Raça ideal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tatejos
Registado: quinta mar 22, 2007 7:46 pm

quinta mar 22, 2007 7:54 pm

Boa noite,

Eu gostaria de adquirir um cão mas tenho algumas limitações que condicionam a minha escolha. Sei que o melhor seria adoptar um caozito mas como tenho pouca experiência gostava de poder conhecer as características da raça para não apanhar "surpresas".

Bem as minha condicionantes para a raça são:
- viver num apartamento;
- ficar sozinho das 9h30 às 6h30 (se é que existe alguma raça que não se ressinta deste facto)
- temperamento fácil, uma vez que não tenho muita experiência.

Já fiz algumas pesquisas encontrei alguns do grupo Toy, mas devo confessar que não são dos meus favoritos...

Pedia-vos que me ajudassem na escolha da raça e que opinassem sobre o factor srd/puro. Não quero um campeão, apenas uma companhia, mas como já disse o factor surpresa deixa-me aprrensiva.

Desde já obrigada e perdoem a extensão do post :)
Airedale
Membro Veterano
Registado: terça dez 07, 2004 4:09 pm

quinta mar 22, 2007 8:13 pm

Aconselho-a vivamente a ponderar o PUG CARLIN: cão de raça pequena (cerca de 7 kgs) mas muito compacto e sem ser "mariquinhas" (como são por norma os cães de pequeno porte) tem um temperamento excelente. Pesquise um pouco e veja por si :wink: Nalguns sítios dizem que largam muito pêlo mas confesso que até agora não tenho tido problemas. Basta uma simples escovagem semanal.
P.S. - Eu também nunca fui grande fã de "cães a pilhas" mas depois de muito pesquisar cheguei à conclusão de que esta é a raça ideal para mim, para o meu estilo de vida e para o espaço que tenho disponível (também um apartamento). Tenho um (o Tomás: conheça-o no petsite), depois de procurar mais de 1 ano, que está comigo desde finais de Janeiro último e estou muito contente com a minha escolha.
NOTA: nesta raça os machos são mais calmos do que as fêmeas.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quinta mar 22, 2007 8:28 pm

Mariquinhas :twisted: :twisted: :twisted: A minha Tuguinha é portatil ,delicáda,super brincalhona ,etc. :D uma Lady :wink: ela é (maltes)e é um pouco para o medricas ,mas tem muitos cãezinhos( a pilhas )que são autenticas ferinhas . 8) as alegrias que os cães nos dão não se medem aos palmos :wink:
MarciaRj
Membro
Registado: quinta mar 08, 2007 7:14 am

quinta mar 22, 2007 10:10 pm

Oi Tatejo! Vc não vai encontrar uma raça que goste de ficar tantas horas sózinha, a não ser que vc compre ou adote duas.
Qt ao temperamento vc vai precisar conheçer os pais do cão para ter uma idéia. Os que conheço são o pug, os chihuahua, bullgog francês, yorkshire, pequeno lebrel italiano e o maltês. Tem outros, mas estes são os que consigo lembrar no momento.
Aconselho a ler sobre a manutenção e a saúde das raças e procurar um bom canil, mesmo que vc queira só para pet, o criador pode te dar a garantia do bom temperamento do cão. Pese muito todos os prós e contras antes de comprar um cãozinho que vá ficar tanto tempo sózinho. E inclua nos gastos com seu cão um bom adestrador, para que ele possa superar sem destruir e nem sofrer qd vc estiver fora de casa. E se seu amigo não for para criação, procure um veteriário e castre-o o mais breve possível. Vc vai evitar muitos problemas relacionados com o cio (cadelas) ou com marcação de território (machos).

Bjs.
Airedale
Membro Veterano

quinta mar 22, 2007 10:25 pm

keitinha Escreveu:Mariquinhas :twisted: :twisted: :twisted: A minha Tuguinha é portatil ,delicáda,super brincalhona ,etc. :D uma Lady :wink: ela é (maltes)e é um pouco para o medricas ,mas tem muitos cãezinhos( a pilhas )que são autenticas ferinhas . 8) as alegrias que os cães nos dão não se medem aos palmos :wink:
Não era para ofender 8)
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quinta mar 22, 2007 10:38 pm

Eu sei :D :D :D :wink: Lambidelas da peluda .
Airedale
Membro Veterano

quinta mar 22, 2007 10:53 pm

:lol: :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta mar 22, 2007 11:29 pm

Antes de mais, eleja as suas raças favoritas.

Depois informa-se o mais que puder sobre cada uma delas.

Hoje em dia a internet tem uma informação muito vasta.

Vá eliminando até ver qual mais lhe convém.

Não vale a pena pensar num cão de forma racional, o nosso coração normalmente fala mais alto ;)

Também não se esqueça dos que se encontram gratuitamente e que necessitam de carinho...

Se não estiver disposta a gastar muito dinheiro, pode ser a opção mais interessante 8)
<p>Cumprimentos, </p>
Airedale
Membro Veterano

quinta mar 22, 2007 11:36 pm

sitiodosanimais Escreveu:Antes de mais, eleja as suas raças favoritas.
Se não estiver disposta a gastar muito dinheiro, pode ser a opção mais interessante 8)
Se bem que será sempre um "kinder-surpresa", tem de estar preparada para tudo. Especialmente se for ainda cachorro, não dá para adivinhar que tipo de cão será no futuro. E não me parece que seja isso que a forista procura mas é sempre uma hipótese a ponderar, se bem que terá de ser muito bem equacionada. Boa sorte!
beckham
Membro Júnior
Registado: quarta fev 14, 2007 12:55 pm

sexta mar 23, 2007 9:09 am

E que tal ir ao canil mais próximo e ver qual o cão que se apaixona por si e pela sua família?

O temperamento é como o dos humanos, dois filhos do mesmo pai e da mesma mãe não têm sempre temperamentos diferentes? E também não são iguais aos pais...

Ter um cão é "como" ter um filho, é uma relação para a vida e com surpresas diárias!!

Boa sorte
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

sexta mar 23, 2007 12:00 pm

Olá!

Olha eu moro num apartamento e na altura que decidi ter o Chumi (chow chow) já era um cão que eu adorava, depois ande a pesquisar entre ele outros e pelas caracteristicas dele, apesar de ser um cão com um porte medio, adapta-se bem a apartamento, é um cão calmo, limpo, e gosta muito da sua independencia, eu tb trabalho e ele fica sozinho durante o dia, depois é um cão que não é barulhento é muito raro latir, é optimo cão de guarda qualquer barulho estranho não lhe escapa nada.

No entanto é um cão teimoso e com uma personalidade vincada. o meu é muito estranho com pessoas que não conhece.

O meu apartamento tem terraço não sei se o seu tem, mas ele está mais dentro de casa mesmo durante o dia.

Tens sempre ospequinois ou dentro desse genero, os meu sogros têm um, que é o Joly e ele da-se bem e não faz asneiras nenhumas.

Mas tb já sabes que em pequeninos têm de ser ensinados do que podem ou não fazer, e ter muita paciencia, porque estragam sempre qq coisa(no meu caso não tenho muito que me queixar).

Acho que tenho que alertar esta situação, sento um cao de raça ou não, grande ou pequeno, em pequeninos são terroristas... e fazem asneiras, as necessidades dentro de casa até serem ensinados a fazer no sitio dele ou na rua, é preciso paciencia, para depois de verem a casa suja, coisas estragadas como cadeiras, mesas, roupa, sapatos etc. não se arrependam e abandonem os animais, ou os doem pq não tem tempo ou espaço bla bla bla.

Isto é só um alerta para pensar bem antes de adquirir um cãozinho muito mais bébé.
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta mar 23, 2007 12:40 pm

Airedale Escreveu:
sitiodosanimais Escreveu:Antes de mais, eleja as suas raças favoritas.
Se bem que será sempre um "kinder-surpresa", tem de estar preparada para tudo. Especialmente se for ainda cachorro, não dá para adivinhar que tipo de cão será no futuro. E não me parece que seja isso que a forista procura mas é sempre uma hipótese a ponderar, se bem que terá de ser muito bem equacionada. Boa sorte!
Peço desculpa Airedale, mas esta citação ficou completamente fora do meu contexto ;)
<p>Cumprimentos, </p>
Airedale
Membro Veterano

sexta mar 23, 2007 12:46 pm

Nunca é demais alertar, porque realmente com um srd não se pode mesmo antever o que dali sairá. Não digo que não seja, até muitas vezes a melhor opção, mas é bom que se tenha a plena consciência para saber ao que se vai, para que depois não apareça mais um desgraçado nas adopções. Era só essa a minha ideia: tentar esclarecer. Até porque a forista que abriu o tópico pretende informar-se ao máximo para tomar uma opção consciente. :wink:
Airedale
Membro Veterano

sexta mar 23, 2007 12:48 pm

keitinha Escreveu:Mariquinhas :twisted: :twisted: :twisted: A minha Tuguinha é portatil ,delicáda,super brincalhona ,etc. :D uma Lady :wink: ela é (maltes)e é um pouco para o medricas ,mas tem muitos cãezinhos( a pilhas )que são autenticas ferinhas . 8) as alegrias que os cães nos dão não se medem aos palmos :wink:
Claro que não, muitas vezes são até inversamente proporcionais :lol: :wink:
ana94
Membro
Registado: domingo dez 31, 2006 5:15 pm

quinta mar 29, 2007 7:58 pm

:lol: um yorkshire terrier pareçe ser assim fracote mas kuando ker é bom guarda lol o k xateia é akele ladrar irritante :P :D
Responder

Voltar para “Cães”