segunda abr 02, 2007 9:31 pm
Ola
Em relação ao Serra de Aires, não tem porque obrigatoriamente ser um problema.
Tenho um em apartamento, chega a ficar (infelizmente) 10h à minha espera e nunca tive problemas. Apenas não gosta de estranhos, evita-os na rua e não gosta que se aproximem de mim. Por isso festas na rua so mesmo por quem o conhece, e bem. Nunca tive problemas de disciplina, mas também conheço bem o meu cão. São animais esquivos, não confiam em estranhos facilmente.
Curiosamente, a incidencia de problemas temperamentais e comportamentais é muito superior em Portugal que no estrangeiro.
O meu conselho?
Use a net e pesquise sobre as mais variadas raças. De seguida và a algumas exposições caninas e veja os cães in loco. Às vezes ao vivo e a cores algumas perdem a piada. Fale com criadores e proprietários, fale com pessoal dos foruns.
Se entretanto não se apaixonar por uma especifica, reduza um pouco mais a lista. Pese os pros e contras de cada uma. Todas têm defeitos e virtudes, cada raça é diferente e cada cão individual é diferente do outro.
Visite também os canis da sua area. Existem cachorros,jovens e adultos para adoptar. É um desafio diferente.
Depois de escolher, visite ninhadas, peça para ver a documentação dos pais dos cachorros e despistes a doenças proprias da raça. Não fizeram despistes? Passe para outro criador.
Quando tiver o cachorro, inscrevam-se numa escola. Vai ajudá-lo a conhece-lo melhor e a aprender a ensina-lo, para alem de o socializar. não importa se o cão é de pequeno medio ou grande porte. A educação É essencial!!!
Atenção que os cães maiores tendencialmente são mais calmos em casa. Normalmente os "cães a pilhas" são mais mexidos.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>