Cães e Leis e Nós!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta mar 14, 2003 11:42 am

Bom Dia!

Temos assistido impassiveis a grandes vontades, grandes leis e resoluções dando sempre como resultado o seu desmoronamente e descumprimento completo.

Estas medidas, lançadas no Parlamento de legitimidade duvidosa (alguma vez teriam tido cães!?!)e portanto de questionável constitucionalidade, permite apenas que as pessoas desistam e nada mais façam senão encolher o ombros....."Mais uma lei para não cumprir!?!"

Mas esta não será também uma "nossa desculpa" a mais fácil e reconfortável???

Não valerá a pena continuar a reclamar decisões e neutralidades por parte das Instituições que contrariamente ao seu dever e existencia, nada fazem????

Eu continuo a repetir: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"

Cumprimentos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 14, 2003 1:32 pm

Olá

Pois é. Nós somos assim e eu não me ponho de fora porque também sou português.

A nossa Constituição está cheiinha de leis. E cada vez há mais leis, umas boas outras más, mas lá leis há com fartura. O grande problema é que os governantes ficam com a consciência do dever cumprido. Se a lei não é cumprida o problema não é deles. E depois também vem um rol de bodes expiatórios. Foi o governo anterior, foi o outro ministro, foi a seca, as chuvadas os incêndios, conjuntura, o diabo a quatro.

Mas nós é que temos a culpa porque vamos deixando que as leis se façam e não se cumpram. E eu no meio disto tudo também tenho a minha boa dose de culpa, porque ao escrever isto penso cá para comigo: estes problemas nem me dizem respeito nem são da minha competência...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 14, 2003 3:40 pm

Nel,

se me permite, só tem razão até um certo ponto.
É obrigação do Estado fazer cumprir as leis.
É para isso que dispõe de polícia(s) e tribunais.
Na verdade, mesmo que o Estado não faça mais nada (tipo estado liberal) deve assegurar a defesa do território e o cumprimento da lei (qualquer que ela seja).
Quando o estado não consegue assegurar estas duas vertentes então não há estado.
Leis sem a sua vertente de obrigatoriedade de cumprimento (em alternativa a uma qualquer sanção), são meras declarações de intenções e provávelmente não valem o papel em que são escritas.
Tornam-se motivo de chacota e ironia.
Mais vale poucas leis que se cumpram com rigor do que uma multitude de leis a que ninguém liga.

No caso dos cães perigosos é provável que não haja qualquer necessidade de novas leis - se as actuais se cumprissem !
Se, pe, todos os cães andassem de trela em sítios públicos, se todos pagassem licença, etc.
Não me compete a mim ir ter com o cidadão que passeia o cão sem trela e chamar-lhe a atenção.
Há pessoas pagas para isso e era bom que fizessem o seu trabalho, embora dentro do bom senso (ai, bom senso, bom senso, que falta fazes neste país!).
Porque não fazem, dá pano para mangas de conversa.

No caso português estas leis parecem-me ter finalidades populistas por um lado (agradar ao cidadão leitor de jornais panfletários) e seguidistas (imitar o que se faz lá fora - ser mais Europeu - em tudo menos no que é bom).
Satisfaz as massas e a vaidade do político.
E que mais ?
Enfraquece o estado porque, à partida, já se sabe que não se vão cumprir.
Famoso !
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta mar 14, 2003 3:52 pm

Concordo, mais uma vez, com a AISD.

Acho a utilidade da nova lei um bocado contestável...

Hoje vi um dálmata atirar-se forte e feio a um labrador... custa a crer? Mais ainda porque eu conheço os dois cães e ambos são mais mansos que mosca morta.

Portanto...
:?
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta mar 14, 2003 4:05 pm

aisd Escreveu: ai, bom senso, bom senso, que falta fazes neste país!
imitar o que se faz lá fora - ser mais Europeu - em tudo menos no que é bom

Exactamente, estas duas frases definem Portugal tão bem! :?

:|
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mar 14, 2003 4:10 pm

Olá aisd

Eu escrevi aquela mensagem num tom irónico e com uma certa raiva. É claro que concordo com todo o exposto na sua.
Mas não deixa de ser verdade que existe uma enorme permissividade da nossa parte em relação à autoridade e aos nossos governantes e vice-versa. Se a autoridade funciona é criticada por ser prepotente e autoritária; se não funciona, diz-se que são uns bananas.
Tenho pena que sejamos assim e foi neste sentido que escrevi aquela mensagem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta mar 14, 2003 5:21 pm

Olá

Depois dos Projectos de lei do PS e do PSD e da entrada em vigor (à revelia de tudo e de todos, mesmo do próprio grupo parlamentar do PS) do aborto legislativo que dá pelo nome de DEC-LEI 276 , pensámos que mais nehum disparate legislativo era possível . O CDS prova-nos que numa sociedade livre e democrática o disparate não é sancionado, é livre Foram anunciados em 14.03.2003 os projectos de lei Nºs 254/IX e 255/IX que saõ um monumento ao absurdo.

Estão de luto as seguintes raças;

Pitbull;
American Pitbull;
Fila Brasileiro;
American Staffordshire Terrier;
Mastim Napolitano;
Dogue Argentino;
Rotweiller;
Boxer;
Tosa Inu;
Akita Inu;
Presa Canário.

Artigo 1º
Parágrafo 2 do já famigerado 225

" Consideram-se igualmente potencialmente perigosos os cães sem raça definida, bem como os híbridos resultantes de cruzamentos das raças atrás enunciadas , ou destas com outras raças ou híbridos, que manisfestem um carácter marcadamente agressivo ou dos quais haja conhecimento de terem protagonizarem ataques a pessoas , outros animais ou bens. "

E ninguém diz a estes gajos que o rei vai nu !!
Um abra&ccedil;o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mar 16, 2003 2:40 pm

Pois....pena que no site da Assembleia da Republica ainda só estar disponível até ao Projecto 245/IX....porque eu gostava mesmo de ver esses "abortos" na integra!
Assim que eu conseguir ler tudo, podem crer que vão começar a chover os mails de protesto! De forma educada, é claro, porque eu não quero que os cães sejam prejudicados pela estupidez humana ( mais do que o que já são).

Abraços
Paulo C.

P.S. - Ó Gary...será que nos consegue disponibilizar de alguma forma esses dois projectos que referiu? Se os conseguissem em ficheiro PDF ou Word, ou se houvesse já algum sitio onde eles estivessem on-line, isso é que era bom ;)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo mar 16, 2003 3:42 pm

Eu digo:

O rei vai nu!!!!!

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

domingo mar 16, 2003 5:33 pm

É obrigação do Estado fazer cumprir as leis.
É para isso que dispõe de polícia(s) e tribunais.

Não me compete a mim ir ter com o cidadão que passeia o cão sem trela e chamar-lhe a atenção.
Há pessoas pagas para isso e era bom que fizessem o seu trabalho, embora dentro do bom senso (ai, bom senso, bom senso, que falta fazes neste país!).
Porque não fazem, dá pano para mangas de conversa.
Há leis mais importantes que outras e há leis que nos compete a todos fazer cumprir. Há leis que castigam pessoas, por terem conhecimento do incumprimento de uma lei e nada fazerem (crimes graves).
Não acho que seja obrigação do estado fazer cumprir as leis, nem dos polícias, nem dos tribunais. Estes servem apenas para castigar os incumpridores conhecidos, fazendo valer estas leis.

As leis servem para defender os injustiçados e o estado, castigando os acusados e promover a desmotivação dos incumpridores para o incumprimento.

Se servissem de razão para se andar à caça dos incumpridores, não tinhamos polícias de giro e só de intervenção.

Não há leis justas, só tentativas e aproximações. A justiça muda.

E o mundo cada vez parece mais estar perfeito assim, com a imperfeição.
(Note-se: para mim o mundo está perfeito desde sempre).
Se o mundo não fosse perfeito, o que é que o seria?

Bom Domingo para todos.
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

domingo mar 16, 2003 6:59 pm

Ó conselheiro !
Pretende fazer cumprir a lei com as suas próprias mãos ?
Olhe que é ilegal.
Você tem o direito de chamar um polícia mas não de fazer cumprir a lei (à excepção de casos de flagrante delito de crimes graves e só se não fizer uso de força injustificada).
A p* da lei é complicada !
Vou contar mais uma das minhas historietas :

No Algarve há um senhor com uma casinha na serra a qual foi assaltada várias vezes em sucessão.
Toda a gente sabia quem era o meliante (viciado em droga) que, de vez em quando, assaltava casas (muitas delas casas de férias com patrão fora a maioria do tempo).
Foi à polícia e meteu queixa.
Nada aconteceu.
Não havia provas, só rumores.
Meteu queixa uma, duas e três vezes.
Vai daí o dito senhor resolveu meter mãos à obra !
Tratou de fazer vigilância com a sua caçadeira, noite após noite.
Uma bela noite acertou.
O rapaz vinha assaltar (mais uma vez) a casa.
Disparou e matou o homem.
Foi condenado - o rapaz estava desarmado.

Conselheiro, no afã de fazer cumprir a lei, veja lá não se vire a lei contra si.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo mar 16, 2003 7:12 pm

O projecto de lei foi disponibilizado pelo Gary e pode ser visto aqui :

- » http://members.netmadeira.com/lianepereira/cozemo.htm
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 16, 2003 7:48 pm

Ainda bem que eu não sou Português....
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda mar 17, 2003 9:09 am

Olá

Mais uma vez, "...paga o justo pelo pecador".

Nós somos conhecedores das leis, somos sim senhor. Temos que cumprir. Os cães tem que andar com trela na rua. Sim senhor, os meus andam. Mordem, tem que usar açaime. Usam sim senhor, etc, etc.

Nós (alguns) cumprimos as leis. Outros (alguns) não cumprem. Para aqueles que não cumprem, só resta a autoridade fazer-se cumprir.

Sabendo nós as leis, não temos que estar à espera que nos venham na rua dizer, olhe que o seu cão tem de andar com trela e/ou com açaime.

Também é certo que o Governo não cumpre tudo aquilo que diz, mas, nisto de leis e politica, quem sofre é a "raia miúda" e, neste caso, são os cães que sofrem pela insasatez e ignorância de certos donos. São aqueles donos que sabem e cumprem as leis que sofrem.

Paga o Justo pelo Pecador!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 17, 2003 7:02 pm

Eu já li e já respondi. :evil:
Responder

Voltar para “Cães”