Parque Biológico aconselha a não alimentar gatos errantes

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

quinta abr 05, 2007 11:50 am

Bom dia,

Ontem estive no Parque Biológico de Gaia.

Andei a dar uma vista de olhos pela loja deles e encontrei um caderno sobre gatos selvagens. Achei interessante e fui ver.

O livro começa por explicar como foram os gatos domesticados para depois descrever de que forma os gatos selvagens e domesticados, de zonas urbanas e zonas rurais, contribuem para a extinção de algumas espécies.

Por fim, mesmo na última página, aconselha as pessoas a não alimentarem gatos errantes, de forma a não aumentar o seu número.

Confesso que fiquei chocada... Se por um lado compreendo o impacto da existência de um elevado número destes animais no meio ambiente, por outro lado acho que a solução não passa por deixar os gatos morrerem à fome, definitivamente!

O que pensam disto?

Achei que daria um debate interessante... Até porque o caderno dizia que o elevado número de animais contribui para a propagação de doenças nas cidades... Será assim? Sempre ouvi dizer que, como os gatos caçam ratos, ajudavam a evitar essas doenças!

Beijos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 05, 2007 12:08 pm

Butterfly_21 Escreveu:Confesso que fiquei chocada... Se por um lado compreendo o impacto da existência de um elevado número destes animais no meio ambiente, por outro lado acho que a solução não passa por deixar os gatos morrerem à fome, definitivamente!

O que pensam disto?

Achei que daria um debate interessante... Até porque o caderno dizia que o elevado número de animais contribui para a propagação de doenças nas cidades... Será assim? Sempre ouvi dizer que, como os gatos caçam ratos, ajudavam a evitar essas doenças!

Beijos.
Boas,

Pois eu passo-me literalmente com a alimentação irresponsável de animais na via publica. Qualquer cantinho de relva ou passeio serve para colocar restos de comida que apodrecem de dia para dia até algum animal desvairado de fome ou hiper guloso o consumir. É frustrante andar com mil olhos para ver se as cadelas não enfardam nada. Ainda hoje, a minha Kika aspirou uma espinha sem que eu tivesse hipótese de fazer nada e meia hora depois estava a vomitá-la na maior das aflições.

As pessoas pensam que é uma bondade alimentar os animais. OK estão comidinhos o resto é com Deus. Não é bem assim. Alimentá-los sim, mas com civismo e cuidar deles. Dar desparazitante, colocar pipetas ou coleiras e tratá-los quando estão doentes. De outra forma, é uma porcaria sim e uma enorme falta de higiéne bem como foco de doenças.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
czarina
Membro Júnior
Registado: terça jul 25, 2006 4:18 pm

quinta abr 05, 2007 12:32 pm

Bom dia.
Talvez a forma como o autor escreveu não seja das mais felizes.....
Penso que quando se fala em não alimentar os animais, deve ser não só por questões de saúde e higiene, mas também pelo facto dos gatos perderem a habilidade para caçar (digo eu????).
Conheço um jardim onde a câmara colocou diversos gatos e gatas (castrados e esterelizadas) de forma a haver um biocontrole dos ratos. Se as pessoas alimentarem os gatos, eles não vão ter tanta necessidade para caçar os ratos....
Matar os bichos à fome, assim como aconselhar as pessoas a fazer o mesmo devia dar direito a prisão perpectua.

Czarina
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quinta abr 05, 2007 12:36 pm

Olá,
Eu alimento uma "colónia" de gatos vadios, com ração seca, com água limpa todos os dias, o local onde comem é limpo periodicamente, e têm uma cama para poderem dormir... Esse local é no terraço do meu prédio, num sitio recolhido e onde outros animais não podem entrar... Concordo com a alimentação de gatos vadios desde que seja feita de forma consciente...
Não gosto quando outros vizinhos vêm por restos na comida dos gatos, até porque suja o sitio todo (e sou eu que limpo..) e porque não é uma alimentação correcta, com muito sal... Confesso que de vez em quando também lhes dou frango cozido (cozinhado de propósito para eles, sem sal...), mas limpo as taças a seguir... Não tenho coragem de dizer a esses vizinhos para não continuarem a alimentar os gatos com restos, porque percebo que fazem isso com as melhores das intenções, sem terem a consciência de que lhes pode fazer mal...
Para mim a maneira de controlar populações de gatos (ou cães) vadios é castrando-os... Não é propriamente deixá-los morrer à fome... Só que para os castrar, já poucas pessoas estão dispostas a ajudar... Se bem que as Câmaras Municipais também deviam ter essa iniciativa, de forma gratuita ou a preços meramente simbólicos.
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 12:41 pm

Esqueci-me de acrescentar que receio bem que a forma como o texto estava escrito incentive o ódio aos gatos, que já são alvo de tantos preconceitos, precisamente por se centrar tanto no impacto ambiental negativo da existência destes animais.

E positivo...? Será que não há nenhum? Será que foi por acaso que na Idade Média a Peste Bubónica dizimou metade da população europeia? Alguém sabe porquê?

Compreendo a boa intenção dos ambientalistas... mas penso que estão a ser tendenciosos e até um pouco irresponsáveis.
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 12:53 pm

Vocês interpretam mal o texto. Não é deixar os animais morrer à fome é não contribuir para que proliferem e crescam em numero desmedido.
O numero de animais aumenta exponencialmente consoante a facilidade de acesso ao alimento.
Realmente é uma pena que não seja mais fácil registrar uma colónia e obter apoios pelo menos para a sua castração/esterilização, mas alimentar sem método e sem civismo os animais de rua não é solução para nada pelo contrário, muitas vezes é causa de intoxicação dos animais e problemas de saúde.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

quinta abr 05, 2007 12:54 pm

Pois, eu confesso que fiquei no mínimo surpreendida ao ver agora o que o Parque Biológico publicou... Sempre os tive em alta consideração, até porque aceitam animais feridos (menos cães e gatos, por razões óbvias...) sem cobrarem qualquer consulta... Mas sempre pensei que fossem a favor de controlar espécies por meios mais dignos, que não deixá-las morrer à fome! Até porque assim vão seguir o instinto e caçar animais que podem estar em vias de extinção.
Acho que essas coisas têm de ser planeadas e feitas de modo consciente, para não se prejudicar uns em beneficio de outros...
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 1:01 pm

LuMaria Escreveu:Vocês interpretam mal o texto. Não é deixar os animais morrer à fome é não contribuir para que proliferem e crescam em numero desmedido.
Mal interpretado... ou mal redigido? Eu entendi a intenção... Mas quantas pessoas não usarão o texto para justificar o ódio aos gatos?

Penso que quem o escreveu devia ter tido essa preocupação.
LuMaria Escreveu:O numero de animais aumenta exponencialmente consoante a facilidade de acesso ao alimento.
Realmente é uma pena que não seja mais fácil registrar uma colónia e obter apoios pelo menos para a sua castração/esterilização, mas alimentar sem método e sem civismo os animais de rua não é solução para nada pelo contrário, muitas vezes é causa de intoxicação dos animais e problemas de saúde.
Concordo, mas devia ser essa informação a estar patente no texto do Parque. A informação que deram de não alimentar gatos vadios, juntamente com a informação sobre o impacto ambiental negativo, fomenta os preconceitos contra esses animais.
Butterfly_21
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 1:02 pm

danimira Escreveu: Até porque assim vão seguir o instinto e caçar animais que podem estar em vias de extinção.
Acho que essas coisas têm de ser planeadas e feitas de modo consciente, para não se prejudicar uns em beneficio de outros...
Exactamente...
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 05, 2007 1:12 pm

Na minha forma de estar toda a situação pouco civica que envolve a alimentação de animais de rua me irrita. Irrita-me porque não lhes fazem bem nenhum, nem fazem bem nenhum aos donos que passeiam com os seus animais numa veradadeira aventura para fugir aos restos que proliferam.
Se as pessoas fizessem as coisas de forma correcta e civica, estas medidas nunca apareceriam.

Dou-vos como exemplo um prédio onde já morei. Dezenas de animais mal cuidados que se refastelam em cima dos carros estacionados motorizadas, bem como parapeitos de janelas. Não estão desparazitados. Não vão ao veterinário. Mas tigelinhas de tudo e mais alguma coisa não falta em lado nenhum. Desde espinhas a ossos de frango tudo se encontra e é para todos os gostos. Gatos, ratos e pombos são atraídos por aqueles alimentos. Mosquitos no Verão são aos milhares.

Portanto, se não houvessem cabecinhas pensadoiras e almas boas que agissem desta forma medidas destas não teriam razão de ser nem existiriam.
israel
Membro
Registado: sábado jul 13, 2002 6:05 pm

quinta abr 05, 2007 1:49 pm

Nem sempre o que pensamos o é, passa-se mesmo na realidade. N vou citar nomes de Parques (julgo n ser necessario) mas os animais n sao assim tao bem tratados passando mesmo nos fins de semana fome que qd chega a 2f devoram a comida!E se soubesse o que sei hj nunca doava para determinado parque certos animais!

Obrigado pela atençao
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça abr 10, 2007 4:33 pm

Acho que o problema não está em alimentar os gatos mas sim no que as pessoas lhes dão. Se derem alimento seco, qual é o problema???? O facto dos animais andarem a passear pela rua e ingerirem certos alimentos, se formos a ver o que está certo e errado, esses cães também andam errados pois tinham de andar de ançaime na rua e também não andam por isso não podemos ir por aí.
Eu alimento gatos de rua com ração e é óbvio que também não gosto de ver restos de comida no chão pois fica a acomular bactérias mas aqui, não espalham por todo o lado, é debaixo de um arbusto que o comer é colocado só não devia ser restos de comida que eles muitas vezes até ignoram preferindo a ração. Quanto a caçar, ratos não vejo por aqui mas acredito que muitos pássaros sejam caçados pois eles gostam muito de andar em cima de uma arvore. Não os alimentando obrigando-os a caçar, leva-os á mesma á morte. Onde há colónias não há muita caça de certeza absoluta.
LuMaria
Membro Veterano

terça abr 10, 2007 4:36 pm

Peleve Escreveu:O facto dos animais andarem a passear pela rua e ingerirem certos alimentos, se formos a ver o que está certo e errado, esses cães também andam errados pois tinham de andar de ançaime na rua e também não andam
Explique-me por favor porque têm as minhas duas cadelas rafeiras de andar de açaime na rua?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 10, 2007 7:11 pm

Já tive várias conversas sobre este tema com amigos veterinários e em "seminários" e todos eles são unânimes em dizerem sempre o mesmo:

Alimentar animais errantes torna-os mais "saudáveis e mais fortes" fazendo com que a Natureza não possa exercer a sua função de selecção natural na sobrevivência do mais forte, dentro dum ambiente normal sem a interferência humana! Logo, procriam mais e copulam com muito mais frequência o que torna um aumento populacional, desmedido!

Logo, penso que o humano se quer alimentar animais errantes, deve faze-lo com critério de higiene e humanismo e esse humanismo deveria passar pela preocupação de os esterilizar porque dar de comer a uns para depois outros nascerem e morrerem com as adversidades que os "humanóides" lhes criam, não é ser-se humano

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

terça abr 10, 2007 9:52 pm

LuMaria sendo rafeiras ou não, a lei assim o pede embora a maioria não o faça. Não é por serem rafeiras que deixam de morder por muito mansas que possam ser. Atenção que não estou contra o facto de passear as suas cadelas sem nada. Por mim até podem andar á solta se quiser, não me incomoda nada.
Responder

Voltar para “Gatos”