Cavalitos !!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 12, 2007 11:49 am

:? Pois, aindam faltam as esponjas... bahhhhhh!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta abr 13, 2007 2:25 pm

ora bem, perguntei num forum de cavalos se sabiam o que eram as "esponjas" e eis o que me responderam:

"As esponjas são Melanomas, tumores geralmente benignos na pele que podem ser superficiais ou internos, sendo mais frequentes em cavalos ruços.

A sua causa é genética e não tem a ver com exposição solar, no entanto as condições de vida do cavalo e a sua alimentação podem ser factores de evolução.

Se não crescerem muito as esponjas não serão motivo de preocupação para além da influência na estética do cavalo.

Se crescerem demasiado pode haver vários problemas:

- na rabada, pode originar o rompimento sistemático da pele / feridas permanentes e no limite pode ter que se cortar a rabada.

- no anus, obstrução e dificuldade em defectar que pode originar cólicas.

- se forem tumores internos também podem causar vários problemas dependendo do sitio onde se localizem.

A remoção não trás beneficios e por vezes pode levar a maior desenvolvimento dos melanomas.

Actualmente existe um tratamento que tem dado alguns resultados positivos com um medicamento de uso humano que é aplicado, mas o veterinário é quem melhor saberá que tratamento fazer.

A alimentação natural, algumas ervas medicinais e uma vida "sem stress" podem ajudar a que o problema não se desenvolva ou até regrida.

(... o meu cavalo tinha este problema bastante acentuado por isso informei-me bastante) "

esta resposta foi dada pela foristas AnaE no forum www.cavalonet.com.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 13, 2007 2:29 pm

Prontes! Nisto a Xaves estava correcta. Obrigada pela informação. Onde anda a miuda enfiada? :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
omega2
Membro Veterano
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sexta abr 13, 2007 2:35 pm

"todos os cavalos claros tem isto", ora bem, esta afirmação foi feita pela xaves em relação ás esponjas. não é verdade, nem todos os cavalos claros teem esponjas, podem ter sim maior predisposição para este problema!!

agora não percebi a das esponjas entre o curvilhão e o boleto (não é butelo!). não estaria ela a falar de sobrecanas???

ó xaves, explica lá isto que não percebi bem... :roll:
omega2
Membro Veterano

sexta abr 13, 2007 2:39 pm

se era de sobrecanas que ela estava a falar, aqui vai um bom artigo:

http://www.equisport.pt/gca/index.php?id=127
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta abr 13, 2007 7:52 pm

Então nesse caso a carne de cavalo impropria para consumo é a proveniente de cavalos doentes, sejam eles de que cor forem pois todos podem ter as tais espponjas embora os claros tenham mais tendencia a esse problema. Agora será que depois do abate o veterinario municipal, credenciava para consumo um cavalo com esse problema?
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta abr 13, 2007 8:58 pm

Dúvida muito pertinente para a qual eu gostaria de ver uma resposta... Sou fã de carne de cavalo desde piquinininha...
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

sexta abr 13, 2007 10:12 pm

omega2 Escreveu:... "As esponjas são Melanomas, tumores geralmente benignos...
Eu não disse que eram neoplasias??? Mas a mim ninguém me liga.... :lol:
Ana Madrugo
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

sexta abr 13, 2007 10:32 pm

Ophi Escreveu:Então nesse caso a carne de cavalo impropria para consumo é a proveniente de cavalos doentes, sejam eles de que cor forem pois todos podem ter as tais espponjas embora os claros tenham mais tendencia a esse problema. Agora será que depois do abate o veterinario municipal, credenciava para consumo um cavalo com esse problema?
Queria poder ajudar um bocadinho mais relativamente a isso mas as minhas aulas de matadouro foram num que não recebia equinos.

Agora... porque há propicidade para determinada cor desenvolver esse problema? Será que ele já está no seu organismo (daí não se poder comer)?

Agora relativamente ao veterinário (que não é o municipal) ou ao inspector (função que tem o engenheiro zootécnico)... Não passa pela cabeça do consumidor (e ainda bem... :( ) o que vem parar ao seu "prato" (e SEI o que digo!!!!).

Cumprimentos,
Ana Madrugo
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

sábado abr 14, 2007 3:08 pm

Pois...Eu acredito que haja cavalos brancos, mas também acredito que seja muito raro.

Eu gostava de ver um poldro branco...com idade inferior a 1/2 anos.
O gene para pigmentação

O gene "chave" na determinação da pelagem é um gene dominante, que determina a capacidade de produzir pigmentos melânicos. É o gene C. Para haver formação de pigmento melânicos, quaisquer que sejam eles, é necessário haver o gene C.

Quando não existe o gene C, mas o seu alelo cc o animal é incapaz de formar pigmentos melânicos, sendo considerado albino. Porém, no cavalo desconhecemos a forma albina, sendo os cavalos brancos produzidos por outros mecanismos. Tais cavalos tem, na verdade, pelagem branca, com pele despigmentada, mas os olhos são castanhos ou azuis. Trata-se, pois, de um albinismo parcial, causado por outro gene dominante simbolizado por W.

Estudos recentes mostram que o gene W é letal de modo que os homozigotos morrem. Assim, os cavalos brancos que existem e se reproduzem são heterozigotos e dão filhos brancos e não brancos.
http://www.ufv.br/dbg/bioano01/div48.htm
<p>susana</p>
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

sábado abr 14, 2007 8:07 pm

:o Eu nem sei porque é que vou escrever aqui, mas cá vai:

Epá, um conselho: tamos num forum! Chamar nomes do tipo "doida", "maluca" ou "BURRA" É completamente inadmissivel...!
Como Adultos Que São, Respeitem-se e Deem o Exemplo!
Para ser sincera, eu não percebo nada de cavalos, mas tenho tado a observar o topico, desde que começou, e sinceramente, MAEZINHA DO CEU!
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sábado abr 14, 2007 9:06 pm

susanastrat Escreveu:Pois...Eu acredito que haja cavalos brancos, mas também acredito que seja muito raro.

Eu gostava de ver um poldro branco...com idade inferior a 1/2 anos.
http://www.whitehorseproductions.com/white.html
Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 14, 2007 9:33 pm

Beajacob:

Um pequeno aparte: esse seu "aviso de amiga" que tem como assinatura é de extremo mau gosto e até mal educado.

Já se tornou moderadora? :lol:

Quem não sabe aquilo que diz e mesmo assim tem que botar letras no fórum só pode é ser chamado à razão. E olhe que da pessoa em questão, já se leu de tudo um pouco, desde anúncios de ninhadas a querer cruzar boxers brancos, tirando "o ai que fofuxo é o seu menino" pouco se aproveita. O fórum não é meu, é de todos, e todos podem errar mas o que é demais chateia. E repare que não estou a falar consigo considerando a idade que tem.

Cumprimentos a todos e bom fim de semana.
beajacob
Membro Veterano
Registado: quarta set 13, 2006 10:56 am
Contacto:

sábado abr 14, 2007 10:52 pm

O meu "avizo de amiga" faz parte da minha ASSINATURA e por favor, estamos a discutir um topico sobre cavalos.
Espressões do tipo "Já se tornou moderadora :lol: " é uma total falta de respeito, visto, caso não saiba, que LOL :lol: significa PIADA ou GRAÇA, e se quer que lhe diga não acho graça nenhuma ao que voce esta a dizer.
Eu posso não ter as consiçoes necessarias para ser MODERADORA, entao e voce? Tem? Por amor a Deus, não fale babuseiras :wink:
Botar letras? Não sei quem é que botou letras! Eu não fui decertesa, tudo o que eu disse na minha mensagem anterior volto a dizer! Não me arrependo de nada do que disse.
Um adulto a falar com uma criança deve ter mais respeito por ela do que um proprio adulto a falar com outro adulto.
E se há coisa que voce não tem, ou pelos vistos deu para ver que não tem, é respeito por mim.

Graças a Deus que você escreveu uma coisa bem:
O FORUM NÃO É SEU, É DE TODOS

Portanto, e visto que o que voce escreveu esta certo, e bem certo, respeite as mensagens que eu coloco, e sobrotudo respeite as minhas opinioes.

Cumprimentos.
<p><strong>bjs grandes, Bia*</strong></p>
<p><strong>Espertos sao os caes, inteligentes sao os macacos. As pessoas, s&atilde;o um genio.</strong></p>
<p><strong><a href="http://www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com">www.a-menina-dos-olhos-castanhos.blogspot.com</a></strong></p>
<p><strong>( </strong><a href="http://www.porquinhosabichoes.blogspot.com"><strong>www.porquinhosabichoes.blogspot.com</strong></a><strong>&nbsp;)</strong> visitem!!!</p>
omega2
Membro Veterano

domingo abr 15, 2007 3:12 am

beajacob Escreveu:O meu "avizo de amiga" faz parte da minha ASSINATURA e por favor, estamos a discutir um topico sobre cavalos.
Espressões do tipo "Já se tornou moderadora :lol: " é uma total falta de respeito, visto, caso não saiba, que LOL :lol: significa PIADA ou GRAÇA, e se quer que lhe diga não acho graça nenhuma ao que voce esta a dizer.
Eu posso não ter as consiçoes necessarias para ser MODERADORA, entao e voce? Tem? Por amor a Deus, não fale babuseiras :wink:
Botar letras? Não sei quem é que botou letras! Eu não fui decertesa, tudo o que eu disse na minha mensagem anterior volto a dizer! Não me arrependo de nada do que disse.
Um adulto a falar com uma criança deve ter mais respeito por ela do que um proprio adulto a falar com outro adulto.
E se há coisa que voce não tem, ou pelos vistos deu para ver que não tem, é respeito por mim.

Graças a Deus que você escreveu uma coisa bem:
O FORUM NÃO É SEU, É DE TODOS

Portanto, e visto que o que voce escreveu esta certo, e bem certo, respeite as mensagens que eu coloco, e sobrotudo respeite as minhas opinioes.

Cumprimentos.
xiça, mas que grande confusão que praqui vai!!
diga-me lá quem é que lhe faltou ao respeito? a dinodane? por por um "lol" no fim de uma frase? não me goze!
com este tipo de respostas fica claro que ainda não temmaturidade suficiente para ser moderadora (atenção que n me estou a referir á idade, mas sim á maturidade!)
e já que estava tão moralista por estarmos a insultar uma forista, fique sabendo que afirmar que alguém "está a dizer baboseiras" tb pode ser interpretado como um insulto!!
quando se falou em botar letras no forum, ninguém estava a falar de si, mas ao que parece serviu lhe bem a carapuça!
e volto a perguntar, quem é que lhe faltou ao respeito???
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”