Bem... passo a expôr o meu dilema:
Tenho um pastor alemão (macho) com quase 3 meses (o meu primeiro cão) e está quase sempre a morder, embora na brincadeira , aleija (especialmente os dedos
 ). Ralho com ele imensas vezes(dizendo NÂO!!! e de vez em quando segurando-o pelo cachaço), mas mesmo assim ele continua a morder (embora ligeiramente menos). Já me aconteceu estar a dar-lhe uma reprimenda e ele mostrar-me os dentes! Até que ponto é que será prematuro "apertar-lhe os calos" e mostrar-lhe quem manda??!! Bem vistas as coisas não passa de um "bébé cão"...mas por outro lado, o que lhes deixamos fazer em pequenos, terão tendência a repetir quando mais crescidos...e aí...penso que já é mais complicado...
 ). Ralho com ele imensas vezes(dizendo NÂO!!! e de vez em quando segurando-o pelo cachaço), mas mesmo assim ele continua a morder (embora ligeiramente menos). Já me aconteceu estar a dar-lhe uma reprimenda e ele mostrar-me os dentes! Até que ponto é que será prematuro "apertar-lhe os calos" e mostrar-lhe quem manda??!! Bem vistas as coisas não passa de um "bébé cão"...mas por outro lado, o que lhes deixamos fazer em pequenos, terão tendência a repetir quando mais crescidos...e aí...penso que já é mais complicado...Já dei uma vista de olhos em posts anteriores, que referem o mesmo problema e houve quem sugerisse puxar-lhes a língua para eles associarem a experiência de morder a algo desagradável...pois é...eu experimentei e acabei por ficar com os dedos ainda mais doridos
 !
 !Não tenho qualquer prazer em ralhar ao meu cão, mas penso que o melhor será mesmo mostrar-lhe quem manda...ou será que este tipo de comportamento tem tendência a passar, através das brincadeiras e da convivência normal?...

. Entretanto vá brincando você,  que eles agradecem!
. Entretanto vá brincando você,  que eles agradecem!