Primeira ninhada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

segunda mar 26, 2007 10:44 am

Bom dia

Esterilize os seus animais! O prazer de ver os filhos dos seus amores pode custar caro a esses mesmos filhos! Com sorte, a ninhada terá 3 ou 4 gatos mas pode ter mais. Tem a certeza que vai conseguir arranjar donos para esses gatinhos que tratem bem deles até ao fim da sua vida? Ou vai pô-los para adopção num site e sujeitá-los a um possível (provável) abandono posterior?

E se houver mais gestações? (situação bem provável....)

Optar por dar a pílula à gata será também condená-la no futuro a problemas de saúde graves: tumores, piometra e quistos

E quando o seu macho "entrar em acção", mesmo que seja fora de casa, a responsabilidade moral pelos gatos que ele gerar também será sua. Vai arranjar donos para esses gatinhos? Não vai querer que eles fiquem a vadiar e a sofrer, pois não?

Por favor pense e tome a decisão que vai melhor proteger os seus bichanos e evitar mais sofrimento às gerações que eles irão originar

Quanto ao nick, sugiro que contacte a moderação e peça a anulação duma das contas

Felicidades
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato será teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 26, 2007 10:47 am

carlota25 Escreveu:Quanto a gatinha, gostava mais k ela tivesse para poder ter filhotes dela, como se fossem meus "netos".
Isso é fácil. Tem filhos e posteriormente os seus filhos darão netos e nessa altura, numa fase mais madura da sua vida será avó. Se a unica razão é ter "netos", parece-me um risco egoista.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
carlota25
Registado: quarta fev 28, 2007 4:01 pm

segunda mar 26, 2007 1:24 pm

LuMaria Escreveu:
carlota25 Escreveu:Quanto a gatinha, gostava mais k ela tivesse para poder ter filhotes dela, como se fossem meus "netos".
Isso é fácil. Tem filhos e posteriormente os seus filhos darão netos e nessa altura, numa fase mais madura da sua vida será avó. Se a unica razão é ter "netos", parece-me um risco egoista.
Então quais as razoes que acha admissiveis para deixar as gatas engravidarem?

De qualquer maneira o objectivo de eu ter posto esta questão aqui era para me contarem as suas experiencias com o nascimento de gatinhos persas para eu propria decidir o que fazer. Para eu medir os riscos e avaliar a situaçao. Já vi que é complicado o nascimento de persas... Vou pensar mt bem nisso...
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 26, 2007 1:26 pm

carlota25 Escreveu:Então quais as razoes que acha admissiveis para deixar as gatas engravidarem?
Hoje em dia? Bem poucas :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta mar 29, 2007 1:56 pm

Carla,

Outra açoriana por aqui! :D

Para já, nunca se deve cruzar uma gata antes de um ano de idade, pois só a partir desta idade é que a gata está fisicamente preparada para suportar uma gravidez e parto.

Para responder à sua última pergunta, é considerado aceitável cruzar uma gata com o objectivo de melhorar uma determinada raça, ou seja, o cruzamento de dois gatos que respeitam os standards definidos pelos clubes de felinicultura, com o fim de produzir gatinhos o mais próximo do ideal possível. Qualquer criador com intenções para além desta (estando o proveito económico no extremo oposto da escala), são considerados criadores de vão escada (backyard breeders).

No seu caso em particular, se os seus gatos estão registados (sei que nos Açores não é prática comum) e se acha que têm potencial para produzir gatinhos de qualidade, já é meio caminho andado. Para além de reunir estas condições, um bom criador deve estar muito bem informado sobre os mais diversos aspectos da sua raça - saúde, genética, reprodução, grooming... - e, pelo que deduzi das suas perguntas, ainda tem muito a aprender sobre os persas. Nós nas ilhas estamos bastante limitados em termos de recursos, eu sei, mas vá por mim - a Internet é uma ferramenta fantástica! Também é uma grande ajuda manter contactos com um criador experiente.

A criação em geral é muito mais complexo do que a maioria das pessoas julga. Podem surgir das mais diversas complicações não só no parto como também na gravidez, no pós-parto, com os gatinhos e até no cruzamento, para não falar nos problemas todos associados aos gatos inteiros. Nos persas, é comum os gatinhos nascerem com os pés primeiro e ficarem presos no canal, por exemplo. Pode ser uma experiência tão traumatizante como recompensadora. O essencial é estar preparado para tudo o que vier.
carlota25
Registado: quarta fev 28, 2007 4:01 pm

sexta mar 30, 2007 4:20 pm

Obrigado a todos pelos vossos comentários. Tenho falado com criadores e eles tem me contado a experiencia deles. Já vi mesmo que requer muitos cuidados e que pode trazer problemas tanto para a gatinha como para os gatinhos que nascerem... Foi uma decisão muito dificil para mim... desejava muito ter bébés da minha Fofinha e Gandalf e depois da primeira ninhada esterlizava os que cá ficassem. Se eles tivessem gatinhos podiam ter a certeza de que todos eles iriam ser bem tratados, eu também não desejaria o contrário e ia seleccionar bem as pessoas para ficarem com os meus meninos. infelismente, após uma conversa com uma criadora fiquei um pouco com receio de deixar a Fofinha engravidar. Tenho muito medo que lhe aconteça alguma coisa e ainda por cima sou inexperiente nesse aspecto. Em relação a persas não tenho muita experiencia e tenho aprendido mais qualquer coisa através da net e com ajudas de criadores através da mesma. Por isso já decidi esterlizar os dois. Será mais fácil mais tarde adquirir outro gatinho e este será recebido com muita alegria e será tratado da mesma forma como tem sido com os que tenho presentemente.

Fiquem bem e tenham um bom fim de semana...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta mar 30, 2007 4:22 pm

carlota25 Escreveu:Obrigado a todos pelos vossos comentários. Tenho falado com criadores e eles tem me contado a experiencia deles. Já vi mesmo que requer muitos cuidados e que pode trazer problemas tanto para a gatinha como para os gatinhos que nascerem... Foi uma decisão muito dificil para mim... desejava muito ter bébés da minha Fofinha e Gandalf e depois da primeira ninhada esterlizava os que cá ficassem. Se eles tivessem gatinhos podiam ter a certeza de que todos eles iriam ser bem tratados, eu também não desejaria o contrário e ia seleccionar bem as pessoas para ficarem com os meus meninos. infelismente, após uma conversa com uma criadora fiquei um pouco com receio de deixar a Fofinha engravidar. Tenho muito medo que lhe aconteça alguma coisa e ainda por cima sou inexperiente nesse aspecto. Em relação a persas não tenho muita experiencia e tenho aprendido mais qualquer coisa através da net e com ajudas de criadores através da mesma. Por isso já decidi esterlizar os dois. Será mais fácil mais tarde adquirir outro gatinho e este será recebido com muita alegria e será tratado da mesma forma como tem sido com os que tenho presentemente.

Fiquem bem e tenham um bom fim de semana...
:wink:

Parabéns pela decisão acertada.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça abr 03, 2007 12:58 pm

olá Carla , deixe-me ser também outra pessoa a dar-lhe os parabéns!
Pela decisão que tomou. Eu própria já dei por mim a pensar que adorava ver as minhas gatas a criar os seus próprios bebes. Sei que as poderia fazer mais felizes... pensei nisto só depois de ver como a minha Lara tratava dos seus quatro filhotes era uma maravilha vê-los perdia-se a noção do tempo e do quase do espaço.... (a lara é uma gatinha q apanhei da rua com os filhotes, foi abandonada grávida pelos antigos donos e foi parir os meninos num poste de electricidade e com a ajuda de outra forista da arca conseguimos tirá-los da rua e arranjar dono para oa bebes)

Carla, esta explicação toda para dizer que consigo perceber essas intenções e sentimentos pelos nossos animais.... mas cheguei á conclusão que só as tive porque tal como 90 % dos donos dos animais eu caio no erro enorme de quase inconscientemente "humanizá-los", eu também trato as minhas gatas como "filhas" e os meus pais como "netas" enfim... esquisofrenice para uns, mas o mais natural dos sentimentos para aqueles que passam pelo que nós passamos e são capazes de amar verdadeiramente além da nossa própria espécie....
Mas carla se é uma dessas pessoas porque já percebi que é, então canalize essa intenção de alargar e distribuir por mais animais que possivelmente senão for a Carla nunca saberam o que é uma vida decente.
Adopte mais uma companhia para os seus "filhotes" e vai ver que eles vão adorar....
Obrigado.
Telma
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 03, 2007 1:05 pm

zuca_05 Escreveu:mas o mais natural dos sentimentos para aqueles que passam pelo que nós passamos e são capazes de amar verdadeiramente além da nossa própria espécie....
Zuca, eu amo os meus amigos e não os vejo como filhos. Os meus animais são simplesmente os meus maiores amigos e estão sempre em 1º lugar. Não acredito que apenas quem veja os animais como "filhos" são os que os amam verdadeiramente e mais que todos os outros.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça abr 03, 2007 1:17 pm

Lu, não percebeu a ideia que eu quis passar.
Vou explicar melhor.
Não é por chamar os meus animais de filhos (isto é humanizá-los) que eu gosto mais deles que a Lu gosta dos seus. O que acontece é que a Lu pura e simplesmente não os Humaniza, não os estraga de mimos de forma quase ridícula ou cómica, confesso....
Quem como eu faz isso, penso que o fará com uma intenção fantasiada de eles serem mais ou significarem mais do que meros gatos ou cães nas nossas vidas....
Também amo os meus amigos e a minha famelga toda e nao os trato por filhos porque a minha familia já é humana e eles já significam ou são um pouco mais que animais de companhia.

Pecebe? eu amo tanto as minhas gatas que quase tenho "pena" de elas serem gatas! como tal, amo-as como se fossem filhas, como se isso no fundo aumentasse a sua condição... é a explicação mais rudimentar que consigo dar...
Atenção que a condição de gato é das melhores que se pode ter no mundo animal! :lol: :lol: :cry:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 03, 2007 2:12 pm

E afinal qual é o problema de dizermos que os nossos animais são tambem de certo modo, nossos filhos?

Não dependem de nós?
Não os acarinhamos e amamos?
Não corremos para o vet ao minimo sinal de alarme?

Então? Será uma vergonha dizer que são "tambem" nossos filhos?

Só uma mente doente achará que "filhos humanos" e "filhos animais" são a mesma coisa.

Tal como o dia não se pode comparar á noite tambem estas duas coisas não teem comparação possivel.
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 03, 2007 3:16 pm

lagutrop Escreveu:E afinal qual é o problema de dizermos que os nossos animais são tambem de certo modo, nossos filhos?

Não dependem de nós?
Não os acarinhamos e amamos?
Não corremos para o vet ao minimo sinal de alarme?

Então? Será uma vergonha dizer que são "tambem" nossos filhos?

Só uma mente doente achará que "filhos humanos" e "filhos animais" são a mesma coisa.

Tal como o dia não se pode comparar á noite tambem estas duas coisas não teem comparação possivel.
O problema está quando se quer ter netos. Foi só isso.

Zuca, adorei a explicação. Melhor impossivel :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 03, 2007 4:07 pm

Netos espero ter um dia.... mas humanos e já faltou mais.

Porque animais nem pensar.

Cá em casa é tudo zcttt zcttt zcttt para não haver nem doenças nem confusões :D
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

terça abr 17, 2007 7:51 pm

É triste de ver que infelizmente a forista disse que ia esterelizar e mentiu. Anda agora noutro site identico a fazer a mesma pergunta que fez neste topico....é triste mas enfim... :roll:
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

terça abr 17, 2007 7:54 pm

Seja como for já levou comigo no outro site....Para não se armar em esperta :twisted:
Responder

Voltar para “Gatos”