AqPara Divulgação Imediata
>13 de Fevereiro de 2003
>
>
>Decidida a impedir uma série de três festas de "touros de fogo" que estavam programadas pela Câmara Municipal de Santarém e pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém para decorrerem nesta cidade de 14 a 16 de Fevereiro, no âmbito da "Feira Nacional do Touro", a ANIMAL, para além de ter dirigido, no passado dia 5 de Fevereiro, um requerimento à Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC) a solicitar a interdição destes espectáculos pela enorme crueldade de que se revestem relativamente aos animais que usam, interpôs também, no mesmo dia, uma providência cautelar no Tribunal de Santarém, com vista a impedir estas festas com "touros de fogo".
>
>Depois de, no dia 7 de Fevereiro, a IGAC ter respondido positivamente ao requerimento da ANIMAL, não autorizando os espectáculos com "touros de fogo" por considerar que infligem um enorme sofrimento aos animais, o Tribunal de Santarém deu hoje, dia 14 de Fevereiro, provimento à providência cautelar interposta pela organização, decretando a proibição destas festas por forma a impedir que o sofrimento atroz que é infligido aos touros nas festas de "touros de fogo" não se chegue sequer a verificar.
>
>Na decisão judicial deste Tribunal - da qual, nos termos da mesma, estão já a ser notificados o Governador Civil de Santarém, o Presidente e a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, e o Comandante da PSP de Santarém -, é determinada a proibição destas festas com touros de fogo, sendo ordenado à PSP que esteja presente no recinto em que supostamente as mesmas aconteceriam para que as impeça e não permita que aconteçam.
>
>Os "touros de fogo" são espectáculos tauromáquicos próprios apenas de algumas localidades espanholas, nomeadamente Valência - que nada têm sequer a ver com a tauromaquia portuguesa -, nos quais os touros são presos pelos cornos a postes, sendo-lhes colocados, através de hastes, bolas de alcatrão ou pez, às quais, como material inflamável que são, é pegado fogo. Os touros são depois soltos dos postes, ficando com os cornos a arder durante o período habitual de uma hora - tempo que estas festas costumam durar. Segundo testemunhos de médicos veterinários e especialistas em comportamento animal, o sofrimento físico que os touros experienciam quando os seus cornos ficam a arder é muito grande, quer porque os cornos dos touros são muito sensíveis, quer ainda porque os touros acabam por ficar com os olhos, focinho, boca e língua gravemente queimados, entre outras partes do corpo. A isto acresce o sofrimento psíquico que resulta de estarem nestas circunstâncias, querendo libertar-se do fogo que arde nos seus cornos e não sendo capazes de o fazer. Para além disto, é frequente as pessoas que assistem a estas festas perseguirem os animais espancando-os, pontapeando-os e mesmo agredindo-os com paus.
>
>Pedro de Azeredo Perdigão, Advogado da ANIMAL, declarou que "esta é uma decisão judicial histórica, na medida em que proíbe uma prática tauromáquica pelo sofrimento que esta inflige aos animais, apoiando, de resto, a decisão administrativa da IGAC, que tinha já recusado a autorização para este espectáculo tendo justamente como base a crueldade desta prática". Artur Mendes, Presidente da ANIMAL, declarou que "o Governo, através da IGAC, proibiu as festas com «touros de fogo», o Tribunal de Santarém reforçou esta proibição, pelo que estamos na expectativa de que haja ordem e justiça neste país, e definitivamente se cumpram as ordens do poder executivo e judicial".
>
>
É possível obter directamente imagens dos Touros de Fogo em Espanha a partir dos sites : www.bienestar-animal.org/nuevos_temas_torosdefuego.htm e www.2kat.net/iwab/mainpage.html.
>
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»
desculpem-me de só agora colocar este artigo mas é só por ser mais um artigo para se vêr sobre certas mentalidades em relação aos toiros...Felizmente que nem todos concordam com as atrocidades q se têm praticado nestes animais.
L.C.
Será que as mentalidades estão realmente a mudar?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 19895
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
- Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 19895
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
- Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani
Ignorem este post,por favor,prq o coloquei sem reparar q já estava um com o mesmo conteúdo.
Desde já fica as minhas desculpas a Musky,no tópico Neanderthais.
Obrigada,
L.C.
Desde já fica as minhas desculpas a Musky,no tópico Neanderthais.
Obrigada,
L.C.