A importancia do adestrador interessado também no dono!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MarciaRj
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 7:14 am

quinta mar 22, 2007 8:25 pm

O aprendizado de uma criança engloba lições didáticas, brincadeiras lúdicas, bons modos, ou seja, ensinamentos transmitidos tanto pelos professores e pela escola como também pela família.

Pode-se dizer que com os cães ocorre o mesmo, apenas com um único diferencial: a linguagem canina é distinta da linguagem humana. E é exatamente por esse motivo, porque cão e homem falam línguas diferentes, que muitas pessoas acabam enfrentando problemas de comportamento com seu animal. Quando isso acontece, o ideal é procurar a ajuda de um adestrador. Ele vai atuar como um intérprete entre vocês dois, até que você e seu cão estejam, se não falando a mesmíssima língua, pelo menos se entendendo muito bem. Assim, ao contratar um adestrador, é preciso estar seguro de que ele, além de dominar as técnicas de um bom adestrador, é um profissional sinceramente interessado em trabalhar também com você, e não apenas com seu cão.

Os cães entendem o adestrador observando sua postura corporal, seu tom de voz, seu olhar, seus gestos. Por isso é muito importante que você escolha um adestrador que tenha como princípio ensinar todos esses componentes também a você. Depois, caberá a você participar e se empenhar nesse aprendizado e fazer direitinho tudo que ele pede. Não é preciso acompanhar todas as aulas, mas pelo menos 70% delas.
MarciaRj
Membro

quinta mar 22, 2007 8:29 pm

Outra questão que atrapalha muito um adestramento é a ansiedade do dono para que seu cão aprenda a fazer logo as coisas certas. Mas antes de falarmos mais sobre isso, o que significa "coisa certa"? Cada família leva um determinado padrão de vida com o seu cão, estabelece certos limites para ele. Algumas famílias aceitam com naturalidade que o cão durma na cama, enquanto para outras esse é um comportamento completamente inadequado. Enquanto algumas pessoas gostam que o cão comece a latir assim que ouve barulhos, pois isso lhes parece um indicativo de que o animal está apto a afugentar, por exemplo, assaltantes, outras contratam um adestrador justamente para extinguir esse comportamento. Então, é preciso deixar bem claro para o adestrador o que a família permite que seu cão faça e o que ela quer coibir, que tipo, enfim, de educação ela deseja para o seu cão.

continua...
MarciaRj
Membro

quinta mar 22, 2007 8:35 pm

Quem procura um adestrador costuma imaginar que ele, sozinho, irá resolver todos os problemas de comportamento do cão. Não é bem assim. Em um grande número de casos, o comportamento indesejado do animal se origina no núcleo familiar e se manifesta apenas em determinadas situações, muitas vezes longe do adestrador. Há muitos cães que adoram "jantar" junto com dos donos, que ficam o tempo todo ao lado da mesa tentando alcançar a comida ou latindo para exigir sua porção. Por mais que o adestrador tente ajudar uma família que se queixe de um comportamento como esse, pode haver limites para ele. Muitas vezes, para coibir esse tipo de comportamento, é preciso um trabalho ainda mais dirigido e específico. Pode ser hora de contar com a ajuda de um comportamentalista, que vai atuar no momento exato em que o cão está "aprontando", manifestando o comportamento indesejado pela família. O comportamentalista pode, se assim for combinado com os donos do cão, atuar na hora do jantar da família, para poder avaliar com exatidão como se comportam o animal e a família naquele momento. Só assim ele vai perceber com clareza por que o problema ocorre e sugerir aos donos maneiras de agir para que o cão deixe de incomodar nas refeições.
MarciaRj
Membro

quinta mar 22, 2007 8:38 pm

Não se pode esperar que um adestrador resolva todos os problemas de comportamento do cão. Sua função é, especialmente, introduzir a educação inicial, depois todos da casa precisam fazer a sua parte, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo adestrador. O adestrador mostra como deve ser feito, ensina ao dono a linguagem do cão, mas quem vai estar ali todos os dias para dar os devidos reforços ao animal são os membros da casa, a mãe, o pai, o filho, os avós, a diarista ou a faxineira... É preciso empenho. É preciso disposição. É preciso boa vontade e participação de todos que tenham contato com o cão. Se houver colaboração, as chances de o adestramento dar certo são imensas. E "colaboração" significa participação ao longo de todo o tempo que durar o adestramento, e não só no seu início, quando o interesse e o entusiasmo da família em participar é sabidamente maior.
MarciaRj
Membro

quinta mar 22, 2007 8:41 pm

Ainda assim, se alguma coisa parece não estar dando certo no adestramento, se o cão não está reagindo da maneira que se esperava, o dono deve conversar francamente com o adestrador, dizer que tais e tais procedimentos não surtiram efeito, mesmo todos da casa tendo feito como ele mandou. Mas antes reavaliar cara a cara o trabalho do adestrador é preciso ter certeza de duas coisas: se a família fez mesmo a sua parte corretamente e se de fato não houve melhora nenhuma no comportamento do cão.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta mar 23, 2007 1:50 am

MarciaRj Escreveu:Os cães entendem o adestrador observando sua postura corporal, seu tom de voz, seu olhar, seus gestos. Por isso é muito importante que você escolha um adestrador que tenha como princípio ensinar todos esses componentes também a você. Depois, caberá a você participar e se empenhar nesse aprendizado e fazer direitinho tudo que ele pede. Não é preciso acompanhar todas as aulas, mas pelo menos 70% delas.
não percebi esta parte... O dono só precisa de acompanhar 70% das aulas, ou o cão?
Se for o dono, discordo totalmente! O dono é o dono e é ele que vai viver com o cão, é a ele que o cão deve obedecer e não ao treinador. Acho inadmissivel quando as pessoas dizem: "o meu cão porta-se muito melhor com o treinador do que comigo". mas afinal quem é o dono? essas e outras como o treinador ir buscar o cão, treiná-lo e voltar a pô-lo, sem os donos a participar tiram-me do sério :roll:

Se for o cão que não precisa de ir a todas as aulas, aí concordo mas provavelmente não o faria :P o dono precisa de aulas "teóricas". eu, mesmo quando vou ao vet comprar apenas a coleira ou os comprimidos, levo sempre o Ruby, pois gosto que ele me acompanhe quando puder e é uma forma de sociabilização, pois já consegue estar na sala de espera com outros cães relativamente sossegado :D
MarciaRj
Membro

sexta mar 23, 2007 2:54 am

sportinguista Escreveu:
MarciaRj Escreveu:Os cães entendem o adestrador observando sua postura corporal, seu tom de voz, seu olhar, seus gestos. Por isso é muito importante que você escolha um adestrador que tenha como princípio ensinar todos esses componentes também a você. Depois, caberá a você participar e se empenhar nesse aprendizado e fazer direitinho tudo que ele pede. Não é preciso acompanhar todas as aulas, mas pelo menos 70% delas.
não percebi esta parte... O dono só precisa de acompanhar 70% das aulas, ou o cão?
Se for o dono, discordo totalmente! O dono é o dono e é ele que vai viver com o cão, é a ele que o cão deve obedecer e não ao treinador. Acho inadmissivel quando as pessoas dizem: "o meu cão porta-se muito melhor com o treinador do que comigo". mas afinal quem é o dono? essas e outras como o treinador ir buscar o cão, treiná-lo e voltar a pô-lo, sem os donos a participar tiram-me do sério :roll:

Se for o cão que não precisa de ir a todas as aulas, aí concordo mas provavelmente não o faria :P o dono precisa de aulas "teóricas". eu, mesmo quando vou ao vet comprar apenas a coleira ou os comprimidos, levo sempre o Ruby, pois gosto que ele me acompanhe quando puder e é uma forma de sociabilização, pois já consegue estar na sala de espera com outros cães relativamente sossegado :D

Vc pegou uma frase do texto e ignorou completamente o resto, me faz um favor leia outravez. Mas só para te adiantar o que a frase que vc usou para criticar de forma destrutiva, diz que o DONO NÃO É OBRIGADO.... O IDEAL É O DONO ESTAR PRESENTE EM TODAS AS AULAS... PORÉM AQUI NEM SEMPRE CONSEGUIMOS QUE O DONO PARTICIPE DE UMA POR SEMANA...NÃO PODEMOS OBRIGA-LO. SE VC CONSEGUE OBRIGAR O DONO DO CÃO QUE VC VAI EDUCAR, ME DIZ COMO, POIS TEREI O MAIOR PRAZER DE LER DETALHADAMENTE O QUE VC FAZ E SERÀ ALGO A MAIS QUE APRENDI.

Sem mais!!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta mar 23, 2007 10:57 pm

MarciaRj Escreveu:
sportinguista Escreveu:

Vc pegou uma frase do texto e ignorou completamente o resto, me faz um favor leia outravez. Mas só para te adiantar o que a frase que vc usou para criticar de forma destrutiva, diz que o DONO NÃO É OBRIGADO.... O IDEAL É O DONO ESTAR PRESENTE EM TODAS AS AULAS... PORÉM AQUI NEM SEMPRE CONSEGUIMOS QUE O DONO PARTICIPE DE UMA POR SEMANA...NÃO PODEMOS OBRIGA-LO. SE VC CONSEGUE OBRIGAR O DONO DO CÃO QUE VC VAI EDUCAR, ME DIZ COMO, POIS TEREI O MAIOR PRAZER DE LER DETALHADAMENTE O QUE VC FAZ E SERÀ ALGO A MAIS QUE APRENDI.

Sem mais!!
eu li tudo, mas esta frase saltou-me à vista porque cada vez mais vejo que as pessoas contratam os treinadores e não vão às aulas, o que piora a situação! Eu não fiz críticas destrutivas ao seu texto, estava a completá-lo para alertar as pessoas que ao não participar nas aulas só piora a situação :wink: como não sabia se eram os donos ou os cães, esclareci para ambas as situações.

Obrigar o dono a ir a todas as aulas não é possível? Vá a uma BOA escola e vai ver que nenhuma aula é dada sem o dono :wink: Umas duas a três horas por semana toda a gente tem livres, é uma questão de esforço e coordenação de horários. Se não tem tempo para ir à escola, como vai ter tempo de treinar o cão? Numa escola para cães o treinador ensina o dono a ensinar o cão, pois é o dono que dá as ordens ao cão. Normalmente a trela está sempre na mão do dono :wink:

Em relação ao resto, pelo que consegui perceber concordo com o que disse. Apenas salientei esta frase porque me deixou dúvidas :wink:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 24, 2007 2:44 am

http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... _katia.htm

Já agora, Marcia...coloquei a fonte de onde a sra retirou isso...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MarciaRj
Membro

sábado mar 24, 2007 8:58 am

CasadeAnaval Escreveu:http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... _katia.htm

Já agora, Marcia...coloquei a fonte de onde a sra retirou isso...
:twisted: Fico muito feliz que existão pessoas iguais a mim que procuram aprimorar seus conhecimentos fazendo pesquizas na vasta literatura que existe. Há se vc quizer tenho muitos links ótimos sobre comportamento, linguagem, estrutura...etc. Tenho um em especial que é o meu preferido que aborda o Calming Signals! Ah! E só para complementar a bibliografia foi retirada tb de uma excelente palestra ministrada pelo Bruno Tauz (etologo)

Mais uma vez parabéns por ser tão aplicado qt eu :twisted:
MarciaRj
Membro

sábado mar 24, 2007 9:26 am

sportinguista Escreveu:
MarciaRj Escreveu:
sportinguista Escreveu:

Sem mais!!
eu li tudo, mas esta frase saltou-me à vista porque cada vez mais vejo que as pessoas contratam os treinadores e não vão às aulas, o que piora a situação! Eu não fiz críticas destrutivas ao seu texto, estava a completá-lo para alertar as pessoas que ao não participar nas aulas só piora a situação :wink: como não sabia se eram os donos ou os cães, esclareci para ambas as situações.

Obrigar o dono a ir a todas as aulas não é possível? Vá a uma BOA escola e vai ver que nenhuma aula é dada sem o dono :wink: Umas duas a três horas por semana toda a gente tem livres, é uma questão de esforço e coordenação de horários. Se não tem tempo para ir à escola, como vai ter tempo de treinar o cão? Numa escola para cães o treinador ensina o dono a ensinar o cão, pois é o dono que dá as ordens ao cão. Normalmente a trela está sempre na mão do dono :wink:

Em relação ao resto, pelo que consegui perceber concordo com o que disse. Apenas salientei esta frase porque me deixou dúvidas :wink:
Não sou afavor de escolas de adestramento, pois muito dos problemas comportamentas ocorrem dentro da casa dos próprio cães. Aqui as aulas são de no máximo 1h e 30 min,, se o cão apresentar cansaço simplismente paramos e passamos as brincadeiras. Procuramos colocar na cabeça dos responsáveis pelos cães que se o animal tem determinado comportamento é por culpa de atitudes dos próprios donos. É bem mais fácil educar o cão do que conscientizar o dono.
Qt a questão da participação do dono procuramos adequar da melhor maneira possível, mas os donos recebem seus homework... Antes do cão passar para as nossas mãos na aula seguinte, o dono faz com seu cão todo o procedimento realizado na aula anterior e se os dois se saírem bem passamos para o próximo passo senão, ele fica na aula até serem consertados os erros. Agora, não podemos prejudicar o animal mais do que já está se seu dono não quizer acompanhar as aulas, pois a grande parte dos problemas que somos chamados para resolver estão a prejudicar mais aos cães do que aos seus donos.
Eu no momento estou trabalhando mais junto com animais resgatados das ruas para serem recolocados e com TAA, pois recebi uma graça tão grande a 2 anos atráz que foi a forma que achei de dar um pedacinho do que recebi. Por este motivo, de 2 anos até o resto de meus dias o meu trabalho vai ser apenas e com muito orgulho...voluntário.
Abraços.
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mar 24, 2007 9:26 am

A Márcia desculpe mas só duas perguntas.

A Márcia diz-se adestradora mas qualquer coisa que lhe digam com educação leva a que a sra parta para a agressão e falta de respeito. Não é um contrasenso ? Para mais de quem diz no seu perfil que " não é dona da verdade ?"

E já agora citar um texto completo de Katia Regina Aiello como fez sem dar créditos não acha que é incorrecto ? Não percebo porque fica enervada.

P.S Há cerca de 10 anos que sei quem é Bruno Tausz. 8)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MarciaRj
Membro

sábado mar 24, 2007 9:42 am

CasadeAnaval Escreveu:A Márcia desculpe mas só duas perguntas.

A Márcia diz-se adestradora mas qualquer coisa que lhe digam com educação leva a que a sra parta para a agressão e falta de respeito. Não é um contrasenso ? Para mais de quem diz no seu perfil que " não é dona da verdade ?"

E já agora citar um texto completo de Katia Regina Aiello como fez sem dar créditos não acha que é incorrecto ? Não percebo porque fica enervada.

:twisted: Aqui não se diz adestrador...existe diploma para provar!! Vc está se baseando neste tópico para fazer um julgamento sem antes ter lido os outros dos quais ou participei. Não foi correto de minha parte ter me irritado por tão pouco, e com toda certeza não vou cair no mesmo erro novamente. E parabéns mais uma vez...conhece o Bruno a mais tempo que eu :twisted:
:wink: Agora só entre, qual o seu problema? Foi não ter colocado o nome da autora? Ofendi a vc ou a outra pessoa? O meu interesse aqui foi colocar uma informação e não criar um tópico de discussão. Agora, não lembro de ter visto sua participação em outros tópicos, ou me passou desapercebido, prometo não cometer tamanha injustiça outravez.
:twisted: Um grande abraço e um final de semana com bastante alegria para vc e todos os seus :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sábado mar 24, 2007 9:55 am

MarciaRj Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu:A Márcia desculpe mas só duas perguntas.

:twisted: Aqui não se diz adestrador...existe diploma para provar!! Vc está se baseando neste tópico para fazer um julgamento sem antes ter lido os outros dos quais ou participei. Não foi correto de minha parte ter me irritado por tão pouco, e com toda certeza não vou cair no mesmo erro novamente. E parabéns mais uma vez...conhece o Bruno a mais tempo que eu :twisted:
:wink: Agora só entre, qual o seu problema? Foi não ter colocado o nome da autora? Ofendi a vc ou a outra pessoa? O meu interesse aqui foi colocar uma informação e não criar um tópico de discussão. Agora, não lembro de ter visto sua participação em outros tópicos, ou me passou desapercebido, prometo não cometer tamanha injustiça outravez. :twisted: Um grande abraço e um final de semana com bastante alegria para vc e todos os seus :wink:

Agora, não lembro de ter visto sua participação em outros tópicos, ou me passou desapercebido, prometo não cometer tamanha injustiça outravez.
:o :o :o :o
<p>Cumprimentos, </p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mar 24, 2007 3:59 pm

Desculpe mas birras infantis não.

Já agora, foi uma grande falta de chá de sua parte ter mudado o seu perfil desde hoje às 9 da manhã de Adestradora para educadora.

E que bela educadora/adestradora cuja forma de dialogar nos fóruns é sendo mal educada se alguém lhe fz uma pergunta como a sportinguista fez. Uma pessoa nervosa e bronca por natureza a educar cães não vale nada...

E me retiro dizendo que colocar textos literalmente sem dar sequer a indicação do autor é no minimo falta de respeito por quem os escreveu. Pelo menos em Portugal é-o. E ao que sim também no Brasil...

Quanto a nunca ter lido os meus textos é normal, eu somente tenho 7000 e tal mensagens e ando cá desde 99. Voce registou-se há um mês e como tal a sua participação é muito mais rica. :roll:
Última edição por CasadeAnaval em sábado mar 24, 2007 4:04 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”