Para a função de guarda...Cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça mar 20, 2007 1:21 pm

sportinguista Escreveu:nada melhor que um parzinho :wink:

e a castração nos cães (para evitar distracções femininas) e a esterelização das cadelas tem alguma influência na guarda?

Já agora, uma pergunta que ando para fazer há algum tempo: o que é um cão de guarda? Pode parecer estúpida, mas não acho. Quando dizem "o meu cão é bom guarda", o que é que ele faz ao certo? Ladra a quem passa/entra? Morde na ausência ou até na presença do dono? O que faz ao certo um cão de guarda?
E de defesa pessoal? É um daqueles que ataca quando alguém nos dá uma pancadinha no ombro de amizade? Que se põe alerta quando passa um indivíduo "suspeito"? Que ataca apenas à ordem ou quando há agressão violenta?

Just curiosity :wink:
Bem, posso falar do caso do Boris.
Dentro de casa, ele ladra se repara que está alguém lá fora e fica logo com uma postura diferente. Em casa dos meus avós, que tem jardim, se ele vê alguém a passar, também ladra e empoleira-se no portão. Não tenho muitas dúvidas (e digo assim porque nunca facilitei nada, nunca o deixei morder ninguém) que ele mordesse a quem entrasse, porque para ele os estranhos são isso mesmo, estranhos. Ele dentro da sua propriedade está sempre alerta e não perdoa nada, por assim dizer.
Relativamente à defesa pessoal...quando vamos na rua, ele não gosta que as pessoas se aproximem muito de mim. Se sente que há alguém que me parece "suspeito" (é incrível, eles sentem mesmo isso, como sabem) ele fica muito atento e , por vezes, ladra. Bem, se um amigo meu aparecesse e me desse uma "pancadinha" nas costas, não sei não... Se aparecer assim de repente...
Isso de atacar à ordem, penso que já depende do treino do cão.
Outro caso...os meus avós tiveram, há uns anos, um Serra da Estrela. Uma vez, a minha avó estava no jardim, ao portão, a falar com uma senhora. Esta, do outro lado do portão, portanto, do lado da rua, tenta dar um beijo de despedida à minha avó e o cão mordeu-a. Penso que o Boris era capaz de ter a mesma atitude, mas acho que deve depender de muita coisa. O Boris já deixou estranhos darem-lhe festas, mas em algumas situações (dentro da sua propriedade) e com algumas pessoas), fica diferente...

Joana Andersen
MarciaRj
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 7:14 am

terça mar 20, 2007 1:34 pm

O que é um cão de guarda na minha opnião:

O cão de guarda é aquele que usa sua agressividade e territorialidade, de forma adequada e sob controle do dono, para evitar a entrada de estranhos na propriedade, ou, no caso de cães para guarda pessoal, para evitar ameaças a uma pessoa.

O cão de guarda não é um cão super agressivo, que sai rosnando e latindo para qualquer um que se aproxime do portão, e morde quem chegar perto, mesmo que esteja com o dono.
MarciaRj
Membro

terça mar 20, 2007 1:40 pm

A função de cão de guarda, hoje em dia é vista de forma muito semelhante à de um segurança.

Tem que ser bem educado para entrar em qualquer ambiente, discreto, atento, atencioso e eficaz.

É um conceito eminentemente humano. Os cães não têm esse comportamento naturalmente.

Assim o treinamento não deve ser como antigamente: atiçar o cão, irritando-o até que ele se lance ao ataque. Muito menos deixá-lo sem contato com pessoas com a finalidade de estranhar estranhos.

Um bom cão de guarda tem que defender você de um amigão, que conhece ele maravilhosamente bem e, um dia deixa de ser seu amigo e quer lhe agredir.

Assim o novo conceito de curso de defesa pessoal canino é semelhante ao nosso curso de judô ou caratê. O que se ensina são os catares humanos, o jeito humano de brigar, de lutar.
MarciaRj
Membro

terça mar 20, 2007 1:42 pm

Quando filhotes, os cães brincam de luta entre irmãos, por isso todos os cães sabem brigar entre si, mas não sabem dar tapas, socos, pontapés, gravatas, rasteiras, pauladas, facadas, tiros etc.

Dessa forma, DESDE FILHOTES devemos ensinar alguns catares humanos. Devemos permitir o contato com o maior número de pessoas possível. O cão tem que conhecer o comportamento humano para não ficar com medo de se aproximar de um chegando até a conhecer suas intenções

Um cão de guarda não deve agredir por estar irritado. Se nós "perdemos a cabeça" quando ficamos irritados porque um cão não perderia?

Um bom cão de guarda deve ter autoconfiança suficiente para poder defender-se e a seu dono com tranqüilidade e segurança. Dessa forma evita-se acidentes.
MarciaRj
Membro

terça mar 20, 2007 1:45 pm

Uma das coisas importantes no treino de um cão de guarda é ensinar e ele quem são as pessoas que ele deve respeitar. Acostumá-lo desde cedo a relaxar nas situações em que não seja necessário usar seus instintos. Cães de polícia, por exemplo, são normalmente super dóceis com as pessoas que seu condutor permite que se aproximem. Ensinar o cão a respeitar os amigos do dono, as pessoas que ele traz para casa, a família inteira.

Além disso, o cão deve ser um membro participante da família. Ele precisa se sentir parte dessa matilha, exatamente para que ele queira protegê-la. Quanto mais um cão é apegado a sua família, mais ele terá motivos para defendê-la de alguma ameaça.

Um cão de guarda deve ter excelente obediência. Deve ser atento aos donos, bem-educado, saber andar na guia. Na minha opinião, deve também ser treinado para proteção. Veja bem, não é treiná-lo para morder - os instintos dele já o fazem saber morder -, mas treiná-lo para obedecer no momento da mordida, atender ao dono, e saber a quem morder, e quando.

Embora boa parte disso seja instintivo, confiar apenas no instinto pode ser perigoso.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 20, 2007 1:45 pm

MarciaRj Escreveu:O que é um cão de guarda na minha opnião:

O cão de guarda é aquele que usa sua agressividade e territorialidade, de forma adequada e sob controle do dono, para evitar a entrada de estranhos na propriedade, ou, no caso de cães para guarda pessoal, para evitar ameaças a uma pessoa.

O cão de guarda não é um cão super agressivo, que sai rosnando e latindo para qualquer um que se aproxime do portão, e morde quem chegar perto, mesmo que esteja com o dono.
Depende se o cão vir no estranho uma ameaça ou não...
MarciaRj
Membro

terça mar 20, 2007 1:47 pm

:o Oi Joana!!
Minha digitação é muito lenta :( . Dá uma lida no restante :wink:

Bjs.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 20, 2007 1:56 pm

Sim, já li. :)
No entanto, há certas raças que são muito boas para defesa pessoal e de território, certo? Ou seja, os cães dessas raças já são bons guardas por natureza... penso que um bom treino é sempre preferível, mas independentemente de o terem ou não, são, na mesma, bons cães de guarda...

Joana Andersen
MarciaRj
Membro

terça mar 20, 2007 2:08 pm

:P Com toda certeza Joana!! O que me preocupa é a compra de certas raças (Pit Bull), que foram selecionadas para cães de rinha como cães de guarda.

Beijos de sua irmã de além mar 8)
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça mar 20, 2007 8:04 pm

omega2 Escreveu:
Xaves Escreveu:
canary Escreveu:
se eu tivesse que escolher um cão de guarda para uma quinta escolhia um macho.
se eu tivesse que escolher um cão de guarda para minha proteção ñ tinha duvida nenhuma em escolher um fêmea.

os machos tem vários contras como cães de guarda e a maioria deles até são vistos como vantagens entre eles a agressevidade e a territorialidade , as femeas por seu lado são excelentes guardas pessoais devido a terem o unico defeito que é comun a todas as femeas do mundo animal .
Qual é o unico defeito comum a todas as femeas do mundo?!!! E que defeito é esse que se reverte em vantagem no caso da guarda para protecção?

Já agora "guarda para protecção pessoal"!! não será antes defesa pessoal? É que afinal concorda que os machos são melhores guardas de um território......precisamente por serem mais territoriais....e tb mais agressivos....só não entendo a sua classificação destes dois aspectos como sendo contras!!!!!!precisamente para a função de Guarda

cumps

canary
Eu nao sei ate que ponto o cao e melhor.. o minha mercedes e a luna sao exemplos disso em casa ninguem entra com ela la, sem vir comigo e mesmo assim ficam perto sempre dessa pessoa nem um passo em falso..

ja o gaspar nao liga nenhuma estar la a pessoa e o mesmo que nao estar..

So ladra se alguma delas ladrar senao passa pela pessoa como se nao fosse nada ..
ò Xaves, podias contar aqui aquela história dos teus cães atacarem os dois homens que estavam a tentar roubar o teu cavalo. ainda te lembras da história toda?

pessoalmente acho que não há grande diferença entre cães e cadelas. tudo depende do feitio do animal, da raça e do tipo de contacto com um certo numero de pessoas!!
Mas e claro que sim se ajudar alguem terei todo o prazer em contar.

Eu estava em casa com os meus caes como faço todas as noites, depois do jantar solto-os no quintal e depois ja nao pedem mais para ir a rua sentam-se no sofa ou na caminha deles.. para quem nao sabe eu tenho outro cavalo alem do violino que se chama ribatejo, que e o meu velhote lindao..

E esta eu no primeiro andar da minha casa a ver televisao e os meus caes que normalmente estao sempre a dormir como ja referi nao paravam, andavam de um lado para o outro , ate que um deles me veio chamar para ir com eles a rua, o que achei super estranho, no inicio nao liguei mas depois como eles nao paravam eu desci e soltei-os..

A mercedes e o gaspar comecam a correr em direçao a box do cavalo, mas como eles fazem isso durante o dia nao liguei muito , a lunita ficou sempre perto de mim e nunca sai de perto, ladrava mas sempre a olhar para mim, quando derrepente começo a ouvir os caes como se tivessem a atacar alguem, e claro que nao pensai numa pessoa mas sim o meu velhote lindo, fiquei super assustada, fui a correr la para baixo com a luna sempre a acompanhar-me e a chamar os outros dois..

Quando chego la a baixo vejo dois homens, e os meus meninos a morderem-lhes, mandei-os parar eles largaram os homens mas meteram-se em cima dele a rosnar para que eles nao saissem de la..

O resto foi aguardar que a policia chegasse e os leva-se..mas essa parte ja eles estavam calmos ja nao tem nada a ver com o topico..

mas quanto a mim as cadelas continuam a ser melhores a defender o que e delas.. :D
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

terça mar 20, 2007 10:17 pm

canary Escreveu:
se eu tivesse que escolher um cão de guarda para minha proteção ñ tinha duvida nenhuma em escolher um fêmea.

os machos tem vários contras como cães de guarda e a maioria deles até são vistos como vantagens entre eles a agressevidade e a territorialidade , as femeas por seu lado são excelentes guardas pessoais devido a terem o unico defeito que é comun a todas as femeas do mundo animal .
Qual é o unico defeito comum a todas as femeas do mundo?!!! E que defeito é esse que se reverte em vantagem no caso da guarda para protecção?

Já agora "guarda para protecção pessoal"!! não será antes defesa pessoal? É que afinal concorda que os machos são melhores guardas de um território......precisamente por serem mais territoriais....e tb mais agressivos....só não entendo a sua classificação destes dois aspectos como sendo contras!!!!!!precisamente para a função de Guarda

cumps

canary
a resposta é fácil ciumes e possessão no caso das fêmeas!

agora você pergunta-me porque eu faço a diferença entre guarda da propriedade e guarda de pessoas ou defesa pessoal como lhe quer chamar :roll:
bom mas isso é fácil basta imaginar uma alcateia ou uma matilha de cães selvagens e veja quais as funções das femeas e quais as funções dos machos.
os machos protegem o território as fêmeas protegem os membros da familia alem de que os machos se ñ forem treinados para isso são fácilmente subornáveis e nem é preciso uma femea com cío basta um pano com o cheiro do mesmo ou até mesmo a intrusão de outro macho no seu território , as fêmeas pelo contrário são dificilmente subornáveis outra vez por outro defeito comum a todas as femeas e qual é ele ? a desconfiança e como suportam melhor outros animais nunca vão deixar de cumprir os seu papel de guarda.
mas isto é claro que pode ter a sorte que pelos vistos outros foristas tiveram que é o de ter um cão gay e naturalmente programado para ser perfeito :roll:

nelson

P.S. e agora diga-me lá com sinceridade você que um cão e quer um macho ñ é ?
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza-lo Em Paz....
Razgu
Membro Júnior
Registado: domingo mar 18, 2007 8:08 pm

quarta mar 21, 2007 12:19 am

MarciaRj Escreveu::o Oi Joana!!

Bjs.
Gostei de ler o que você diz. Muito bem estou de acordo em quase tudo.

Mas cada caso é um caso e ser macho ou fêmea, para ser bom nisto ou naquilo, vai depender sempre, como diz, da matilha e de seu líder.
saudações caninas
MarciaRj
Membro

quarta mar 21, 2007 12:21 am

nelsonk Escreveu:
canary Escreveu:

cumps

canary
a resposta é fácil ciumes e possessão no caso das fêmeas!

agora você pergunta-me porque eu faço a diferença entre guarda da propriedade e guarda de pessoas ou defesa pessoal como lhe quer chamar :roll:
bom mas isso é fácil basta imaginar uma alcateia ou uma matilha de cães selvagens e veja quais as funções das femeas e quais as funções dos machos.
os machos protegem o território as fêmeas protegem os membros da familia alem de que os machos se ñ forem treinados para isso são fácilmente subornáveis e nem é preciso uma femea com cío basta um pano com o cheiro do mesmo ou até mesmo a intrusão de outro macho no seu território , as fêmeas pelo contrário são dificilmente subornáveis outra vez por outro defeito comum a todas as femeas e qual é ele ? a desconfiança e como suportam melhor outros animais nunca vão deixar de cumprir os seu papel de guarda.
mas isto é claro que pode ter a sorte que pelos vistos outros foristas tiveram que é o de ter um cão gay e naturalmente programado para ser perfeito :roll:

nelson

P.S. e agora diga-me lá com sinceridade você que um cão e quer um macho ñ é ?
:wink: Adorei a sua explicação...está perfeita!!
:twisted: quer casar comigo :?:
MarciaRj
Membro

quarta mar 21, 2007 12:26 am

Razgu Escreveu:
MarciaRj Escreveu::o Oi Joana!!

Bjs.
Gostei de ler o que você diz. Muito bem estou de acordo em quase tudo.

Mas cada caso é um caso e ser macho ou fêmea, para ser bom nisto ou naquilo, vai depender sempre, como diz, da matilha e de seu líder.
saudações caninas
:P Oi! Me desculpe, poderia me explicar melhor seuponto de vista? Adoro saber como as pessoas pensam sobre estes assuntos, isso me ajuda a refletir e a crescer compartilhando experiências. :wink:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta mar 22, 2007 8:01 pm

:wink: Adorei a sua explicação...está perfeita!!
:twisted: quer casar comigo :?:[/quote]

casar ñ sei 8) mas podemos treinar uns acasalamentos :twisted:

Nelson
A Consciencia Nao Nos Impede De Cometer Um Pecado...apenas De Goza-lo Em Paz....
Responder

Voltar para “Cães”