lâmpada uva/uvb

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sábado mar 24, 2007 8:37 pm

shanebeschen Escreveu:penso ser nitido que a propagaçao de uv é directamente proporcional à distancia ao solo dentro do limite 0-30cm .assim sendo e atendendo a q um animal n permanece imovel dentro dum terrario quanto maior a propagaçao de uv melhor a absorçao dos mesmos .
foste logo dar o exemplo , para comparar ,dum animal com alta necessidade de uv .assim o deficit artificial/natural parece maior ;)
Não sei se percebi bem o teu post mas de qualquer forma a propagação de UV é proporcional à distância do animal à lâmpada. Quanto mais perto mais radiação recebe.
Quando planeias um terrário podes optar por tentar que a cobertura de UVB seja o mais abrangente possível, ou então optimizar determinada área em detrimento do restante terrário. É melhor optar pela última porque permitimos ao animal escolher como e quando quer se expor consoante as suas necessidades

Eu escolhi esse exemplo porque estávamos a falar de tartarugas e muitas delas tem necessidades elevadas de UVB.
O deficit artificial/natural é realmente elevado, eu não preciso de um exemplo rebuscado para o mostrar.
Julgo que tu não estás é a quantificar o resto da equação. Se 12h de artificial equivalem a uma hora de natural então um animal que no seu meio natural se expõe ao sol durante várias horas, está claramente a receber muito menos UVB em cativeiro do que aquela que necessita.
Se um animal passa uma boa parte do dia a receber 400uW/cm² e nós no terrário conseguimos metade disso nas melhores condições, estamos claramente em défice.
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo mar 25, 2007 8:55 am

sao formas de ver as coisas rbl .
ambas correctas na minha perspectiva .
eu opto por tentar propagar os uv para todo o terrario , tendo depois um abrigo para quando nao se querem expor .
concentrado tenho so um foco de calor para uma area restrita .
obrigado mais uma vez pela elucidaçao .
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

domingo mar 25, 2007 10:39 am

Estou de espantado com a aula que aqui foi leccionada! Muito bem :lol:
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

domingo mar 25, 2007 12:24 pm

pacifco Escreveu:Estou de espantado com a aula que aqui foi leccionada! Muito bem :lol:
é verdade, estes pseudo-herpetologistas como lhes chamam ás vezes surpreendem :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: ás vezes não surpreendem mais porque os temas não são bem explorados nem as perguntas bem feitas o que faz perder um pouco o incentivo á resposta.
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

domingo mar 25, 2007 8:23 pm

Cold: Julgo que querias dizer pseudo-entendido ;)

shanebeschen: só para que não fiquem mal entendidos para quem ler a seguir, as duas abordagens são realmente correctas. Cabe a quem projecta o terrário optar pela solução que considera melhor para o caso específico que tem em mãos.
O meu ponto é que a forma de colocação destas lâmpadas é crítica visto que não produzem UVB em abundância para termos margem de manobra para erros.

Optar por outras lâmpadas como as de vapor de mercúrio resolve definitivamente o problema mas tem o inconveniente da distância mínima de 30cm, o que obriga a um terrário mais alto do que provavelmente é necessário.
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

domingo mar 25, 2007 8:56 pm

rbl Escreveu:Cold: Julgo que querias dizer pseudo-entendido ;)
Não pá...eu só queria utilizar a palavra "pseudo", que aprendi á pouco aqui no forum e achei que ficava bem.... :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”