Pedido de ajuda!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
pauline
Membro
Registado: terça nov 02, 2004 12:02 pm

sábado mar 24, 2007 7:05 pm

Comprei dois hamsters, quando os fui buscar a senhora da loja disse-me que eram duas fêmeas, mas afinal é um casal, conclusão a hamster ficou prenha e teve agora no dia 21 deste mês 10 filhotes. Sinceramente estou um pouco assustada com esta situação, pois é a primera vez que tenho hamsters e ainda por cima agora com bebés. Devo ter algum cuidado espeçial com os bebés? Quando é que eles podem sair de ao pé da mãe? Tenho ouvido falar de vários tipos de raça de hamsters, mas nem sei de que raça são os meus, realmente isto de comprar animais nas lojas , tem os seus contra, pois somos muitas vezes enganados e muito mal informados, o macho é de pelagem comprida, cinzento, a fémea de pêlo mais curto é côr de caramelo, com castanho, cinza e no foçinho um pouco de branco, é muito bonita. São os dois muito meigos, mas ele é muito medricas tem medo de tudo, ela é mais brincalhona, não tem medo de nada e está sempre pronta a sair da gaiola. Agradeço toda a ajuda que me puderem dar sobre estes pequenos animais, obrigado :wink:
Última edição por pauline em domingo abr 22, 2007 7:38 pm, editado 1 vez no total.
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

sábado mar 24, 2007 7:31 pm

Seria mais fácil tirares uma fotografia dos teus hamsters e colocares aqui para conseguirmos identificar.
Será alguns destes?
http://justhamsters.no.sapo.pt/Hamster%20Sirio.htm

Ou destes?
http://justhamsters.no.sapo.pt/Hamster%20Campbells.htm

Não deves mexer nos hamsters, pois a fêmea pode rejeitá-los.
O período de desmame costuma ser entre as 3 ou 4 semanas.
pauline
Membro

sábado mar 24, 2007 7:58 pm

:) Os meus são realmente pareçidos com os hamsters sirios, obrigado pelos sites, ela é muito pareçida com uma foto que vi no primeiro site, e ele é realmente de pelagem comprida. Quanto às fotos não sei como pô-las aqui! :? Quanto á alimentação devo dar mais qulaquer coisa à fêmea, para além da ração que lhe tenho dado, devido ao facto de se encontrar a amamentar?
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

sábado mar 24, 2007 8:58 pm

olá se sao hamsters sirios seria aconselhado em separar o macho da femea com as crias.
Em relaçao á alimentaçao podes colocar por exemplo um pouco de papa amarela que normalmente é utilizada para passaros.

Nao mexas muito no sitio onde a fêmea tem as crias pois ela pode rejeita-las e assim que conseguires coloca fotos aqui. Há alguns topicos a explicar como se coloca mas resumindo basta ires a este site http://www.imageshack.us/ carregas em procurar seleccionas a foto e depois o site vai-te dar uma serie de links e copias o ultimo deles todos e vens aqui e quando estas a escrever a resposta a este topico carregas num botao que é o segundo do lado direito em cima que diz Img e metes o link que deu na pagina e depois voltas a carregar no mesmo botao e ja esta
pauline
Membro

segunda mar 26, 2007 10:14 am

:wink: Obrigado pelas dicas, eu já separei o macho da fêmea está cada um na sua gaiola. Quanto aos filhotes não lhes mexi, embora tenha espreitado a ver quantos são, desviei o algodão com muito cuidado e contei-os, estava curiosa! :D Vou tentar cá pôr as fotos, vamos ver se consigo! A arca está diferente, eu também queria adicionar mais animais ao meu perfil e não consigo :?
pauline
Membro

quarta mar 28, 2007 8:10 pm

É normal as mães comerem as crias? :( é que a minha hamster teve 10 filhotes,e hoje quando lá fui espreitar só lá estavam 8, eles nasçeram à 7 dias ainda têm os olhos fechados, quando é que os começam a abrir?
<p><u>Pauline</u></p>
Silly_Bublle
Membro Veterano
Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes

quarta mar 28, 2007 8:28 pm

Pode comer quando a ninhada é muito grande, ou quando se sente ameaçada, ou caso exista alguma má formação nos pequeninos.
Sei que a curiosidade é muita, mas não te devias aproximar de gaiola durante uns tempinhos, pois podes contribuir para a insegurança da fêmea e ela acabar por comer o resto da ninhada.
pauline
Membro

sexta mar 30, 2007 8:56 pm

Olá! Os meus pequenitos estão bem, estão cada vez mais gorditos! Ainda não abrem os olhos nem saem do ninho, têm 9 dias, a partir de quando é que posso limpar a gaiola? Acho que já está a ficar um pouco suja :? mas como disseram que era melhor não mexer por causa dos bebés, nem me tenho atrevido a tirar nada do lugar. Acham que posso limpar com segurança quando os hamsters tiverem quanto tempo?
<p><u>Pauline</u></p>
pauline
Membro

segunda abr 02, 2007 10:56 am

:wink: Olá ontem notei que os meus hamsters já começam a comer por eles, a mãe leva para o ninho as sementinhas e eles já as vão comendo. Os meus pequenotes já estão com 12 dias, já posso limpar a gaiola? Não faz mal mexer no ninho nesta altura?
<p><u>Pauline</u></p>
NiArCtAa
Membro Veterano
Registado: sábado dez 17, 2005 12:41 am
Localização: Hamsters; ratazanas; murganhos; 2 miaus; 1 cao; geckos leopardo; etc..

segunda abr 02, 2007 2:04 pm

So deverias mudar a gaiola depois de eles começarem a passear por ela a buscar comida. Posta fotos deles aqui para vermos :wink:
pauline
Membro

terça abr 03, 2007 1:08 pm

Eu não sei pôr fotos aqui :? mas vou tentar pô-las nos meus petsides, já lá tenho fotos da mãe e do pai, só me faltam dos filhotes! Já tirei umas fotos, não resisti! 8) São tão queridos :D três são iguais à mãe côr de caramelo, os outros são cinzentos como o pai, vou lá pôr as fotos depois se quiseres vai lá ver :wink:
<p><u>Pauline</u></p>
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

quarta abr 04, 2007 3:26 pm

Olá Pauline,

Vou falar pq infelizmente já tive uma grande e desgastante experiência com hamsters.
Tudo começou pq eu quis ter um casal e foi uma festa qd os pequenotes nasceram.
A primeira ninhada correu tudo bem e 19 dias dp nasceram mais, por isso muita atenção se não queres ter mais bebés o melhor será mesmo separar o casal.
Entretanto quando nasceu a 2ª ninhada eu separei o casal e deixei a mãe com os bebés mais novos os outros ficaram com o pai. Começou a minha desgraça e desgostos. A mãe foi comendo um a um sem deixar vestígios, a conselho da veterinária até carne de vaca cozida lhe dava. Os outros bebés mais velhos qd ultrapassaram um mês e meio começaram em lutas mortais. Começaram a aparecer-me todos estripados, cabeças comidas, uma tragédia. Entretanto algumas fêmeas ficaram grávidas eu só sei que não queria de maneira nenhuma vender os bichinhos pq não sabia a que mãos íam parar. Cheguei a ter uns 40 hamsters. Nessa altura já tinha percebido que para dominar aquilo teria de os separar assim que tivessem um mês de vida e separei-os 2 a 2 sempre do mesmo sexo. Já nem tinha espaço para tanta gaiola.
Mentalizei-me que tinha de os dar e coloquei um anúncio na fábrica onde trabalho, rapidamente as pessoas se renderam as encantos deles e fiquei só com 4.
Neste momento os 4 que tinha já morreram. Gosto muito de hamsters mas nem me passa pela cabeça voltar a ter.
Conclusão: se não queres mais hamsters separa o casal. Se não queres que se matem separa os filhotes mal tenham um mês ou já comam.
Boa sorte!

Cumprimentos,
Tânia
pauline
Membro

quarta abr 04, 2007 9:59 pm

Olá, fiquei bastante chocada com a experiência pela qual tu passaste, espero bem que isso não se passe com os meus pois cá em casa estamos muito animados com a novidade. Eu já tenho o macho e a fêmea separados desde que desconfiei que ela estava grávida, e estava a pensar agora ficar com um ou dois filhotes, e dar os outros foi sempre essa a minha intenção. Os meus hamsters são de temperamento muio doçil até ver! Ela vai muito fáçilmente para a nossa mão e adora andar a passear, mexo com muita façilidade nos filhotes que têm agora 14 dias, e ela nada faz, por vezes esconde-os mas já os tive na mão e tudo, e ela não os regeita, sempre muito meiga para nós. O macho é uma mariquinhas :D tem medo de tudo, acho que isto é derivado a ela ter batido várias vezes nele antes de os separar , nem sei como ela ficou prenha :lol: mal metemos a mão dentro da gaiola, ele atira-se logo para o chão com as patinhas no ar cheio de medo e esconde o foçinho, mas é um querido :wink: pegamos nele e ele deixa-se estar quietinho na nossa mão e fazemos-lhe montes de festas. Espero bem não passar pela mesma experiênçia que tu :? pois como tenho crianças em casa ia ser traumatizante para eles, vamos ver o que aconteçe, gostava imenso de ficar na mesma com 2 filhotes dela mas agora já não sei o que fazer :(
<p><u>Pauline</u></p>
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

quarta abr 04, 2007 10:15 pm

Olá Pauline,
Foi mesmo traumatizante, nessa altura julgava que ía endoidecer.
Contudo se ficares com dois não há problema! O que aconselho realmente é que sejam ambos do mesmo sexo e sejam separados logo após fazerem um mês de nascimento. Assim juntos desde pequenos não há problema. O grande problema é ficarem mais que dois numa gaiola. Fica por exemplo com uma fêmea e deixa-a com a mãe e fica com um macho e deixa-o com o pai. Se o pai não o aceitar ou vires que lutam logo no primeiro contacto então é melhor não insistires. Ficas só com uma fêmea mais a mãe ou se quiseres esses dois bebés juntos.
Eu sinceramente não sou muito de dar este tipo de sugestões, mas sinto-me na obrigação de o fazer, não desejo a ninguem aquilo que eu passei.

Cumprimentos,
Tânia
pauline
Membro

segunda abr 09, 2007 3:55 pm

Era realmeste o que eu estava a pensar fazer, ficar com uma fêmea e deixá-la na mesma gaiola da mãe e com um macho e juntá-lo ao pai, o macho é muito meiguinho acho que vai açeitar bem o filhote a paritr de que altura é que os posso juntar? E se eu deixar uma das crias fêmeas com a mãe achas que não vai regeitá-la? Estou com reçeio :? Preçisava de ajuda de alguém com experiênçia nestes animaias, se me puderem ajudar agradeço :wink:
<p><u>Pauline</u></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”