Um novo gato em casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
turrinhas
Registado: domingo out 15, 2006 10:11 am

sexta mar 30, 2007 11:54 am

O meu gato vai fazer 8 anos, estou a pensar em trazer outro gato para casa, ( um amigo meu tem a gata e a filha dessa gata, ambas a espera de bebes) e eu disse que em principio ficava com um. :D
O meu gato é muito sociável, pois vem cá amigos que trazem os cães e ele não se chateia, também já cá tive por duas vezes gatos como hospedes e nunca houve problema, (uma delas e a gata k esta a espera de filhotes). a minha duvida é como ira ser para ficar, se ele se ira sentir traído.
Se alguém já tiver tido uma situação idêntica podem me dar umas dicas de como ele pode reagir.
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta mar 30, 2007 12:24 pm

Boa tarde,

Se o seu gato sempre teve uma boa reacção a animais estranhos é bom sinal.
No entanto, é 1 pouco diferente qd o novo bicho é p ficar :) mas como estamos a falar de 1 bebé ainda melhor.
N creio q vá ter grandes probls mas tenha em consideração q qd o velhote falecer o bebé já terá uns aninhos (se tudo correr bem) e irá sentir a sua falta, podendo n ter a mma facilidade em aceitar 1 bebé nessa altura (isto indo já mto à frente...). Afinal estamos a falar de animais q vivem bastante tempo...

Resumindo: parece q n é uma decisão dificil :)
Dê uma volta aqui no fórum e procure tópicos de: encontros entre 2 gatos, ou: mais 1 gato e assim... recordo-me de ter lido várias experiências.

... já pensou em 2 bebés?? Isto se puder, claro... :roll: :wink:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mar 30, 2007 1:35 pm

turrinhas Escreveu:Ooutro gato para casa, ( um amigo meu tem a gata e a filha dessa gata, ambas a espera de bebes)
Valha-nos Deus que é quem pode :o :o :o
guxa
Membro Júnior
Registado: quarta jul 09, 2003 1:10 am

sábado mar 31, 2007 2:47 am

Olá. vivo uma situaçao semelhante embora a minha gatinha tenha 5 anos. Recentemente fiquei com um gatinho que tem hoje 5 meses. O inicio foi complicado, pensei em desistir e arranjar dono para o bébé. Tinha 2 meses quando chegou e a gata não reagiu muito bem. Bufadelas, patadas...etc. Tive de os separar na primeira semana enquanto não estava em casa. Foi complicado mas valeu a pena. Hoje são amigos, mas se o pequeno abusa, ela coloca-o na linha. Acho que caminham para uma grande amizade, mas demora...
Ela estava sozinha, e acho que agora está mais feliz e sociavel.
Boa sorte
turrinhas
Registado: domingo out 15, 2006 10:11 am

sábado mar 31, 2007 11:31 am

Obrigada a todos pelas dicas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 01, 2007 7:18 pm

Inicialmente, quando o novo elemento chega ao lar, o que normalmente acontece é um desenrolar de curiosidade por parte de ambos e essa nunca deve ser entreposta por parte dos donos, mas sim encorajada, embora que com supervisionamento, a fim de não haverem percalços…!
Ter a certeza de que o gatinho tem as unhas cortadas para que não fira o o outro, bem como ter as unhas do já residente, igualmente cortadas (aparadas) com a finalidade de não haverem ferimentos aquando uma aproximação mais "feroz" e ter a certeza de que nunca deixa os dois a sós enquanto não houverem certezas concretas de que são “fieis” amigos. Sempre que se tiver de ausentar da casa, deve mantê-los separados até ao próximo reencontro.

Nunca insistir com o felino residente para estar junto do novo elemento. Ele entenderá, a seu tempo, quando a melhor altura duma aproximação… como diz o ditado “a curiosidade matou o gato” e o que quero dizer é que será ele, por iniciativa própria, que irá fazer uma abordagem ao novo amiguinho a fim de “matar” a sua curiosidade felina.

Caso não resulte a primeira apresentação... então terá mesmo de separar o novo elemento numa outra divisão da casa. Deixar que se cheirem pelas frestas da porta que os divide, por uns dias e ir insistindo diariamente com uma ténue apresentação super vigiada por si.
Ir trocando as mantinhas de um e outro para que os cheiros de cada um sejam assimilados pelo outro até se identificarem... :wink:

Nunca deve fazer festinhas ao novo hóspede em primeiro lugar. Acariciar sempre, em primeiro lugar, o residente e, só depois ao novo "hóspede" para que não espolete ciúmes.

O dia chegará em que se vai aperceber quando deve deixá-los interagir :wink:

Não esquecer de levar o novo “hóspede” a um check-up veterinário, desparazitação, etc., antes de o levar para casa e juntá-lo com o já residente.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

domingo abr 01, 2007 10:29 pm

bem, falando da minha experiência própria... tenho um gato (macho) de 2 ou 3 anos que, sempre que algum gatinho bebé aparece em casa, ao fim de 10 minutos já o adoptou! uma vez esteve em casa um gatinho quase 15 dias antes de ir pró dono final, afeiçoaram-se tanto que, quando o babé foi embora, o meu passou dois dias a gritar por ele! :roll:
o melhor a fazer ao apresentar o novo habitante é mesmo ver a reação deles... se o pequenino estiver à vontade, pode provocar o grande e este pode ficar chateado com a brincadeira, pelo que se deve tentar acalmar o pequeno. pode também acontecer o contrário, com o pequeno aterrorizado e o grande a puxá-lo prá brincadeira (o meu mais velho dava patadas nas orelhas do pequenito assustado)... de qualquer forma, o melhor é observar cuidadosamente as reações de cada um e só intervir se houver problema grave (gatos aterrorizados, zangados ou à luta)! :wink:
Kakarote
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 7:24 pm

quarta abr 04, 2007 6:22 pm

lagutrop Escreveu:
turrinhas Escreveu:Ooutro gato para casa, ( um amigo meu tem a gata e a filha dessa gata, ambas a espera de bebes)

concordo plenamente ctg...:o:o:o:o:o:o:o...
Kakarote
Membro Júnior
Registado: sábado mar 24, 2007 7:24 pm

quinta abr 05, 2007 6:15 pm

eu ja tenho 2 atos em casa e ja sao de + so sabem sujar a casa...............
TKGoncalves
Registado: quinta jun 24, 2010 10:38 pm

quinta jun 24, 2010 11:12 pm

Boa noite
Como já devem ter apercebido, sou nova aqui.
Tenho uma gata em casa de dois anos muito invulgar. Cauda enrolada, um pouco anti-social(tem melhorado imenso), é fofinha e meiguinha com os donos e muito desconfiada com os outros.
Quando vou de fim de semana levo-a comigo e temos lá em casa um gato macho de 5 anos e a primeira vez que se viram ela saltou-lhe em cima e "bufou", isto ainda com 7 mesinhos. Ela é desconfiada, arisca, não se deixa pegar ao colo, só vai para o colo quando quer.É invulgar e adoro-a, é mesmo felina.
Agora depois de ter descrito a minha gata linda do coração, vou falar do que realmente me traz aqui...
Recolhi um gatinho pequenino da rua, coitadinho, estava tão assustado, estava no pneu do carro. Dei-lhe banho e está tudo bem com ele. É macho e estava cheio de medo, mas pouco tempo depois era como se já pertencesse a casa. A minha gata quando o viu bufou imenso, não foi agradável. Agora ele está mais que à vontade, é claro que ainda estranha. À noite ficou na sala e a gata na marquise, pois ela sempre que o via e vê bufa como nunca vi antes.
Tento dar mimo aos dois. Dou à minha gata e ao pequenino. Ela passou o dia todo na marquise, nem veio para a sala com ciumes. Agora ao anoitecer depois de eu a chamar lá veio. Mas houve guerra de titãs!Até tive medo!Fico triste porque adoro-a e detesto ve-la separada de mim, mas por outro lado também tenho que proteger o gatinho que é indefeso, apesar de ter também bufado imenso que me assustou...Eu quero ficar com os dois. O que devo fazer para ficarem amistosos?A minha gata ainda não é castrada porque não a quero ver sofrer. Acham que é por causa disso que ela é assim?O que devo fazer?Quero que os dois esteja em harmonia.
Desculpem o testamento, mas preciso mesmo de ajuda...se alguém tiver conselhos.. dicas..

Obrigado
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sexta jun 25, 2010 9:21 am

Kakarote Escreveu:
lagutrop Escreveu:

:o :o O seu amigo é criador?? Ou então, o que faz às ninhadas???????
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta jun 25, 2010 4:29 pm

Nita77 Escreveu:
Kakarote Escreveu:
lagutrop Escreveu:

Eu sigo esta linha de raciocínio... :| :?:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta jun 25, 2010 7:09 pm

martasal Escreveu:
Nita77 Escreveu:
Kakarote Escreveu:
lagutrop Escreveu:

Eu sigo esta linha de raciocínio... :| :?:
Considerando que o tópico é de 2007 escusam de ficar à espera de respostas :wink:
Responder

Voltar para “Gatos”