RamsesII Escreveu:tenho dois gatos inteiros de 2 ou 3 anos que vivem num quintal aberto, são os únicos machos num raio de muitos quilómetros, gatas há várias.

sem comentários..
desde que tenho estes dois siameses, um deles (o mais velho) tem vindo para casa com feridas de lutas quase todos os meses! aquilo é uma corrida para o veterinário, assim que se cura de uma, arranja outra!!!
e um testezinho a FIV, hein? Já convinha....
a veterinária já sugeriu que se castrasse o gato, mas estamos com medo de uma coisa... se bem que um gato castrado tenha menos tendência a "vadiar", temos medo que ele se envolva em alguma luta e volte ainda mais magoado, porque não se defende!!! basicamente,
o nosso medo é que ele fique "maricas" e deixe os outros bater-lhe...
teremos razão no nosso medo? se sim, então qual é a hipótese (o mal menor)?
obrigado
o que eu já me ri com esta... maricas? usualmente, quando se fala em castração - e isto também se passa na minha familia - as pessoas pensam logo 'coitadinho do bicho, vais-lhe tirar a virilidade'... e para que é que precisam da virilidade?
os seus gatos não vão ficar maricas, nem vão vestir-se de cor de rosa

esteja descançado.
já os devia ter castrado há muito!
a maneira como os seus gatos estão a viver é uma irresponsabilidade. deixar gatos inteiros passear-se só trará mais gatinhos de rua, você é que não os vê (essa parte geralmente fica para os meros mortais como nós que faz das tripas coração para lhes arranjar donos e qualidade de vida).
deixar a situação de lutas prolongar-se também é muito mau. as lutas são as principais vias de transmissão da sida e da leucemia felina, doenças graves. deverá fazer despistes das doenças
castrar os gatos é de longe a atitude mais correcta, mas não solucionará o seu problema. os gatos já são adultos e já sabem o que é procriar e tomar território. terá que vedar o quintal ou assim, limitar o seu espaço, não tem de ser essencialmente dentro de casa. mas isto deve fazer com os animais castrados, se não quer miados a noite toda ou mesmo lutas entre eles os 2.
repense a forma como os seus meninos vivem, pode nem ser o melhor para eles