Gaiolas por medida?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Korben_Dallas
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 21, 2007 3:33 pm

Boas,

Tenho andado à procura de uma gaiola para chinchila mas precisava de uma com medidas específicas que não consigo encontrar.

Já fui a algumas lojas, vi os catálogos mas as 2 que me interessaram não estavam disponíveis.

Se souberem de algum sítio onde as façam por medida ou com catálogos para consultar agradecia. Sou de Lisboa.

Cumps
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta mar 21, 2007 11:52 pm

Porque nao usas um aquario adaptado com rede por cima em vez da tampa de vidro ? Podes mandar fazer por medida.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta mar 22, 2007 12:16 am

Aquário não seria o mais aconselhável, pois uma chinchila precisa de espaço na vertical, para além de as gaiolas terem de ser arejadas.

Konben_Dallas, podes adaptar uma estante antiga. Colocas rede, algumas plataformas em madeira e pronto. Uma amiga minha fez isso.
Ou também podes mandar fazer uma estante em madeira. Com uma madeira que não seja tóxica e que não esteja tratada.

Já agora quais são as medidas especificas?
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta mar 22, 2007 12:58 am

Entao compras MDF com as medidas necessarias para fazeres um terrário, aparafusas tudo, usas Verniz Aquoso por causa da humidade, urina e fezes.

Silly_Bublle,

eu estava a indicar para adaptador um aquario deitando-o, fazendo o topo a parte da frente, logo faz o mesmo efeito que a tua amiga fez :p
Eu ja fiz várias adaptacoes tanto para Gerbos, Ratazanas, Chinchilas (meu irmao tem duas), e/ou faço as proprias "gaiolas/terrários" usando MDF, envernizado com Verniz Aquoso e na parte de baixo do terrario uma placa de contraplacado maritimo, nao por ele todo pois o preço do contraplacado e mesmo muito caro.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quinta mar 22, 2007 12:50 pm

Mesmo assim, TMSurfer...para chinchilas não sou adepta de adaptar aquários, para gerbos, ainda vá lá.;)
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta mar 23, 2007 12:36 am

O mais fácil é comprar um viveiro para pássaros e adaptá-lo ou fazer uma gaiola.

Porém, relativamente a fazer uma gaiola, há que ter cuidados: toda e qualquer madeira que a chinchila possa roer não pode ser tóxica para a chinchila, nem tratada. A madeira mais indicada é pinho, se bem que há outras madeiras que não são tóxicas; porém, pinho será provavelmente a mais fácil de arranjar e a mais barata. Contraplacado, MDF e outros que tais são compostos em que é usada cola para manter tudo junto... como podem imaginar, uma chinchila roer um composto com cola é tudo menos saudável para esta. Eu e o meu namorado construímos uma gaiola em que as paredes são de melamina branca; é impermeável e fácil de lavar. Porém, todo e qualquer sítio onde elas poderiam chegar com os dentes (como, no caso da minha gaiola, a junção das duas placas de melamina na vertical) foi coberta com pinho. A melamina é suficientemente rija e escorregadia para que elas não consigam fazer um buraco do nada, se não houver arestas ou cantos expostos.

Se optar por colocar rede no fundo, e principalmente se pretender fazer criação, certifique-se de que a rede não ultrapassa os 1.3 cms (+-) por 1.3 cms (+-). Numa loja de bricolage bastante conhecida, comprei um rolo de rede com "quadrados" deste tamanho, de 50cms por 5 metros, por menos de 20€, deu para forrar o fundo, as portas e ainda sobrou. Estas medidas são muito importantes para que as chinchilas, principalmente as mais pequeninas, não prendam as patas entre a rede.

Há, inclusivé, diversos sites com planos de gaiolas, e com os passos detalhados. Se pretender mais informações, não hesite em mandar uma PM ;)
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

sexta mar 23, 2007 11:11 am

Pode dizer quais são os sites?? Ando com o mesmo problema. Preciso de ideias para a nova casa das minhas chinchilas e assim reduzir a quantidade de gaiolas que tenho no quarto.
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta mar 23, 2007 2:29 pm

http://www.spoiledchins.net/habitats.htm --> neste site, tem de se pagar USD$5 para receber os planos, mas observando a imagem, dá para ficar com uma ideia ;)

http://www.hapagirl.com/cage/ --> este site tem os planos todos detalhados, apenas recomendo que as prateleiras sejam mais profundas, de modo a que não deixe aquele vão tão alto no meio

Havia um outro site com planos muito bons, mas infelizmente fechou :\

http://www.chincare.com/HealthLifestyle ... tm#housing --> neste site, façam scroll até onde diz "cage safety issues", para saber o que é seguro usar, ou não, e, de seguida, tem bastantes links para imagens de gaiolas "caseiras"

Se me lembrar de mais, acrescento :)
Responder

Voltar para “Exóticos”