O que faço com o meu Gato?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
sibila12
Membro Júnior
Registado: domingo fev 11, 2007 5:18 pm

quarta abr 04, 2007 6:32 pm

O meu gato é um persa azul bicolor muito bonito, mas que me está a desiludir...
É porco todos os dias: faz xixi em todo o lado da casa a que tem acesso, e por vezes faz cócó também.
Ele não está castrado e levei-o à veterinária para ela o examinar e para o castrar. Acontece que ele é estéril, pois os testículos estão alojados no interior do abdomen, não tendo descido para as bolsas escrotais. E ao que parece a operação não resolve o problema dos maus hábitos, visto ele já ter 3 anos. NÃO ESTOU A AGUENTAR MAIS A SITUAÇÃO, é porcaria demais para um apartamento juntamente com tanto pêlo que ele deita e ao qual sou alérgica.
Tenho estado a aguentar a situação há longo tempo, mas é demais: viver com as portas todas fechadas, senão não dou conta da casa e eu trabalho fora de casa.
O gato movimenta-se em dois corredores grandes, e na cozinha bem como nas casas de banho, porque acho eu que nenhum animal tem de ficar fechado o dia todo numa marquise... coitados, não fizeram mal a ninguém. Mas esses sítios onde ele se movimenta estão sempre pejados de xixi e por vezes de fezes. Não é falta de companhia porque eu tenho também uma gatinha persa .
Que fazer nesta situação?????
Agradeço os conselhos de quem tem experiência
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

quarta abr 04, 2007 6:51 pm

Desculpa, ele teve de inicio uma caixinha (Wc) para gatos onde se coloca a areia (agora existem outros materiais) para que fosse aí o local para ele ir fazer as necessidades. Os gatos têm de ser ensinados tb... e mesmo com 3 anos não quer dizer que não aprenda...

Terá de tentar!

Beijokas
 @zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
sibila12
Membro Júnior

quarta abr 04, 2007 6:57 pm

Claro que desde pequenino que ele tem a sua liteira com areia que dizem ser própria para gatos persa e que por sinal é bem carota.
Ele veio para minha casa com 2 meses e meio e desde logo foi habituado à liteira ( caixinha como lhe chamas). A liteira é sempre limpa todos os dias, pq a gatita a utiliza sempre e ele algumas vezes faz cócó lá. A areia é substituida de 10 em 10 dias e às vezes em menos tempo.
Eles têm todas as condições... ele só começou a fazer isto há 2 anos.

tamarino Escreveu:Desculpa, ele teve de inicio uma caixinha (Wc) para gatos onde se coloca a areia (agora existem outros materiais) para que fosse aí o local para ele ir fazer as necessidades. Os gatos têm de ser ensinados tb... e mesmo com 3 anos não quer dizer que não aprenda...

Terá de tentar!

Beijokas
tamarino
Membro Veterano

quarta abr 04, 2007 7:04 pm

Ok

Em relação à areia eu consoante retiro os cócós e a molhada dos xixis, acrescento sempre nova.

Não uso areia, mas sim um material biodegradavel que é mais caro mas não deita cheiro.

A minha gata se não tem a liteira limpa vai lá mas depois de fazer foge de lá a sete pés e já não tapa nada...

Não sei o que lhe dizer... Desculpe

Bejins
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
mariatexuga
Membro Júnior
Registado: terça abr 03, 2007 3:49 pm

quarta abr 04, 2007 8:57 pm

Boa noite

Pois lamento mas o seu gatinho deve estar a precisar de mais mimo, de atenção.. Ele come bem? Não notou algo diferente no apetite?

Bjs**
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta abr 04, 2007 9:02 pm

Desculpe lá Maria, mas sinceramente uma coisa não tem nada a ver com outra!!

miminhos e não saber ou não querer ir á caixa de areia, nada a ver!

Felizmente os meus gatos desde bebes que aprenderam a ir á caixa de areia sozinhos, acho que é mesmo por instinto, eles tem necessidade de enterrar aquilo que fazem!
Não sei o que se passa com o seu gato, ele pode simplesmente não se estar a sentir bem, sem ser nada de saude, apenas psicologico, teve alguma mudança ultimamente no ambiente familiar?
Eu tive uma gata que deixou de fazer na caixa quando trouxe outra gata cá para casa, passou a ir fazer ao jardim!!

:D
sibila12
Membro Júnior

quarta abr 04, 2007 9:09 pm

Não houve qualquer mudança em casa e mimo tb não lhe falta, pois não trato mal os meus animais (um casal de gatos persa).
Ele come normalmente, pois pesa, 4.300 grs...para gato persa não está nada mal.
A gatinha está cá em casa há apenas menos dois meses do que ele, pois é mais nova que ele apenas 2 mesitos.
Eles sempre tiveram liteira ( caixinha como vcs lhe chamam) desde que vieram cá para casa, tanto é que ela não faz nada fora da caixinha e ele há 2 anos que desatou a portar-se mal. Já o levei ao vet e ele está bem de saúde. Não sei mesmo o que hei-de fazer

Debora20 Escreveu:Desculpe lá Maria, mas sinceramente uma coisa não tem nada a ver com outra!!

miminhos e não saber ou não querer ir á caixa de areia, nada a ver!

Felizmente os meus gatos desde bebes que aprenderam a ir á caixa de areia sozinhos, acho que é mesmo por instinto, eles tem necessidade de enterrar aquilo que fazem!
Não sei o que se passa com o seu gato, ele pode simplesmente não se estar a sentir bem, sem ser nada de saude, apenas psicologico, teve alguma mudança ultimamente no ambiente familiar?
Eu tive uma gata que deixou de fazer na caixa quando trouxe outra gata cá para casa, passou a ir fazer ao jardim!!

:D
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta abr 04, 2007 10:35 pm

o meu gato Ace tambem anda a fazer cocó na varanda em vez de na caixa... :?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Woodchester
Membro Veterano
Registado: domingo mar 11, 2007 12:28 am

quarta abr 04, 2007 10:50 pm

O meu gato deu em fazer xixi num sofá de um momento para o outro sem quelquer razão aparente. Descobrimos mais tarde que o problema foi termos deixado uma mala em pele lá em cima.
O meu gato é uma especie de activista. Como não pode ir para as portas das lojas fazer "manifs" e pintar as sras que usam peles, faz xixis em todas as peles que apanha e que não estejam a ser usadas pelo legitimo proprietário. :o
Tenho sempre que avisar as minhas visitas. :lol: Se não temos cuidado é regadela na certa
"N&atilde;o me interessa nenhuma religi&atilde;o cujos princ&iacute;pios n&atilde;o melhoram nem tomam em considera&ccedil;&atilde;o as condi&ccedil;&otilde;es dos animais." - Abraham Lincoln
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 05, 2007 12:11 pm

Boas.

Eu operava o gatito até porque não é nada bom que os testículos não tenham descido, ao ter os testículos alojados no abdómen arrisca-se a ter algumas complicações por causa disso e normalmente quando isso acontece tanto em cães como em gatos os vets são unânimes a recomendar a remoção dos testículos. Não sei até que ponto a castração vai resolver o problema, mas o facto é que, estando no escroto ou no abdómen as hormonas sexuais continuam a fluir, podendo influenciar o comportamento do gato.
Por aquilo que diz, ele sempre usou o wc até há 2 anos. Será que isso não coincidiu com a maturidade sexual dele?

Outra hipótese:
já experimentou mudar o material que usa na liteira? é fechada ou é aberta? Há gatos que não se habituam a usar as fechadas, há que usar um tabuleiro aberto.

Cunprimentos para todos.
sibila12
Membro Júnior

quinta abr 05, 2007 3:15 pm

A veterinária também me aconselhou a operação para remoção dos testículos. Disse-me que por norma, ele tumorizam... não está em causa não operá-lo. Vou fazer isso. E tb me disse que ele é estéril, mas tem líbido, por isso tem tendência para marcar território.
A liteira é aberta, porque embora ela tenha tampa, eles não gostaram e eu tirei-a e deixei a liteira aberta.
Mudar a areia? já experimentei , mas não resulta.

dinodane Escreveu:Boas.

Eu operava o gatito até porque não é nada bom que os testículos não tenham descido, ao ter os testículos alojados no abdómen arrisca-se a ter algumas complicações por causa disso e normalmente quando isso acontece tanto em cães como em gatos os vets são unânimes a recomendar a remoção dos testículos. Não sei até que ponto a castração vai resolver o problema, mas o facto é que, estando no escroto ou no abdómen as hormonas sexuais continuam a fluir, podendo influenciar o comportamento do gato.
Por aquilo que diz, ele sempre usou o wc até há 2 anos. Será que isso não coincidiu com a maturidade sexual dele?

Outra hipótese:
já experimentou mudar o material que usa na liteira? é fechada ou é aberta? Há gatos que não se habituam a usar as fechadas, há que usar um tabuleiro aberto.

Cunprimentos para todos.
tamarino
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 4:05 pm

:( :( :( Bem está mesmo complicado a questão do gatinho. Que será que vai na cabecinha dele?? Vá-se lá saber....
Só tenho a acrescentar que desejo as melhoras seja do que for que se passe com ele.

Beijinho pa ele
e
para si não desespere que eles presentem e isso é pior ainda.

Boa Páscoa com mtos ovinhos e folares

:lol: :lol:
&nbsp;@zudotakika@
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 05, 2007 5:16 pm

Eu penso que a remoção dos testículos vai ajudar...
sibila12
Membro Júnior

quinta abr 05, 2007 6:48 pm

Obrigada pela vossa atenção e pelos vossos conselhos.
Vamos ver se consigo contornar este problema. Vou mais uma vez falar com a veterinária.

Boa Páscoa para todos

Um beijo e muito obrigada

dinodane Escreveu:Eu penso que a remoção dos testículos vai ajudar...
tamarino
Membro Veterano

domingo abr 08, 2007 10:31 am

Espero que essa fase do seu gatinho já tenha passado.
Dê notícias se achar por bem

Beijinhos e BOA PÁSCOA
&nbsp;@zudotakika@
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”