EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE SANTAREM

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ean
Membro Júnior
Registado: sábado fev 23, 2002 1:45 pm
Contacto:

sábado mar 15, 2003 11:11 pm

Olá, boa noite!!

Começando por responder ao PauloC, numa exposição canina, enquanto decorrem os julgamentos, estão presentes, entre outros, juízes, comissários de ringue e diversos elementos do CPC, todos eles perfeitamente cientes dos regulamentos e com "poderes" para punir situações que não os respeitem.

Como este ponto relacionado com os "chamamentos" de fora do ringue é tão ridículo, todos eles o ignoram.

Disse o PauloC que:

"Então um regulamento só se cumpre se nós, pessoalmente, acharmos que a respectiva violação não tem inconvenientes"

Não sou eu (ou qualquer outro expositor) que, por não achar que tenha inconvenientes, deixo de cumprir o que quer que seja. Não sou eu que estou contra "o sistema". O próprio "sistema" que criou esse regulamento é que, felizmente, é sensato ao ponto de ignorar essa situação.

Passando à frente, olá Joana!!

Tenho andando por cá e costumo acompanhar alguns dos tópicos do fórum, mas só quando me toca mais de perto é que arranjo uns minutos para escrever.

Acho que não me fiz entender numa mensagem anterior. Não te acusei de nada. O "não me lixem" foi porque já começava a aparecer gente com ideias brilhantes :

"E sinceramente não percebo..... se as outras raças se expõem de lado, porque não fazer o mesmo a estas? "

Por aquilo que percebi, também concordas que a situação ideal de ringue será sem ninguém a chamar e sem se colocar os cães frente a frente.

Quem sabe se muitas das proibições que infelizmente têm aparecido ultimamente não começaram assim? Com uma simples ideia, com uma simples interrogação. Quem sabe se um dia um fulano qualquer que nunca teve Boxers e tem poder acordou de manhã e pensou "E se os Boxers deixassem de ter a cauda amputada e passassem a tê-la como têm os outros?"....

Não concordo contigo quando dizes que por cá é mais frequente haver mordidelas e afins do que em Espanha. As cenas mais tristes que vi cá passaram-se e foram provocadas precisamente por espanhóis. Se cá fazem, acredito que na terra deles também façam...

No que toca aos ringues voltamos a não estar de acordo!! Quais dizes serem maiores que os de cá?
Eles lá podem ter ringues grandes nas monográficas e exposições mais importantes, o que se compreende e também acontece cá, no entanto nas outras passa-se o mesmo que em Portugal.
O tamanho do ringue geralmente está directamente relacionado com o número de exemplares. Se são poucos por classe, não é necessário ter um relvado de um estádio de futebol, não é verdade? ;)

No nosso país temos tido exposições em recintos fantásticos!! É certo que nem todas as do CPC têm as melhores condições, o que é compreensível. Mas lembro-me que foste assistir à Monográfica Boxer 2001 e ainda te lembras certamente dos rigues. Se tivesses ido às 3 últimas exposições organizadas pelo Boxer Club - Monográfica 2002, Monográfica B 2002 e Monográfica Regional 2002 - terias visto ringues enormes e com excelentes condições, que não ficam mal perante nenhum outro de nenhuma exposição grande lá fora. Há espaço com fartura para todos exporem os seus cães sem incomodar e sem serem incomodados pelos outros. Espaço e bom piso para mostrar andamentos em condições.

"O que é nacional é bom", já dizia o anúncio :D

No que diz respeito a trocarmos mails, o meu endereço continua vivinho da silva, como sempre!! Está à vontade!

Até à próxima,

Elias
ean
Membro Júnior
Contacto:

sábado mar 15, 2003 11:22 pm

Cá estou eu outra vez!!!

Para corroborar o que disse, nada melhor que um excerto de uma "crónica" escrita por um expositor espanhol que veio à Monográfica B do Boxer Club de Portugal, no final de 2002.

Acho que não preciso fazer mais comentários para mostrar que não temos que invejar os espanhóis em nada no que diz respeito a organização de exposições:

-------------------------------------------------------------------------------
Entramos en el pabellón, impresionante, y es que éstos portugueses están dispuestos a hacer que nos pudramos de envidia viendo su inmejorable organización, la calidad del pabellón, su amplitud, aparcamientos, trofeos y amabilidad.
-------------------------------------------------------------------------------

Cumprimentos,

Elias
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sábado mar 15, 2003 11:27 pm

..... Julgam-se e superam os "temperamentos" e não as "morfologias e genetica"!!!
[/quote]

Boa Noite!!

uauuu!!!O que a minha frase provocou neste forum...!!! ;)

Estava a responder ao Ean porque ele exaltou o julgamento do temperamento nas exposições como o mais importante, e eu retorqui, e dai a minha frase....como podia pensar, que se julga somente temperamentos numa exposição, quando os juizes avaliam, isso sim "morfologia e genetica".

E como será possivel, avaliar temperamentos caracteristicos da raça, numa exposição???

Atenção que eu só disse que estava a ponderar!!!??!! :lol: :lol:

Bye Jinhus
Última edição por Cybergirl em domingo mar 16, 2003 10:01 pm, editado 1 vez no total.
ean
Membro Júnior
Contacto:

sábado mar 15, 2003 11:39 pm

Olá Cybergirl. "Ele" resolveu tentar explicar-lhe como é que é possível avaliar temperamentos numa exposição.

Numa exposição um exemplar é avaliado de acordo com o estalão da raça em questão, certo??

Retirado do estalão da raça Boxer:

------------------------------------------------------------------------------------

São consideradas faltas:

- COMPORTAMENTO E CARÁCTER: agressividade, maldade, desconfiado, pouco temperamento, cobardia. "

......
------------------------------------------------------------------------------------

Assim acho que já não vai ter dúvidas em relação a como se pode avaliar. Num tópico anterior (como em todos os outros...) referi-me ao caráter da raça Boxer em particular, e aqui tem aquilo que deverá ser tido em conta.

Para um juiz que perceba da raça é muito fácil em ringue fazer uma análise de carácter, tendo esta alínea do estalão em mente. Certo?

Cumprimentos,

Elias
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo mar 16, 2003 12:16 am

Começando por responder ao PauloC, numa exposição canina, enquanto decorrem os julgamentos, estão presentes, entre outros, juízes, comissários de ringue e diversos elementos do CPC, todos eles perfeitamente cientes dos regulamentos e com "poderes" para punir situações que não os respeitem
Meu caro Ean,
Se essas pessoas que refere acham que estas situações não são para punir, então o que estaria correcto era eliminá-las dos regulamentos. Aliás, eu não ponho sequer em causa se essas situações prejudicam ou não o espectáculo ou os animais, o que eu ponho em causa é: Que legitimidade tem para exigir o cumprimento das demais normas dos regulamentos quem permite que não se cumpra essa norma ( ou outras que também achem irrelevantes)?
Por acaso no regulamento à normas graves e menos graves? Há normas que se podem desrespeitar e outras que não? É uma questão de principio!

Volto a referir, que se não incomoda e se não é para fazer cumprir então retire-se do regulamento. Se se permite o incumprimento, então porque não permitir que concorram cães sem registo, ou prmitir que se registem no LOP cães filhos de paos sem LOP? É tudo uma questão de se ver se não é inconveniente? Olhe que a legitimidade é a mesma!
Não sou eu (ou qualquer outro expositor) que, por não achar que tenha inconvenientes, deixo de cumprir o que quer que seja. Não sou eu que estou contra "o sistema". O próprio "sistema" que criou esse regulamento é que, felizmente, é sensato ao ponto de ignorar essa situação.
Nem o meu "ataque" era dirigido a si em particular!!! O meu "ataque" era dirigido a quem infringe o regulamento e a quem permite que ele seja infringido impunemente. Mas...nós somos assim mesmo: Não fui eu que 'inventei' isto.....toda a gente faz e eu faço também!

Cumprimentos
Paulo C.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo mar 16, 2003 1:07 am

Tendo em mente o famigerado Artigo 107º

É expressamente proibido às pessoas que estejam fora do ringue chamar a atenção dos cães durante o julgamento, quer através de acenos, assobios ou de qualquer outra forma.

Pode um handler evoca-lo durante um qq julgamento, caso a violação ao mesmo se verifique?

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 16, 2003 7:58 pm

.........
Última edição por VascoV em domingo mar 16, 2003 11:32 pm, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo mar 16, 2003 11:30 pm

A lei é dura mas é a lei, se somente cumprirmos com as leis que nos interessam será uma anarquia...Não concordo com o Elias... Não se acorda de um dia para o outro e se decide um regulamento.Não me venham com a história da cauda frágil. esta é uma ideia de português... Se calhar devo ser de Marte por achar que a lei deve-se cumprir...

Se fosse assim saído da mona havia de ser engraçado. Refere-se uma coisa interessante, um juiz que perceba da raça... não se deve referir a certos juízes inchados na sua ignorancia que estariam melhor a julgar corridas de pulgas... ;)

E falando nos boxers....será que existem agora os boxers anões ? É que tenho visto cada um que até parece...meio....
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mar 19, 2003 12:51 am

Não me incomodam os chamamentos, as buzinadelas, gaitadas, etc. E tb não quero gerar polémica sobre este assunto, mas concordo que se existem regras são para se cumprir por todos. Ou então que se façam excepções ao regulamento.
Isabel :D
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quarta mar 19, 2003 11:11 am

Olá a todos,

Tenho lido as vossas mensagens e surgiu-me uma dúvida que gostaria que me esclarecessem se possível. Antes de mais, digo-vos que sou totalmente inexperiente em matérias de exposições e respectivos regulamentos, por isso se der alguma "calinada" monumental e se os membros mais experientes deste fórum ficarem com vontade de me apedrejarem até à morte pela minha (santa) ignorância, peço-vos desde já as minhas desculpas. ;)

O membro Ean, segundo eu percebi, concorda e justifica a razão pela qual os boxers são apresentados frente a frente, porque se trata de um cão muito activo e que dessa forma melhor expressará o seu caractér, sendo assim mais fácil e correctamente julgado pelos juízes, e daí justificando-se então esse "frente-a-frente" no ringue contestado pela Joana Gonçalves, que é uma forma diferente de expor comparativamente às outras raças.

Pergunto eu: Ora, existem mais raças onde no respectivo estalão se dá uma importância relevante ao caractér e temperamento do cão, tal como no boxer e que não expostos dessa forma certo?

Por exemplo, e por favor corrijam-me se estiver errado, o Bull Terrier é um cão extremamente activo, tal como o Boxer, e que o estalão define que nunca deverá ser tímido, que deverá mostrar "presença" e confiança no ringue. E, segundo me parece, os bulls não são expostos frente a frente como o boxer sem que isso o prejudique minimamente.

Não concordam comigo, quando penso que não será necessário colocar os cães "frente-a-frente" e pelos vistos em situações de risco (confrontos entre cães), para se ajuízar correctamente o exemplar tanto a nível morfológico como de caractér e temperamento?

A todos o meu obrigado e um abraço,

Bullie & Gaspar

P.S.: E mais uma vez as minhas desculpas se disse algo que não está correcto.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 19, 2003 11:51 am

Olá,

Eu tb não concordo com o elias. Eu não apareci com nenhuma ideia brilhate (ok, pronto, fiquei picada....confesso.... :? :evil: :oops: ).... e de facto peço desculpa por não falar com o máximo conhecimento (nem médio, diga-se de passagem) da vossa raça- o boxer. Mas como o bullie disse, há outras raças que também são bastante activas e vivas a nível de caracter e parece-me que não são apresentadas frente a frente.

O que é que colocar frente a frente um boxer realça em relação ao caracter de um boxer? (dúvida mesmo..... :) )E tal não pode ser feito apresentando o cão de lado?

Pelo que sei, as exposições são de beleza. claro que se deve ter em conta o caracter de um cão, mas penso (tb me podem bater depois disto.... :lol: :lol: :lol: ) que não é neste tipo de exposição que o caracter seja a principal caracteristica.....

Em relação aos chamamentos, de facto não concordo nem discordo. Mas se existe um regulamento deveria ser para se cumprir ou então abolir esse regulamento....
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 19, 2003 2:23 pm

Bom,

Como este assunto não me afecta directamente não era para responder, no entanto aqui vai :

A verdade é que o CPC tem um regulamente, e se passamos os nossos cães nas exposições do CPC temos de respeitar na integra os seus regulamentos. Isto é principio fundamental !

No entanto ja deram mais de 120 km/h nas auto-estradas ? Pois, ja deram nao deram ?

Uma exposição não é apenas um encontro de cães, não é apenas um local de convivo é um lugar onde as pessoas mostram o seu trabalho (trabalho que já remonta à muitos anos atrás) e de tal modo que cada expositor tenta mostrar o seu cão (que por sua vez está a representar uma raça) no seu potencial.

Pegando no exemplo dos boxers (antes demais confesso que pouco sei acerca desta raça, e o que sei deve-se a uma pessoa frequentadora deste forum) , desde que comecei a frequentar exposições caninas como mirone uma das raças que mais me chamou à atenção foi o boxer. Porquê ? Pela a forma de se apresentar em ringue ! Como o membro ean ja referiu num post anterior o boxer é um cão activo, um cão fogoso, um cão com vida. E esse com este tipo de handling ( frente-a-frente ou chamando de fora do ringue) conseguimos mostrar o cão no seu melhor, porque não ?

Ainda hoje em dia para mim é dificil ver certas raças sendo expostas da maneira standart (é claro, como a Joana referiu há excepções) !

O mesmo se passa com outras raças, como o rott e o dobermann. Inclusive havia um conhecido expositor de podendos que andava sempre na borda do ringue com uma irritante banana que chiava para chamar a atenção do cão.

É claro que quando não se tem experiencia suficiente o melhor será optar por outra tecnica, ou quando se tem um cão que por algo razão nao se mostra bem daquela forma (sim, nem todos os cães devem ser mostrados da mesma forma) mal nenhum nem há que ter vergonha em optar por outras vias. Aqui fica a cargo do expositor a escolha da tecnica que mais beneficiará o seu cão !

Temos de ter igualmente em mente que estamos a infrigir o regulamento, mas de novo como ean referiu :
O próprio "sistema" que criou esse regulamento é que, felizmente, é sensato ao ponto de ignorar essa situação.
Até se reparem nas datas, esta tecnica de apresentação é muito mais antiga que este regulamento.

É verdade que acidentes acontecem (cães mordem-se, trelas partem-se ...) mas isso acontecem em quase todas as raças, basta por vezes um olhar entre dois machos dominantes que a finas trelas de exposição perdem-se ou entao o handler vai pelo ar !

Se fosse proprietaria ou handler de um cão que com um chamamento exterior melhorasse a sua maneira de passar, não tenham duvida que iria cravar alguém para me ajudar. No entanto, estaria consciente que estaria a quebrar o regulamento e se alguém (a quem reconhecesse autoridade,n apenas algum marmelo) me pedisse para abandonar o ringue, faria-o imediatamente e sem abrir o bico.

Se coloca outros cães e raças em desvantagens ? Não vejo como, afinal cada raça é apresentada da maneira em que se mostra melhor. Se o caniche se apresenta melhor da maneira standar, vamos apresenta-lo assim. Se o boxer se apresenta melhor sendo chamado do exterior, vamos chama-lo do exterior.

Se desconcentra os outros cães ? Bom, tanto deve desconcentrar como a criança que entra no ringue cujos pais andam tontos à procura, ou como a "tia" que nos aborda em pleno julgamento e diz "ah, que giro ... o primo da amiga da madrinha do meu filho tem um igual, só que tem pelo curto e é branco"

Bullie:
Por exemplo, e por favor corrijam-me se estiver errado, o Bull Terrier é um cão extremamente activo, tal como o Boxer, e que o estalão define que nunca deverá ser tímido, que deverá mostrar "presença" e confiança no ringue. E, segundo me parece, os bulls não são expostos frente a frente como o boxer sem que isso o prejudique minimamente.
Bom, penso que antes demais há uma grande diferença morfologia entre o bull-terrier e o boxer.
A maneira que tenho visto apresentarem bulls é estando de frente para o cão e chamando a atenção deles (alguns azelhas é que quase metem o joelho dentro da boca do cão ...) e essa forma benefecia a raça, ou seja, dá um aspecto mais redondo, mais possante. E compare a linha dorsal do bull ao do boxer. São totalmente diferente.
Se o bull for apresentado frente-a-frente ou puxando irá parecer desproporcionado , não irá dar a cabeça de perfil (que me parece ser um dos elementos mais importante na raça) , ou seja, não irá beneficiar a raça.

O boxer é um cão muito mais estilizado, mais elegante, que no ver se for apresentado dessa maneira irá perder todo o poder e elegancia (elegancia que so se mostra quando está esticado). Outro pormenor que condiciona o boxer (e o dobermann, este ainda acho mais complicado que com o boxer) é as linhas dorsais. Se apresentar um boxer da mm maneira do bull a linha dorsal irá parecer convexa e nada segura (tipo corcunda), e a cabeça (elemento tb unico da raça boxer) não irá mostrar a sua beleza (pois o cão será tentado a olhar para cima).
Um raça que me parece se adaptar a esse estilo do bull, será o rottweiler, mas nunca o dobermann ou o boxer (a estes dois, num extremo sera a maneira standart).
Não concordam comigo, quando penso que não será necessário colocar os cães "frente-a-frente" e pelos vistos em situações de risco (confrontos entre cães), para se ajuízar correctamente o exemplar tanto a nível morfológico como de caractér e temperamento?
Situações de risco ? Acidentes acontecem em todos ringues ! Desde cães que se soltam das trelas a handlers que perdem o cão ...
E se a pessoa souber o que faz, não me parece ser uma situação de risco (repito, se souber o que faz ...)

linda76
Pelo que sei, as exposições são de beleza. claro que se deve ter em conta o caracter de um cão, mas penso (tb me podem bater depois disto.... ) que não é neste tipo de exposição que o caracter seja a principal caracteristica.....
É verdade que uma exposição canina de beleza por todos os seus condicionantes não é de maneira nenhuma o melhor local para testar o caracter de um cão, no entanto, há raças suficientemente activas e vivas que numa expo dá para perceber como cão ..... pegando novamente nos boxers, um boxer que quase não se mexa, que não tenha presença nenhuma, não me parece que seja digno de algum titulo (bom, mas como a linda pouco sei deles).

Experiemente por exemplo colocar os seus cockers frente-a-frente. De certeza que não irá gostar da maneira em que se irao colocar, não achando nada tipico da raça ! O contrario se passa com o boxers e outras raças !

Ainda tinha umas fotos para mostrar de forma a poderem comparar, mas o meu tempo infelizmente não é elástico, por isso esta minha pequena opinião fica por aqui ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
yakov
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 2:53 pm

CindelP - concordo a 100% com o seu post! Diria mesmo mais, é 5 estrelas ;)
yakov
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 2:54 pm

yakov
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 2:55 pm

Responder

Voltar para “Cães”