Bom,
Como este assunto não me afecta directamente não era para responder, no entanto aqui vai :
A verdade é que o CPC tem um regulamente, e se passamos os nossos cães nas exposições do CPC temos de respeitar na integra os seus regulamentos. Isto é principio fundamental !
No entanto ja deram mais de 120 km/h nas auto-estradas ? Pois, ja deram nao deram ?
Uma exposição não é apenas um encontro de cães, não é apenas um local de convivo é um lugar onde as pessoas mostram o seu trabalho (trabalho que já remonta à muitos anos atrás) e de tal modo que cada expositor tenta mostrar o seu cão (que por sua vez está a representar uma raça) no seu potencial.
Pegando no exemplo dos boxers (antes demais confesso que pouco sei acerca desta raça, e o que sei deve-se a uma pessoa frequentadora deste forum) , desde que comecei a frequentar exposições caninas como mirone uma das raças que mais me chamou à atenção foi o boxer. Porquê ? Pela a forma de se apresentar em ringue ! Como o membro ean ja referiu num post anterior o boxer é um cão activo, um cão fogoso, um cão com vida. E esse com este tipo de handling ( frente-a-frente ou chamando de fora do ringue) conseguimos mostrar o cão no seu melhor, porque não ?
Ainda hoje em dia para mim é dificil ver certas raças sendo expostas da maneira standart (é claro, como a Joana referiu há excepções) !
O mesmo se passa com outras raças, como o rott e o dobermann. Inclusive havia um conhecido expositor de podendos que andava sempre na borda do ringue com uma irritante banana que chiava para chamar a atenção do cão.
É claro que quando não se tem experiencia suficiente o melhor será optar por outra tecnica, ou quando se tem um cão que por algo razão nao se mostra bem daquela forma (sim, nem todos os cães devem ser mostrados da mesma forma) mal nenhum nem há que ter vergonha em optar por outras vias. Aqui fica a cargo do expositor a escolha da tecnica que mais beneficiará o seu cão !
Temos de ter igualmente em mente que estamos a infrigir o regulamento, mas de novo como ean referiu :
O próprio "sistema" que criou esse regulamento é que, felizmente, é sensato ao ponto de ignorar essa situação.
Até se reparem nas datas, esta tecnica de apresentação é muito mais antiga que este regulamento.
É verdade que acidentes acontecem (cães mordem-se, trelas partem-se ...) mas isso acontecem em quase todas as raças, basta por vezes um olhar entre dois machos dominantes que a finas trelas de exposição perdem-se ou entao o handler vai pelo ar !
Se fosse proprietaria ou handler de um cão que com um chamamento exterior melhorasse a sua maneira de passar, não tenham duvida que iria cravar alguém para me ajudar. No entanto, estaria consciente que estaria a quebrar o regulamento e se alguém (a quem reconhecesse autoridade,n apenas algum marmelo) me pedisse para abandonar o ringue, faria-o imediatamente e sem abrir o bico.
Se coloca outros cães e raças em desvantagens ? Não vejo como, afinal cada raça é apresentada da maneira em que se mostra melhor. Se o caniche se apresenta melhor da maneira standar, vamos apresenta-lo assim. Se o boxer se apresenta melhor sendo chamado do exterior, vamos chama-lo do exterior.
Se desconcentra os outros cães ? Bom, tanto deve desconcentrar como a criança que entra no ringue cujos pais andam tontos à procura, ou como a "tia" que nos aborda em pleno julgamento e diz "ah, que giro ... o primo da amiga da madrinha do meu filho tem um igual, só que tem pelo curto e é branco"
Bullie:
Por exemplo, e por favor corrijam-me se estiver errado, o Bull Terrier é um cão extremamente activo, tal como o Boxer, e que o estalão define que nunca deverá ser tímido, que deverá mostrar "presença" e confiança no ringue. E, segundo me parece, os bulls não são expostos frente a frente como o boxer sem que isso o prejudique minimamente.
Bom, penso que antes demais há uma grande diferença morfologia entre o bull-terrier e o boxer.
A maneira que tenho visto apresentarem bulls é estando de frente para o cão e chamando a atenção deles (alguns azelhas é que quase metem o joelho dentro da boca do cão ...) e essa forma benefecia a raça, ou seja, dá um aspecto mais redondo, mais possante. E compare a linha dorsal do bull ao do boxer. São totalmente diferente.
Se o bull for apresentado frente-a-frente ou puxando irá parecer desproporcionado , não irá dar a cabeça de perfil (que me parece ser um dos elementos mais importante na raça) , ou seja, não irá beneficiar a raça.
O boxer é um cão muito mais estilizado, mais elegante, que no ver se for apresentado dessa maneira irá perder todo o poder e elegancia (elegancia que so se mostra quando está esticado). Outro pormenor que condiciona o boxer (e o dobermann, este ainda acho mais complicado que com o boxer) é as linhas dorsais. Se apresentar um boxer da mm maneira do bull a linha dorsal irá parecer convexa e nada segura (tipo corcunda), e a cabeça (elemento tb unico da raça boxer) não irá mostrar a sua beleza (pois o cão será tentado a olhar para cima).
Um raça que me parece se adaptar a esse estilo do bull, será o rottweiler, mas nunca o dobermann ou o boxer (a estes dois, num extremo sera a maneira standart).
Não concordam comigo, quando penso que não será necessário colocar os cães "frente-a-frente" e pelos vistos em situações de risco (confrontos entre cães), para se ajuízar correctamente o exemplar tanto a nível morfológico como de caractér e temperamento?
Situações de risco ? Acidentes acontecem em todos ringues ! Desde cães que se soltam das trelas a handlers que perdem o cão ...
E se a pessoa souber o que faz, não me parece ser uma situação de risco (repito, se souber o que faz ...)
linda76
Pelo que sei, as exposições são de beleza. claro que se deve ter em conta o caracter de um cão, mas penso (tb me podem bater depois disto.... ) que não é neste tipo de exposição que o caracter seja a principal caracteristica.....
É verdade que uma exposição canina de beleza por todos os seus condicionantes não é de maneira nenhuma o melhor local para testar o caracter de um cão, no entanto, há raças suficientemente activas e vivas que numa expo dá para perceber como cão ..... pegando novamente nos boxers, um boxer que quase não se mexa, que não tenha presença nenhuma, não me parece que seja digno de algum titulo (bom, mas como a linda pouco sei deles).
Experiemente por exemplo colocar os seus cockers frente-a-frente. De certeza que não irá gostar da maneira em que se irao colocar, não achando nada tipico da raça ! O contrario se passa com o boxers e outras raças !
Ainda tinha umas fotos para mostrar de forma a poderem comparar, mas o meu tempo infelizmente não é elástico, por isso esta minha pequena opinião fica por aqui ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!