Bem, posso falar do caso do Boris.sportinguista Escreveu:nada melhor que um parzinho![]()
e a castração nos cães (para evitar distracções femininas) e a esterelização das cadelas tem alguma influência na guarda?
Já agora, uma pergunta que ando para fazer há algum tempo: o que é um cão de guarda? Pode parecer estúpida, mas não acho. Quando dizem "o meu cão é bom guarda", o que é que ele faz ao certo? Ladra a quem passa/entra? Morde na ausência ou até na presença do dono? O que faz ao certo um cão de guarda?
E de defesa pessoal? É um daqueles que ataca quando alguém nos dá uma pancadinha no ombro de amizade? Que se põe alerta quando passa um indivíduo "suspeito"? Que ataca apenas à ordem ou quando há agressão violenta?
Just curiosity
Dentro de casa, ele ladra se repara que está alguém lá fora e fica logo com uma postura diferente. Em casa dos meus avós, que tem jardim, se ele vê alguém a passar, também ladra e empoleira-se no portão. Não tenho muitas dúvidas (e digo assim porque nunca facilitei nada, nunca o deixei morder ninguém) que ele mordesse a quem entrasse, porque para ele os estranhos são isso mesmo, estranhos. Ele dentro da sua propriedade está sempre alerta e não perdoa nada, por assim dizer.
Relativamente à defesa pessoal...quando vamos na rua, ele não gosta que as pessoas se aproximem muito de mim. Se sente que há alguém que me parece "suspeito" (é incrível, eles sentem mesmo isso, como sabem) ele fica muito atento e , por vezes, ladra. Bem, se um amigo meu aparecesse e me desse uma "pancadinha" nas costas, não sei não... Se aparecer assim de repente...
Isso de atacar à ordem, penso que já depende do treino do cão.
Outro caso...os meus avós tiveram, há uns anos, um Serra da Estrela. Uma vez, a minha avó estava no jardim, ao portão, a falar com uma senhora. Esta, do outro lado do portão, portanto, do lado da rua, tenta dar um beijo de despedida à minha avó e o cão mordeu-a. Penso que o Boris era capaz de ter a mesma atitude, mas acho que deve depender de muita coisa. O Boris já deixou estranhos darem-lhe festas, mas em algumas situações (dentro da sua propriedade) e com algumas pessoas), fica diferente...
Joana Andersen