Nunca li a distancia minima...sei que muitos lagartos pquenos gostam de se deitar em cima da lampada, não tendo lido nada que possa ser prejudicial aos mesmos.shanebeschen Escreveu:e , ja agora , n menos de 15cm .Ophi Escreveu:A distancia maxima deve ser de 30cm de distancia do animal, sem qualquer vidro ou acrilico entre a lampada e o animal.
lâmpada uva/uvb
Moderador: mcerqueira
Eu como nao tenho muitos animais que precisem de UVB, mas o que tenho lido em foruns é que o maximo dos maximos 20Cm de distancia, pois a partir dos 30 o UVB nao tem a mesma intensidade e/ou quantidade. Existe umas tantas que podem a tar mais distantes, tal como a Reptisun 10.0 Da zoomed, que pode tar ate 35cm.
Posso depois dar-vos uns sites com uns testes dessas mesmas lampadas.
Eu como vou so ter uvb no Spot vou comprar uma compacta da Exo-Terra 10.0, se nao conseguir arranjar a reptisun tubo, pois as compactas apesar de nao serem tao eficientes, têm a possibilidade de estarem mais distantes que os tubos.
Posso depois dar-vos uns sites com uns testes dessas mesmas lampadas.
Eu como vou so ter uvb no Spot vou comprar uma compacta da Exo-Terra 10.0, se nao conseguir arranjar a reptisun tubo, pois as compactas apesar de nao serem tao eficientes, têm a possibilidade de estarem mais distantes que os tubos.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Eu pessoalmente, mas depende do tipo de terrarioe talves de reptil, prefiro as compactas, pelo que posso pendura-las á altura que quero dos ramos e é facil pendurar varias em diversos pontos do terrario de modo a que o reptil esteja sugeito aos uvb durante a 12 horas minimas.
Os animais não devem ter contacto directo com a lâmpada em circunstância alguma. As lâmpadas podem não aquecer o suficiente para serem perigosas mas a radiação UVB queima na mesma.
Julgo que a distância mínima para as lâmpadas fluorescentes não são 15 mas 5cm. Noutro tipo de lâmpadas esta distância é diferente.
Tiago, a reptisun 10.0 diz na caixa que pode estar a 6km de distância do animal mas não é bem assim. A verdade é que em termos de distância útil não é muito diferente das outras.
Quanto ao "máx. dos máximos" serem 20cm, é também outro exagero.
Quanto ao debate compactas vs flourescentes, ainda não vi números que provem que as compactas sejam melhores (ou piores) que as florescentes.
Julgo que a distância mínima para as lâmpadas fluorescentes não são 15 mas 5cm. Noutro tipo de lâmpadas esta distância é diferente.
Tiago, a reptisun 10.0 diz na caixa que pode estar a 6km de distância do animal mas não é bem assim. A verdade é que em termos de distância útil não é muito diferente das outras.
Quanto ao "máx. dos máximos" serem 20cm, é também outro exagero.
Quanto ao debate compactas vs flourescentes, ainda não vi números que provem que as compactas sejam melhores (ou piores) que as florescentes.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm
eu falei na sequencia do user q perguntou para as suas tartarugas , de lagartos n entendo rien ...rbl Escreveu:Os animais não devem ter contacto directo com a lâmpada em circunstância alguma. As lâmpadas podem não aquecer o suficiente para serem perigosas mas a radiação UVB queima na mesma.
15cm para tartarugas .
de qualquer forma n estou a ver o beneficio de qualquer animal "levar" com raios nocivos a 5cm .
a analogia talvez seja mediocre ou mesmo despropositada mas o q acontece qundo nos expomos a um solario por periodo indefinido ?
Não tem nada a ver com lagartos ou tartarugas. As lâmpadas não emitem mais radiação por ser uma tartaruga e assim a distância mínima passa para 15cm. A recomendação deve ter outra razão de ser...
No caso dos lagartos contamos sempre com a mobilidade destes e os abrigos para eles se refugiarem da radiação. Talvez a razão dos 15cm esteja relacionada com o esquema dos seus aquaterrários...
É preciso ver que estas lâmpadas não emitem nada de extraordinário em termos de radiação. A grosso modo, 12h de exposição a estas lâmpadas equivalem a uma hora de exposição à luz solar.
A vantagem de se poder aproximar até 5 cm da lâmpada é de poder receber radiação em níveis satisfatórios caso o animal assim o deseje. A radiação só passa a ser nociva se o animal só a puder receber a essa distância e se não tiver opção de não a receber.
Depois de ver tantas sras com pele terracota tipo couro, julgo que a analogia é despropositada =)
No caso dos lagartos contamos sempre com a mobilidade destes e os abrigos para eles se refugiarem da radiação. Talvez a razão dos 15cm esteja relacionada com o esquema dos seus aquaterrários...
É preciso ver que estas lâmpadas não emitem nada de extraordinário em termos de radiação. A grosso modo, 12h de exposição a estas lâmpadas equivalem a uma hora de exposição à luz solar.
A vantagem de se poder aproximar até 5 cm da lâmpada é de poder receber radiação em níveis satisfatórios caso o animal assim o deseje. A radiação só passa a ser nociva se o animal só a puder receber a essa distância e se não tiver opção de não a receber.
Depois de ver tantas sras com pele terracota tipo couro, julgo que a analogia é despropositada =)
-
- Membro Veterano
sim é verdade , mas , a q temperatura ?Ophi Escreveu:Segundo li 12 horas de radiação da lampada equivale a cerca de 1 a 2 horas de sol natural, por isso não vejo que raios nocivos possam ser esses.
alem disso ha o sol de inverno e o sol de verao ( um baixo , outro alto ) .
sao tecnicas , façam como entenderem eu so dei a minha opiniao .
mesmo em relação ao Sol de Inverno...referindo-se a Sol em Portugal, é muito superior á radiação das lampadas e não entendi as temperturas, pois v~em de florestas humidas onde as temperaturas não descem abaixo dos 26º mesmo de Inverno...se se pode chamar inverno á epoca menos quente dos tropicos.
-
- Membro Veterano
os niveis de radiaçao sao sazonais e o q se pretende duma lampada é criar um nivel medio de radiaçao ao longo do ano o q n sendo o mais rigoroso , é o melhor q se pode conseguir em simulaçao .
mas acredita q é diferente , a necessidade de tartarugas para outros repteis mesmo sendo a sua proveniencia natural a mesma .
isso tambem n interessa nada agora a questao era uma lampada e o resto , é o resto
mas acredita q é diferente , a necessidade de tartarugas para outros repteis mesmo sendo a sua proveniencia natural a mesma .
isso tambem n interessa nada agora a questao era uma lampada e o resto , é o resto

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Se leres bem, o Ophi respondeu a esse pergunta uns posts acima.
Eu pessoalmente, mas depende do tipo de terrarioe talves de reptil, prefiro as compactas, pelo que posso pendura-las á altura que quero dos ramos e é facil pendurar varias em diversos pontos do terrario de modo a que o reptil esteja sugeito aos uvb durante a 12 horas minimas.
shanebeschen: a temperatura não tem qualquer interferência na quantidade de radiação UVB. Repara que na gama visível de radiação, temos dias tão claros no verão como no inverno.
O racio "12h arficial = 1h solar" julgo que usa como referência o sol nos trópicos, mas não garanto.
Ninguém está a discutir se as tartarugas precisam de mais ou menos UVB. Isto começou pela questão da distância mínima das lâmpadas.
Os valores de radiação UVB são realmente sazonais mas nós mantemos os animais num estado de verão permanente. As temperaturas são as mesmas o ano todo (com flutuações mínimas devido à temperatura ambiente) e muitos de nós mantém os animais com o mesmo número de horas de dia/noite ao longo do ano.
A título de exemplo, os animais com maiores necessidades de UVB como dragões barbudos, uromastyx e muitas espécies de tartarugas tem valores de 350 a 450uW/cm² a céu aberto no seu meio natural.
Nos primeiros 6 meses de vida, uma repti-glo 8.0 produz cerca de 280uW/cm² a 5cm, cerca de 150uW/cm² a 10cm e cerca de 100uW/cm² a 15cm. Aproveito para dizer que quem conduziu este teste meteu um reflector na lâmpada. Sem ele estes valores são muito inferiores.
A conclusão que se tira é que mesmo nova e à distância mínima, a quantidade de radiação produzida é insuficiente e não se aproxima à do meio natural. Quanto mais longe, mais insuficiente se torna.
O racio "12h arficial = 1h solar" julgo que usa como referência o sol nos trópicos, mas não garanto.
Ninguém está a discutir se as tartarugas precisam de mais ou menos UVB. Isto começou pela questão da distância mínima das lâmpadas.
Os valores de radiação UVB são realmente sazonais mas nós mantemos os animais num estado de verão permanente. As temperaturas são as mesmas o ano todo (com flutuações mínimas devido à temperatura ambiente) e muitos de nós mantém os animais com o mesmo número de horas de dia/noite ao longo do ano.
A título de exemplo, os animais com maiores necessidades de UVB como dragões barbudos, uromastyx e muitas espécies de tartarugas tem valores de 350 a 450uW/cm² a céu aberto no seu meio natural.
Nos primeiros 6 meses de vida, uma repti-glo 8.0 produz cerca de 280uW/cm² a 5cm, cerca de 150uW/cm² a 10cm e cerca de 100uW/cm² a 15cm. Aproveito para dizer que quem conduziu este teste meteu um reflector na lâmpada. Sem ele estes valores são muito inferiores.
A conclusão que se tira é que mesmo nova e à distância mínima, a quantidade de radiação produzida é insuficiente e não se aproxima à do meio natural. Quanto mais longe, mais insuficiente se torna.
-
- Membro Veterano
@rbl
muito obrigado pela informaçao tecnica , aprecio muito testes .
de qualquer forma , visto n ter nenhum animal proveniente da linha do equador procuro respeitar e dividir pelo menos 2 epocas sazonais - 6 meses inverno 6 meses verao .
penso ser nitido que a propagaçao de uv é directamente proporcional à distancia ao solo dentro do limite 0-30cm .assim sendo e atendendo a q um animal n permanece imovel dentro dum terrario quanto maior a propagaçao de uv melhor a absorçao dos mesmos .
foste logo dar o exemplo , para comparar ,dum animal com alta necessidade de uv .assim o deficit artificial/natural parece maior
eu aprendi assim com alguns amigos ucranianos , austriacos e checos .
de qualquer forma agradecido novamente pelo esclarecimento .
muito obrigado pela informaçao tecnica , aprecio muito testes .
de qualquer forma , visto n ter nenhum animal proveniente da linha do equador procuro respeitar e dividir pelo menos 2 epocas sazonais - 6 meses inverno 6 meses verao .
penso ser nitido que a propagaçao de uv é directamente proporcional à distancia ao solo dentro do limite 0-30cm .assim sendo e atendendo a q um animal n permanece imovel dentro dum terrario quanto maior a propagaçao de uv melhor a absorçao dos mesmos .
foste logo dar o exemplo , para comparar ,dum animal com alta necessidade de uv .assim o deficit artificial/natural parece maior

eu aprendi assim com alguns amigos ucranianos , austriacos e checos .
de qualquer forma agradecido novamente pelo esclarecimento .