Animais perigosos - Mais um ataque!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mar 22, 2007 8:07 pm

H3CSH Escreveu:Penso que os bombeiros quando foram chamados, foi para socorrer a vítima e não controlar 4 cães agressivos em cima da presa, sem permitir a aproximação. Para este fim e por não conseguirem chegar à vitima, chamaram a PSP.
Que horror...
<p>susana</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 22, 2007 8:10 pm

Boa tarde,
Quanto ao ataque de ontem, tratam-se efectivamente de cães perigosos, e o resultado está à vista. O que continua a revoltar é mais uma vez se denegrirem nomes de raças e tentem com uma situação que, mais uma vez, nada tem a ver com a raça dos cães justificar esta legislação de m%$#@ . Em primeiro lugar, se os cães eram 'arraçados' de Rottweiler, isso significa que tinham sangue de pelo menos mais outra raça (para não dizer várias), por isso eram tão Rottweilers como de todas as outras raças dos seus ancestrais!! Se não eram Rottweiler, e se eram SRD, era como sendo um ataque desencadeado por cães SRD que deveria ter sido noticiado! Na volta, os cães até só eram pretos e castanhos e nem sangue de Rottweiler tinham.
Mas independentemente da raça, e até admitindo que eram Rottweiler pusissimos, com LOP, Campeões e filhos e netos de campeões, a causa deste ataque não foi certamente determinado pela raça a que pertenciam. Quatro cães de grande porte,soltos na rua em matilha, com um historial de ataques a ovelhas e outros animais, são uma 'bomba relógio' à espera de rebentar. Não há aqui mistério nenhum, e até quem nada perceba de cães sabe isso!
O dono destes cães é que deveria ser condenado por Homicidio, e deveria ser NELE e só NELE que a noticia se deveria centrar. É ele o CULPADO e não a "eventual" raça dos cães!!!! Mas os cães vão pagar, uma raça (que nada tem a ver com a historia) vai continuar a pagar, e o dono, verdadeiro responsável, o que lhe vai acontecer?

Quanto às intervenções do Sr. Carlos Oliveira, ou Zeca21, quando ele aprender a escrever português e a utilizar argumentos minimamente inteligentes, talvez possa ser levado mais a sério.

Para terminar, não quero deixar de lamentar a morte de um Ser Humano, que independentemente de estar bêbado, drogado ou com roupas de mau gosto, tem todo o direito à vida e a andar livremente e seguramente nas nossas ruas. Talvez quando os politicos, e as pessoas em geral, perceberem que isso não passa por proibir raças e marginalizá-las ao ponto de as tornar cada vez mais atractivas para pessoas elas mesmas marginais e em busca de cães 'perigosos' e 'agressivos', estas coisas deixem de acontecer. Ainda me lembro que aqui há umas decadas atrás, o cão diabólico assassino, comedor de criancinhas e até "criado pelo Hitler num laboratório' era o Dobermann. Felizmente para a raça, esta mania acabou por passar.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mar 22, 2007 8:19 pm

Mas que grande "caldeirada" que para aqui vai!!!

E alguns argumentos que por aqui apareceram entretanto?!?!? Uiiii!!! Do melhor! :roll:
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quinta mar 22, 2007 8:30 pm

PauloC Escreveu:Boa tarde,
Quanto ao ataque de ontem, tratam-se efectivamente de cães perigosos, e o resultado está à vista. O que continua a revoltar é mais uma vez se denegrirem nomes de raças e tentem com uma situação que, mais uma vez, nada tem a ver com a raça dos cães justificar esta legislação de m%$#@ . Em primeiro lugar, se os cães eram 'arraçados' de Rottweiler, isso significa que tinham sangue de pelo menos mais outra raça (para não dizer várias), por isso eram tão Rottweilers como de todas as outras raças dos seus ancestrais!! Se não eram Rottweiler, e se eram SRD, era como sendo um ataque desencadeado por cães SRD que deveria ter sido noticiado! Na volta, os cães até só eram pretos e castanhos e nem sangue de Rottweiler tinham.
Mas independentemente da raça, e até admitindo que eram Rottweiler pusissimos, com LOP, Campeões e filhos e netos de campeões, a causa deste ataque não foi certamente determinado pela raça a que pertenciam. Quatro cães de grande porte,soltos na rua em matilha, com um historial de ataques a ovelhas e outros animais, são uma 'bomba relógio' à espera de rebentar. Não há aqui mistério nenhum, e até quem nada perceba de cães sabe isso!
O dono destes cães é que deveria ser condenado por Homicidio, e deveria ser NELE e só NELE que a noticia se deveria centrar. É ele o CULPADO e não a "eventual" raça dos cães!!!! Mas os cães vão pagar, uma raça (que nada tem a ver com a historia) vai continuar a pagar, e o dono, verdadeiro responsável, o que lhe vai acontecer?

Quanto às intervenções do Sr. Carlos Oliveira, ou Zeca21, quando ele aprender a escrever português e a utilizar argumentos minimamente inteligentes, talvez possa ser levado mais a sério.

Para terminar, não quero deixar de lamentar a morte de um Ser Humano, que independentemente de estar bêbado, drogado ou com roupas de mau gosto, tem todo o direito à vida e a andar livremente e seguramente nas nossas ruas. Talvez quando os politicos, e as pessoas em geral, perceberem que isso não passa por proibir raças e marginalizá-las ao ponto de as tornar cada vez mais atractivas para pessoas elas mesmas marginais e em busca de cães 'perigosos' e 'agressivos', estas coisas deixem de acontecer. Ainda me lembro que aqui há umas decadas atrás, o cão diabólico assassino, comedor de criancinhas e até "criado pelo Hitler num laboratório' era o Dobermann. Felizmente para a raça, esta mania acabou por passar.
Assino em baixo! :wink:
<p>susana</p>
pjgds
Registado: quinta jan 18, 2007 10:39 pm

quinta mar 22, 2007 8:31 pm

Conheço um caso parecido com este (os cães eram de um vizinho meu), não eram 4 rottweilers eram 2 e não eram "arraçados de", a vitima uma senhora idosa, que passou bastante tempo no hospital.
Os donos dos cães não são marginais, não tratavam mal os animais, nem estes passavam fome, eu via frequentemente os cães a brincarem com crianças no jardim de sua casa, no entanto sem motivo aparente enquanto passeavam na rua com um familiar do dono, afastaram-se alguns metros e num caminho, atacaram a senhora.
O que motivará estes ataques??
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 22, 2007 8:41 pm

pjgds Escreveu:Conheço um caso parecido com este (os cães eram de um vizinho meu), não eram 4 rottweilers eram 2 e não eram "arraçados de", a vitima uma senhora idosa, que passou bastante tempo no hospital.
Os donos dos cães não são marginais, não tratavam mal os animais, nem estes passavam fome, eu via frequentemente os cães a brincarem com crianças no jardim de sua casa, no entanto sem motivo aparente enquanto passeavam na rua com um familiar do dono, afastaram-se alguns metros e num caminho, atacaram a senhora.
Eu vou-lhe explicar: Estes cães têm uma mola no maxilar que às vezes fica presa, em particular quando o cerebro lhes incha, e por isso de repente sentem uma necessidade enorme de morder. Nestas alturas em que isto acontece, os olhos costumam ficar vermelhos e luminosos, e eles desatam a morder tudo o que apanham à frente.
Esta situação costuma melhorar se dermos aos cães todas as manhãs um litro de sangue crú de galinha preta.
É uma característica da raça, que acontece porque nas experiências em que foram criados foi usado DNA de hiena e de Diabos da Tansmânia. Isto vem muito bem explicado no estalão (standard) da FCI, e só não lê quem não quer! :roll:
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta mar 22, 2007 8:55 pm

Hoje, no jornal "Destak", um dos jornais que oferecem no Metro, li a "tal" notícia...O cabeçalho, em negrito, dizia qualquer coisa do género: mulher atacada por 4 cães de raça Rottweiller...no entanto, no corpo da notícia, já referiram os cães como arraçados de Rottweiller... Agora, não me digam que aquele cabeçalho não é sensacionalista e falso! O que é triste é que as pessoas apenas vão reter "Rottweiller"...

Joana Andersen
pjgds

quinta mar 22, 2007 8:56 pm

Sr. Paulo C. não estou a ver a razão para tanta ironia. Terei feito por acaso alguma pergunta tão disparatada? Ou o senhor do alto da sua sabedoria não tem resposta para a pergunta por mim feita?
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta mar 22, 2007 9:02 pm

pjgds Escreveu:Conheço um caso parecido com este (os cães eram de um vizinho meu), não eram 4 rottweilers eram 2 e não eram "arraçados de", a vitima uma senhora idosa, que passou bastante tempo no hospital.
Muitos mais dados seriam precisos para "avaliar" a situação, mas por exemplo, pode ter bastado o facto da senhora com o susto começar a correr e a gritar para ser imediatamente atacada, além disso estavam sozinhos. E a trela, coleira e o dono estavam onde? Porquê sozinhos quando toda a gente está farta de saber que isso não é correcto?
E não sei se só tomam conhecimento destas histórias com as raças potencialmente perigosas, mas eu (que felizmente não tenho palas nos olhos), já assisti a investidas do género com muitos outros cães! Grandes, pequenos, médios, assim-assim, de raça e sem raça!
Inclusivamente já fui "abordado" por um Caniche (completamente sozinho) na rua... óbvio que um Caniche não teria capacidade para me morder até me matar, mas de qualquer forma não implica que não fosse um animal com temperamento "forte", seguro de si e apresentando algum "perigo". O problema é que quando os cães não têm corpo para matar uma pessoa, todos lhes acham piada à "reguilice"! :?
Mais educação e mais formação para muitos donos de cães não fazia mal nenhum..aliás, deveria até ser obrigatória. Aprendiam mais e os cães agradeciam!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
pjgds

quinta mar 22, 2007 9:15 pm

Obrigado jcachorro.
Por vezes não são só os cães que ficam com os olho vermelhos e desatam a dentada a tudo, a certos donos tambem acontece.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta mar 22, 2007 9:21 pm

Quatro cães de grande porte,soltos na rua em matilha, com um historial de ataques a ovelhas e outros
Concordo com quase tudo o o que o Paulo disse, mas não com esta parte. Há muitos cães que têm um grande instinto de caça para animais e são completamente inofensivos para pessoas. Há muitos cães de caçam que matam qualquer bicho de quatro patas que fuja à frente deles e lambem as maus a qualquer ladrão que vá lá a casa.

Quanto ao resto tem sido quase tudo dito. Apenas quero referir (para as vitimas da comunicação social) que à casos de mortes provocados por muitas outras raças e por rafeiros. Sei, por exemplo, de um caso , em Espanha de uma morte provocada por um Akita e outra por um Husky. Conheço estatisticas de alguns Países que incluem ataques mortais provocados por diversas raças e uma Senhora Minha conhecida foi atacada por um pastor alemão e acabou por morrer (mas não deu na televisão).
É engraçado que quando morreu uma criança, na Grã bretanha, vitima de um ataque de um pitt houve para aí muita gente a pedir a exterminação da raça em portugal, sem reparar que o acidente ocorreu precisamente num país onde a raça está oficialmente exterminada.

Meus caros amigos todos os cães são potencialmente perigosos (uns mais que outros, dependendo do seu fisico) e alguns cães são perigosos. Quando encararmos isto de frente sem rodeios e preconceitos estamos no bom caminho para evitar problemas. enquanto andarmos com esta história das raças perigosas, apenas vamos colocar estas raças nas mãos de quem procura cães perigosos e como tal vão acontecer mais acidentes
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 22, 2007 9:36 pm

Era bom que fizessem um "Prós e Contras" sobre esta temática no seguimento de mais esta notícia e na boleia da reportagem da Visão desta semana, um debate que servisse para elucidar, defender ou refutar ideias onde interviessem legisladores, representantes do poder local, criadores, clubes de raça, proprietários, etc, etc...

Hoje foi um dia particularmente difícil para passear os meus dogues, até na farmácia onde vou regularmente, ao entrar com o meu Ajax velhote para aviar medicamentos, logo uma senhora se abeira à farmacêutica em voz baixinha "que horror, devia estar açaimado...", eu não ouvi, contaram-me depois da senhora sair...

Cumprimentos para todos...
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta mar 22, 2007 9:53 pm

Eu "passo a vida" a ouvir comentários desses...

Joana
Jhenriques
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm

quinta mar 22, 2007 10:03 pm

Eu compreendo que os amantes da raça a defendam.
Merece ser respeitada como todas as outras.

Mas têm de compreender que esta raça é mais prediposta á agressividade do que um golden, um labrador, um terra nova, cães de igual porte.

Se esta raça é potencialmente perigosa, das duas uma, é pela característica da raça, ou é graças aos donos destes cães, que não têm o devido cuidado com eles.

se existem leis específicas para estas raças, são os donos que contribuem para que elas existam, pois muitos não têm capacidade e tempo para ter uma raça destas.

Eu respeito a raça.

Agora todos os cidadãos merecem ser respeitados, e se existem leis, estas devem ser cumpridas por todos, por todos, os proprietérios da raça.

se todos respeitarem e seguirem a lei deixamos de ter notícias lamentáveis que só prejudicam e dão mau prestígio á raça.
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta mar 22, 2007 10:12 pm

Cães que matam

Entre Vistas, de António Esteves

A morte de uma mulher que vai calmamente a caminho do trabalho, vítima do instinto assassino de quatro cães perigosos, é mais do que uma tragédia pessoal: é uma derrota colectiva de uma sociedade cada vez mais incapaz de resolver problemas óbvios e generalizados. É também o símbolo da incapacidade das autoridades portuguesas que não sabem lidar com um problema que nos afecta cada vez mais.

A legislação portuguesa consagra sete raças potencialmente perigosas: cão de fila brasileiro, dogue argentino, rottweiler, pit bull terrier, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosainu.

Também são considerados perigosos todos os animais que causem ferimentos em pessoas ou noutros animais ou sejam um risco para a segurança devido ao comportamento agressivo.

A fiscalização do cumprimento destas regras deve ser feita, em conjunto, pelas autarquias, Polícia Municipal, GNR e PSP.

O problema é que ninguém fiscaliza nada. Só quando se dão as tragédias é que aparecem, mais uma vez, as promessas de resolver a situação e apertar o cerco a quem possui estes cães – que, na maior parte dos casos, nem são raças puras.

Não defendo pessoalmente que existam raças proibidas, mas quem tem cães potencialmente perigosos deve saber tê-los, com cuidado e rigor, garantindo que não se escapam para a rua como qualquer inofensivo bicho de estimação. Deve sair com eles de casa sempre no rigoroso cumprimento das regras de boa convivência: com trela e açaime, vigiados de perto pelos donos. Quando assim é, nunca (repito, nunca) há problemas.

Na verdade, actualmente estes cães são tratados com leviandade e negligência em alguns casos – o que leva, muitas vezes, à morte dos próprios donos ou de pessoas inocentes –, e usados deliberadamente como armas contra as autoridades noutros. São múltiplos os relatos de gangues que os usam para intimidar pessoas em assaltos ou polícias em perseguições. São também variadas as histórias em que se usam os pobres animais para lutas renhidas e sanguinárias até à morte.

A solução é única e óbvia: as autoridades têm de vigiar de perto os proprietários destes bichos e garantir que cumprem a legislação. E punir severamente os bandidos que usam estas armas caninas. Só isso. Ninguém quer perseguir os animais e os donos cumpridores – que, de tão fundamentalistas em alguns casos, acabam por facilitar a vida a quem não merece o meritório título de dono. Todos queremos apenas segurança e tranquilidade. Há quem se passeie tranquilamente pela rua com cães potencialmente perigosos, de forma ameaçadora e com um irritante sorriso de escárnio perante o medo da populaça.

A lei existe e não é cumprida. Os donos dos animais perigosos têm de adquirir um seguro obrigatório de responsabilidade civil, no mínimo de 50 mil euros. Devem ter ainda uma licença de posse da Junta de Freguesia, que é passada depois de entregue um registo criminal e um termo de responsabilidade, onde, entre muitas coisas, declaram as condições de alojamento do animal. Depois de Julho de 2008 terão de ser identificados electronicamente através de um microship introduzido na pele. As multas por incumprimento variam entre os 50 e 1.850 euros, para pessoas individuais, e até 22 mil euros para pessoas colectivas. Será que custa muito fazer cumprir uma lei tão clara? Por agora, o laxismo já custou demasiadas vidas... em vão.

PS: É o terceiro artigo que escrevo sobre este assunto. Preferia nunca mais ter de voltar ao tema.
In SIC

Bem dito.

Abraços
Responder

Voltar para “Cães”