domingo mar 25, 2007 6:48 pm
A realidade é que a opinião do forista Zecar 21 é a da maioria da população portuguesa. Pena é que toda a gente fala muito, que nos principais países europeus as perigosas foram banidas e tal, mas vejamos:
Quais são as raças perigosas? É que nos vários países as listas de cães considerados perigosos ou potencialmente perigosos são diferentes, ou seja não há consenso, principalmente porque nenhum país considera as suas raças autóctones como perigosos, por exemplo na Alemanha o rottweiller não é considerado perigoso.
Porque é que nos países em se baniram as raças que estes consideravam perigosas, não houve diminuição do número de ataques de cães reportados às autoridades? Por todos os países Europeus em que se baniram raças existe um sentimento de fracasso em relação a estas leis, visto que estas não cumpriram o seu principal objectivo, diminuir os ataques caninos, e mesmo a opinião publica nestes países evoluiu para as pessoas perceberem que este problema não é de determinadas raças.
Só existe uma forma de parar com os ataques de cães, é banir todos os cães, se não existirem cães entre nós não haverá oportunidade de um cão morder uma pessoa, mas será isto justo?
Eu sou dono de Pit Bulls, e tenho cães desta raça desde o tempo em que ninguém conhecia estes cães, ainda me lembro das pessoas na rua, intrigadas, falarem comigo amigavelmente, fazerem festas aos meus cães, pensarem ser cruzamento de boxer com qualquer coisa, e de os acharem uns amores, meiguinhos e brincalhões. Nos dias de hoje quando passeio com os meus cães, as pessoas mudam de passeio aterradas, algumas fazerem comentários extremamente ofensivos, e só acho que ainda não fui agredido porque sou grandito. No entanto os meus cães continuam a ser meigos e brincalhões, que terá mudado?
Eu considero o Pit Bull o melhor cão de compania, tem qualidades extraordinárias, adora crianças a sua paciência é lendária, adora pessoas e é um cão super divertido e brincalhão, péssimo cão de guarda devido à sua falta de agressividade para com pessoas, no entanto há pessoas que gostariam de proibir esta raça, eu gostava de saber porque é que devido a acontecimentos com os quais eu nada tenho a ver, eu que tenho cães desta raça à anos sem nunca ter tido o menor problema relacionado com agressividade, e como eu existem muitos donos de pits, de rotts, de staffs, de dogos, etc, porque é que nós haveríamos de ser proibidos de ter cães da nossa raça favorita, porque é que as pessoas me querem proibir de ter o que considero ser a melhor raça do mundo, o cão mais adequado a minha pessoa e à minha vida familiar, quando eu nunca prejudiquei ninguém, nem nunca os meus cães puseram a integridade de ninguém em causa....
Como já referi, tenho Pits à muitos anos, e só de há 3 anos para cá é que uma vizinha minha todos os dias vem comentar comigo que ouviu uma noticia, ou leu no jornal que os meus cães são perigosos, esta vizinha antigamente entrava em minha casa para ir ao limoeiro que tenho no quintal apanhar limões quando precisava e fazia sempre festas aos meus cães. Agora espera que eu esteja em casa para tocar à campainha para eu lhos dar porque se recusa a entrar em minha casa porque tem medo dos meus cães, e eu perante esta situação perguntei-lhe se os meus cães alguma vez a ameaçaram, e a resposta que obtive foi que eles são super meigos, mas que eles são mesmo assim e que de repente dá-lhes uma coisa e quando menos se espera matam....
O que terá mudado?