Cadelinhas Domésticas Protegidas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Recorreu ou recorreria a:

Esterelização
23
43%
Pílula
1
2%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%
Isolamento da cadela durante o cio
15
28%

Total de votos: 54
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 19, 2003 3:26 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:01 pm, editado 1 vez no total.
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mar 19, 2003 4:05 pm

SeaLords Escreveu: 1º e 2º Os nódulos de que tanto se fala são tumores malignos da mama. São "criados" devida à sucessiva estimulação da glândula mamária pelos estrogénios, produzidos na primeira fase do cio. A ÚNICA maneira de os prevenir é esterilizar a cadela antes do 1º cio (eventualmente antes do 2º cio). A esterilização após o 2º cio não diminui o risco da cadela desenvolver tumores mamários mais tarde.

3º Todas as cirurgias têm risco. Não há cirurgia de risco zero. Mas se a cadela for saudável, fizer análises pré-operação e se recorrer a anestesia gasosa, muito mais segura, o risco é muitíssimo reduzido.

4º Se uma cadela tiver uma ninhada pode ter:
- distócia
- metrite
- mamite
- tetania de lactação
- caquexia
- diabetes
e mais que agora não me lembro

Se uma cadela não tiver uma ninhada
- agradece imenso não ter um bando de crias chatas a moer-lhe o juizo
Sealords,

Eu ia esterilizar as minhas cadelas, mas uma já tem 8 anos e já teve uma ninhada de cães e a outra (que é filha) tem 5 anos, assim posso concluir que não vale a pena submeter as cadelas a uma cirurgia????? A intenção era reduzir a probabilidade de tumores mamários....

Em relação ao seu ultimo parágrafo, não me soa nada bem. Dá-me a entender que é completamente contra a que as cadelas sigam o seu ciclo natural. Isso é contra a lei da natureza e mais, nunca acho que são um bando de crias chatas a moer o juizo. Gosta de animais?

Miau
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta mar 19, 2003 5:14 pm

No caso da Margot, ela não está esterlizada, não toma pilula, claro que na altura do cio, há um cuidado redobrado, além de que são poucos os macho com que ela lida, e não é diariamente. Visto ela ter feito uma gravidez psicologica logo no 1º cio, caso aconteça o mesmo no 2º, terei que obviamente ponderar a hipotese de esterlizar, devido aos efeitos secundários que a gradidez poderá criar. A Daisy esta esterlizada, é uma cadela normalissima, um cadito gordinha, mas nada em exagero, e nada que exercicio não resolva.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta mar 19, 2003 6:28 pm

As minhas cadelas nunca foram esterilizadas (antigamente havia vets que até eram contra a esterilização) e nunca nenhuma procriou, nem fizeram gravidez imaginária.

A última, pobrezita, desenvolveu cancro mamário, mas já tinha 14 anos....

Por isso, e como a que tenho agora já fez o 1º cio em Setembro passado (ainda não estava comigo) e a vet me disse para aguardar pelo 2º cio para esterilizar de seguida, e o 2º deve estar por aí... agora não sei...

Talvez porque eu própria sou uma grande medricas no que toca a médicos, operações, etc., estou tão confusa.... não sei se a sujeite a uma operação que não resulta...

:(
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

quarta mar 19, 2003 6:46 pm

Pode não resultar a 100% no que toca a tumores mamários.
Mas, se a esterilizar antes do 2º cio, essas probabilidades também ficarão muito reduzidas.
Quanto às outras vantagens... nem se fala.
A Nuba é esterilizada mas, como é SRD, o primeiro cio apanhou-nos de surpresa. Foi esterilizada de seguida -2 meses depois.
Como na medicina humana, as intervenções cirúrgicas são, agora, muito mais seguras e, digamos, rotineiras.
Claro que não há certeza absoluta de ausência de riscos, mas, como tudo na vida, há que ponderar as vantagens e desvantagens.
Para mim, e como pode ver-se pela atitude tomada, só traz benefícios.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mar 19, 2003 8:58 pm

E da pílula ninguém fala?
É assim tão má?

:?:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 19, 2003 9:04 pm

Sandrara, disseram-me que essa medida muda a personalidade das cadelas. É verdade? Até que ponto? Deixamos de as reconhecer ou só ficam mais rabugentas?
a carlota foi esterelizada com cerca de 1 ano. engordou um pouquinho de nada. não está mais "obediente", nem "mona", nem como mais do que o normal. continua uma doida movida a pilhas duracell :lol: :lol: :lol:
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mar 19, 2003 9:08 pm

anjaazul Escreveu: a carlota foi esterelizada com cerca de 1 ano. engordou um pouquinho de nada. não está mais "obediente", nem "mona", nem como mais do que o normal. continua uma doida movida a pilhas duracell :lol: :lol: :lol:

A ver se compro à minha umas pilhas marca branca, relezitas... :lol:

:roll:
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 11:27 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:02 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 19, 2003 11:37 pm

Bom, agora que tenho os livros aqui à mão, penso que os números limparão as dúvidas que ainda possam existir:
- se uma cadela for esterilizada antes do 1º cio, o risco de vir a ter tumores de mama é de 0.5% (ou seja, em mil cadelas, apenas 5 virão a ter tumores)
- se a cadela for esterilizada depois do 1º cio e antes do 2º, o risco sobe para 8%
- se a cadela for esterilizada depois do 2º cio, o risco sobe para 26% (ou seja, 1 em cada 4 cadelas terá tumores mamários).
Olá Sealords,

Só por curiosidade, sabe qual a probalidade de uma cadela não esterilizada ter tumores ?

Para os restantes tenho aqui em casa 3 cadelas adultas ( a mais nova com pouco mais de um ano, e a mais velha ja conta com 13 anos - a caminho dos 14) e nenhuma delas é esterilizada ou toma a pilula. Simplesmente tenho cuidado em separar dos machos quando estão receptivas.

No entanto, não teria problema nenhuma em esterilizar uma delas (quem fala nas cadelas, fala também nos machos daqui de casa) caso a situação o obrigasse.

Agora esterilizar por prevenção não obrigada
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Musky
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 11:45 pm

No caso da minha cadela, no inicio de Fevereiro, eu levantei o problema à vet (cirurgiâ) e ela perguntou "já fez o 1º cio, claro... quando?" resposta "em Setembro" vet "então o 2º cio deve estar para Março! vamos aguardar o 2º cio e logo após volte cá."
É isto que me está a deixar mais confusa, porque eu na altura pensei já que ela estava no hospital, "matava-se dois coelhos duma cajadada" e evitava-se mais traumas...

Ai, socorroooo, não sei que fazer.......

:cry: :cry:
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 19, 2003 11:49 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 6:02 pm, editado 1 vez no total.
Musky
Membro Veterano

quinta mar 20, 2003 12:27 am

[quote=SeaLords]
Esterilizar depois do 2º cio ou não esterilizar o número é o mesmo: 26% (1 em cada 4 cadelas terá tumores mamários). Dá que pensar.

[/quote]

Pois dá, SeaLords! Roleta russa? Vou ter mesmo que pensar muito bem nisto!

Sujeitar a pobre "pele de areia" a mais uma cirurgia que lhe não traga evidentes benefícios...
:roll:
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mar 20, 2003 12:38 am

Esterilizar
Musky
Membro Veterano

quinta mar 20, 2003 1:08 am

[quote=monikestarr]
E da pílula ninguém fala?
É assim tão má?

:?:
[/quote]

Pois é, Mónica, não tenho experiencia pessoal porque nunca dei a pilula às minhas, porque... as experiencias de amigas minhas foram bastante negativas!
Responder

Voltar para “Cães”