Crias - dúvida

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
anafish
Membro Júnior
Registado: quarta abr 11, 2007 5:05 pm

quarta abr 11, 2007 5:10 pm

Olá viva

Uma amiga minha tem uma gata que teve crias à um mês.
A gata está bastante afeiçoada às crias, mas como cada uma tem de ir para casa do respectivo novo dono, como se poderá fazer esta separação?

Retiram-se as crias uma de cada vez ou é preferível todas de uma só vez?

Agradecia que me esclarecessem nesta dúvida.
Obrigada
Ana
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quarta abr 11, 2007 5:41 pm

Olá!

Com um mesinho os gatinhos ainda são muito pequeninos para sair do pé da mãe, além de ainda mamarem precisam da companhia uns dos outros e principalmente da mãe para serem educados!
Espere mais duas ou tres semanas.

E quanto á separação, é dificil tanto para a mãe como para os bebes em qualquer idade. Conselho por assim dizer não dou, mas acho melhor tirar um de cada vez e ir entregando aos novos donos, se os tirar todos de uma vez a gata estranha mais!
Seja como for vai andar tres dias mais ou menos á procura ou a chamar por eles!

Eu tambem tenho gatos bebes, mais um mes vou entrega-los e vou ficar com um, é uma boa solução para evitar traumas, é a segunda ninhada dela e na 1ª tambem fiquei com um bebe!!

Boa sorte! :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 11, 2007 5:49 pm

anafish Escreveu:Olá viva

Uma amiga minha tem uma gata que teve crias à um mês.
A gata está bastante afeiçoada às crias, mas como cada uma tem de ir para casa do respectivo novo dono, como se poderá fazer esta separação?

Retiram-se as crias uma de cada vez ou é preferível todas de uma só vez?

Agradecia que me esclarecessem nesta dúvida.
Obrigada
Ana
Olá boa tarde,

Os bébés devem sair da mãe no minimo com 2 meses completos e nunca antes. Se sairem um pouco mais tarde ainda melhor. Este período de convivência com mãe e irmãos é fundamental para ter um gatinho equilibrado, sociabilizado e pronto a enfrentar o mundo.
Parece-me muito cruel retirar todos de uma acentada à mãe, até porque ela vai sofrer. De preferência devem ir à vez e podendo ficar com um... então magnifico! :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta abr 11, 2007 9:27 pm

Boa noite!
Eu com os filhotes da minha gata, só dei cerca de 4/5 meses depois do nascimento, e não foram ao mesmo tempo. Ao principio a gata estranhou porque procurava os filhotes pela casa e miava muito pela casa, mas eu fiquei com uma cria para ela não ficar sozinha.
Mas essa falta passou rapido :)
Eu acho que o pior mesmo é para nós, ver-mos os bebés nas mãos de outra pessoa e saber que nem tão cedo os vamos ver... falo por mim, chorei bába e ranho na casa das pessoas... :oops: :cry:
Boa sorte com tudo e dê muitos miminhos à mamã gatinha, pois ela merece! :)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 12, 2007 9:43 am

4/5 meses é demais. A tristeza do animal é maior e a adaptação ao novo lar mais dificil. Nem cedo demais, nem tarde demais, pelo bem dos gatinhos.
Débora, não dê os seus gatinhos antes dos 2,5/3 meses. Vai ver que compensa :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quinta abr 12, 2007 10:11 am

Debora20 Escreveu:Eu tambem tenho gatos bebes, mais um mes vou entrega-los e vou ficar com um, é uma boa solução para evitar traumas, é a segunda ninhada dela e na 1ª tambem fiquei com um bebe!!
Afinal, a actual ninhada da sua gata não foi, apenas, um erro, como disse no seu outro post ! :o Não quero crer que está, propositadamente, a deixar a sua gata procriar! :o Não quero crer que seja assim tão irresponsável.....! :o

O que é que está à espera para a esterilizar? Já chega, não acha?
Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quinta abr 12, 2007 11:39 am

Eu na altura não queria dar os gatos bebés, mas os meus pais conveceram-me... e também nao sabia em que altura devia dá-los :?
Como eles ainda bebiam leite da mãe, não sabia mesmo, também na altura só tinha 15 anos e os meus pais também não sabiam se podiam separar as crias logo aos 2 meses, no veterinario a senhora disse para não dar-mos enquanto amamentam, por isso é que esperamos esse tempo todo... Se soubesse que tinha sido um trauma para a gata nunca teriamos separado tao tarde :(
Já agora obrigada pelo esclarecimento.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 12, 2007 2:07 pm

A melhor altura de retirar as crias a uma gata é já quando a gata se farta delas! Só que isso implica a que nem os donos nem os adoptantes tenham pressa...!

Quando são retiradas, deve ser efectuado um a um diáriamente e se a ninhada for grande (mais de 3 ou 4), deixar os últimos 2 para serem separados da mãe com uma semana de intervalo!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”