Julgo que nunca falei deles aqui... são originários da Nova Caledónia, crescem até aos 20 - 22.5 cm, nocturnos, são mansinhos, não precisam de condições muito complexas e são muito fáceis de alimentar.
Aqui ficam algumas fotos dos meus cresteds.
Quando vieram cá para casa cabiam em tampinhas de iogurte líquido, quase nem tinham sombra =)
Silly, nada de extraordinário. Um ambiente tipo floresta tropical mas um pouco mais seco. Temperaturas na ordem dos 20 e muitos.
Eles são originários da Nova Caledónia, local que muitos classificam como o paraíso porque as humidades e temperaturas são constantes ao longo do ano todo. 60 a 80% de humidade e 22º a 28º de temperatura. Não há grandes flutuações diárias nem sazonais. Um sítio onde podes andar de t-shirt 24h por dia, 365 dias por ano e não tens calor nem frio.
Um terrário de 50x22x31cm (os de 50L, julgo que as medidas são estas) são suficientes para um indivíduo mas pessoalmente prefiro mais espaço.
Plantas verdadeiras ou falsas (eu prefiro verdadeiras pois ajudam a manter a humidade elevada) para criar muitos esconderijos, uns troncos e substrato tipo coco humus (para ajudar a manter a humidade elevada tb) é o suficiente para o terrário deles.
Enquanto são bebés é preferível mantê-los com caixas de ovos e papel de cozinha. Há criadores que os mantém assim a vida toda pois é simples e higiénico.
Os únicos "senãos" a meu ver são a sua incapacidade de aguentarem altas temperaturas (há relatos de mortes após uma hora a 30º) e a humidade muito alta.