Sociedade Protectora dos Animais......
18H32 - Ligo para a S.P.A. do Porto, dizem-me que não é da competência deles. A responsabilidade era do canil municipal do Porto.
18H33 - Ligo para o canil...Surpresa...a responsabilidade também não era deles, mas sim da Junta Autónoma de Estradas....
18H35 - Ligo para a Junta Autónoma de Estradas, que como era de prever, também não era da competência deles.
Não sabia a quem ligar mais....Entretanto uma senhora que já estava local quando cheguei, contacto após contacto, conseguiu ligar com uma empresa qeu faz transporte de animais, a Supercão, que chegou ao local às 21H15, mais de duas horas e meia<depois de eu ter chegado!
Fomos até ao Hospital Veterinário do Porto, onde infelizmente disseram que não havia mais nada a fazer pelo cão. Tive de pagar 50 euros do meu bolso pelo abate, e até tive sorte, pois o veterinário, surpreendido pelo caso, fez um desconto de 50%. Disse-me que os abates são 100 euros.
E foi assim, mais um episódio triste a envolver animais no nosso país.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sábado mar 17, 2007 6:15 pm

Um cão desse porte, atropelado, provavelmente deveria ter feito algum dano à viatura, não? Logo, deveriam ter chamado a GNR ou PSP, não sei, de modo a identificarem o cão (caso este tivesse microchip) para a seguir irem atrás do dono, que por sua vez seria responsabilizado.
Já agora, estava a espera que houvesse algum serviço do género "ambulância" para vir buscar o cão de urgência?

Abraço
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

sábado mar 17, 2007 6:30 pm

VitorN Escreveu:Já agora, estava a espera que houvesse algum serviço do género "ambulância" para vir buscar o cão de urgência?

Abraço
Não era mal pensado
Jhenriques
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm

sábado mar 17, 2007 7:15 pm

Se um cão desse porte estava deitado na faixa do meio, representava também perigo para os condutores, podendo vir a causar um acidente de maiores dimensões.
nenhuma dessas entidades querer tomar conta do sucedido na via pública, é de pôr os nervos em franja.
Isto era assunto para os "nós por cá" da sic
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado mar 17, 2007 8:05 pm

VitorN Escreveu:Um cão desse porte, atropelado, provavelmente deveria ter feito algum dano à viatura, não? Logo, deveriam ter chamado a GNR ou PSP, não sei, de modo a identificarem o cão (caso este tivesse microchip) para a seguir irem atrás do dono, que por sua vez seria responsabilizado.
Já agora, estava a espera que houvesse algum serviço do género "ambulância" para vir buscar o cão de urgência?

Abraço
Quem tem competencia nesta matéria (sinistros ou outras anomalias que ponham em risco a circulação rodoviária) é a GNR, ou PSP, dependendo da zona).
É claro que para transportar o cão ferido ao veterinário, não existe nenhuma entidade de recolha de animais domésticos sinistrados... Já com animais selvagens é a carga dos trabalhos por falta de meios (sobretudo humanos)...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sábado mar 17, 2007 9:16 pm

HugoVentura Escreveu:Caros amigos, o que vou relatar a seguir é mais um desabafo sobre o que provavelmente só acontece neste país....

........

E foi assim, mais um episódio triste a envolver animais no nosso país.
Meu caro, às vezes nem as pessoas são atendidas :?
<p>Cumprimentos, </p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

domingo mar 18, 2007 1:15 am

De toda a gente que estava a ver o animal a morrer ninguém teve o discernimento de o meter no carro e levar o mais rápido possivel para o Hospital Veterinário?
Admiro a sua capacidade de numa situação dessas ter ligado para uma série de entidade e não ter chegado à conclusão que se não se despachasse o cão iria acabar por sucumbir... :(

Esta é a minha opinião e seria o que certamente faria, meteria o cão no carro e dirigia-me para o Hospital Veterinário mais próximo.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mar 18, 2007 9:48 am

De facto, desculpem que vos diga mas o que parece é que em vez de fazer uma boa acção andou-se à procura de algu+em a quem responsabilizar...
AcTiOnGiRl Escreveu:De toda a gente que estava a ver o animal a morrer ninguém teve o discernimento de o meter no carro e levar o mais rápido possivel para o Hospital Veterinário?
Admiro a sua capacidade de numa situação dessas ter ligado para uma série de entidade e não ter chegado à conclusão que se não se despachasse o cão iria acabar por sucumbir... :(

Esta é a minha opinião e seria o que certamente faria, meteria o cão no carro e dirigia-me para o Hospital Veterinário mais próximo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Joanas
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2004 11:31 am
Localização: 1 cao:Boogie e 6 gatos: Amarelo,Rubi,Bigodes,Guto,Sininho,Teca

domingo mar 18, 2007 3:28 pm

Ola!

Do que estavam à espera... este país é assim... se nem com pessoas as entidadades se preocupam quanto mais com um animal na berma de uma estrada...
Claro que se fosse para ver um jogo de futebol, ou mesmo para ganhar dinheiro, as entidades responsaveis apareciam logo...
Dava mesmo um "nos por cá"... da sic

Joana Salgado
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mar 18, 2007 3:47 pm

Airedale Escreveu:
VitorN Escreveu:Já agora, estava a espera que houvesse algum serviço do género "ambulância" para vir buscar o cão de urgência?

Abraço
Não era mal pensado
E quem paga ? :?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Airedale
Membro Veterano

domingo mar 18, 2007 4:43 pm

Os nossos impostos?!?!... Acho que as autarquias se deveriam preocupar mais com os seus animais, e nomeadamente com os animais errantes.É claro que para estádios de futebol (diversos na mesma área, inclusivé) há sempre milhões, mas para outras coisas... :?
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo mar 18, 2007 5:16 pm

Airedale Escreveu:Os nossos impostos?!?!... Acho que as autarquias se deveriam preocupar mais com os seus animais, e nomeadamente com os animais errantes.É claro que para estádios de futebol (diversos na mesma área, inclusivé) há sempre milhões, mas para outras coisas... :?
Pois é... Mas isso seria se o nosso país fosse perfeito... Coisa que esta MUITO longe de ser...
Repare que nós todos estamos de acordo consigo, só que, já faz muito tempo que sabemos que existem muitas coisas que não funcionam neste belo país á beira mar plantado... :wink:

E também não podemos esperar que as clínicas e hospitais "levantados" e sustentados á custa somente do trabalho dos seus proprietários sem ajudas de lado nenhum, sustentem os problemas dos animais errantes deste país... Muito já fazem eles em por vezes abrirem excepções e por vezes ajudarem nestas causas, sem terem responsabilidade nenhuma.

Até porque a lei é bem especifica, os animais errantes são da responsabilidade das suas autarquias, mas como sabe, a tal "responsabilidade" apenas passa por atafulha-los num canil para os abater ao fim de algum tempo(que muitas vezes nem acontece por falta de meios) ou então recolhe-los quando já são cadáver para não prejudicar o transito.:evil:

Se estivéssemos á espera das autarquias ou do estado para alguma coisa, bem podíamos ir buscar um sofá ou uma cadeira, principalmente para socorrer este tipo de situações, desgraçados dos animais, se não fossem algumas mãos amigas que por vezes encontram pelo caminho.... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Airedale
Membro Veterano

domingo mar 18, 2007 6:12 pm

Eu sei Joana, estava somente a dar a minha opinião. Mas acho que realmente os impostos são muito mal empregues, e que as autarquias podiam fazer muito mais do que fazem. :wink:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo mar 18, 2007 6:23 pm

Airedale Escreveu:Eu sei Joana, estava somente a dar a minha opinião. Mas acho que realmente os impostos são muito mal empregues, e que as autarquias podiam fazer muito mais do que fazem. :wink:
:wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

domingo mar 18, 2007 7:13 pm

JoanaGoncalves Escreveu:
Airedale Escreveu:Eu sei Joana, estava somente a dar a minha opinião. Mas acho que realmente os impostos são muito mal empregues, e que as autarquias podiam fazer muito mais do que fazem. :wink:
:wink:

Subscrevo ;)
<p>Cumprimentos, </p>
Responder

Voltar para “Cães”