amputaçao de cauda aos 4 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo abr 15, 2007 7:53 pm

Universus Escreveu:Agradeço ao membro SeaLords pelo esclarecimento, visto que julgava que tal nao era permitido, sendo que o erro parte de mim, que poderia ter feito uma pesquisa mais assentuada.

Não precisa fazer pesquisa...eu tenho quase tudo o que é referente a amputações.

Arcanjo
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 7:59 pm

Boas!

Compreendo no entanto a confusão nomeadamente entre o artigo 17 e o 18

Artigo 17.º
Intervenções cirúrgicas
As intervenções cirúrgicas, nomeadamente as destinadas ao corte de caudas nos canídeos, têm de ser executadas por um médico veterinário.
Artigo 18.º
Amputações
1 - Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.
2 - O documento referido no número anterior deve ter a forma de um atestado, do qual conste a identificação do médico veterinário, o número da cédula profissional e a sua assinatura.
3 - Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.º 1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.

Mas a meu ver um anula o outro...ou seja cortar uma cauda é uma amputação que se regula pelo artigo 18

No fundo no fundo é mais uma lei mal feita mal escrita o que dá a origem ao que dizemos "É à vontade do freguês"

Arcanjo
Universus
Registado: segunda abr 09, 2007 8:09 pm

domingo abr 15, 2007 8:06 pm

Obrigado ao nosso amigo Arcanjo pela exposiçao dos artigos.
Consta no artigo que e permitido a amputaçao em casos de interesse particular do animal, sendo que, nao sendo especificado nenhum exemplo de interesse particular, podera talvez ser considerada a maior segurança no exercicio de uma funçao e/ ou a adaptaçao a um padrao ou standart de uma raça em particular como motivo justificativo para uma amputaçao de cauda e/ ou orelhas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 15, 2007 8:16 pm

O corte das caudas quando efectuado antes do cachorro completar a 1ªa semana de vida é indolor, pois a cauda ainda não possui terminações nervosas. Agora amputar aos 4 meses... não sou nada a favor, muito menos por motivo puramente estético. :|
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 8:56 pm

Boas!

E aí que concordo com o corte..seja em orelhas seja nos rabos, ou seja, quando a função do cão assim o obriga....e sinceramente... a sua grande maioria é simplesmente por estetica...o resto é conversa...e é como disse em cima...arranjar justificações...atestados é facil...

Arcanjo
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo abr 15, 2007 9:13 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:40 pm, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo abr 15, 2007 9:16 pm

Arcanjo Escreveu: Não precisa fazer pesquisa...eu tenho quase tudo o que é referente a amputações.
Esta faz-me lembrar o anúncio do restaurador Olex - "pois olha, não parece" :roll:
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo abr 15, 2007 9:30 pm

Com aquele "Pois, tá bem!", do meu "post" anterior, era mesmo para ver se não "dava trela", novamente, a um assunto que já foi tantas vezes debatido aqui, tal como disse a SeaLords. O corte da cauda não é proibido! Eu sei isso por motivos óbvios, mas quem já cá anda há algum tempo também tinha obrigação de saber...

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 9:42 pm

Arcanjo,
Já agora, gostava de ter perguntar uma coisa...porque defendes de maneira tão acérrima essa tua opinião?? Como tu, detentor de um animal onde não foi efectuada nenhuma dessas operações, não conheço ninguém a defender desta maneira o não procedimento destas amputações. É que tendo tu um Dogue Alemão, um animal onde também se pode proceder ao corte de orelhas, começa-me a parecer que há aí algum "recalcamento" ou qualquer coisa do género. Talvez tenhas descoberto há uns tempos, por qualquer motivo, que a amputação teria sido mais vantajosa e agora custa-te a "engolir" o facto de nunca teres cortado as orelhas ao Golias. Desculpa-me isto tudo Cláudio, mas é o que me parece há já algum tempo...

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

domingo abr 15, 2007 9:45 pm

Existe sempre alguma confusão porque determinadas raças, são provenientes da Alemanha, e essa prática é proíbida; dessa forma o estalão dessas raças foi reformulado, de acordo com a lei do país.

Agora em Portugal a lei diz:
Artigo 17.º
Intervenções cirúrgicas

As intervenções cirúrgicas, nomeadamente as destinadas ao corte de caudas nos canídeos, têm de ser executadas por um médico veterinário.

Artigo 18.º
Amputações

1 - Os detentores de animais de companhia que os apresentem com quaisquer amputações que modifiquem a aparência dos animais ou com fins não curativos devem possuir documento comprovativo, passado pelo médico veterinário que a elas procedeu, da necessidade dessa amputação, nomeadamente discriminando que as mesmas foram feitas por razões médico-veterinárias ou no interesse particular do animal ou para impedir a reprodução.

2 - O documento referido no número anterior deve ter a forma de um atestado, do qual constem a identificação do médico veterinário, o número da cédula profissional e a sua assinatura.

3 - Os detentores de animais importados que apresentem quaisquer das amputações referidas no n.º 1 devem possuir documento comprovativo da necessidade dessa amputação, passada pelo médico veterinário que a ela procedeu, legalizado pela autoridade competente do respectivo país.

http://www.min-agricultura.pt/oportal/e ... DL_315.htm
<p>susana</p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo abr 15, 2007 11:20 pm

Porquê que se cortam as orelhas? Se a natureza as faz assim não é assim que elas devem ficar?
Em primeiro lugar cortar as orelhas não é (salvo raras excepções) amputa-las completamente, mas sim talha-las de modo a que elas possam ficar direitas.
E quais são a vantagem de ter as orelhas direitas/cortadas?
Todas.
É por essa razão que todos os animais selvagens, em particular os canídeos, têm as orelhas direitas. De facto quem inventou as orelhas caídas foi o homem e não a natureza. As orelhas caídas são uma selecção contra natura que só trazem desvantagens para os animais.

As orelhas direitas/cortadas têm vantagens na:

- Comunicação. Os cães usam muito as expressões faciais para a comunicação e o que mais se destaca na cabeça do cão (quer pela visibilidade quer pela mobilidade) são as orelhas. Razão pela qual as orelhas são uns dos principias elementos de comunicação.
As orelhas quando grandes e caídas perdem muita da sua visibilidade e mobilidade (por vezes perdem a mobilidade toda) pelo que prejudicam as expressões faciais dos cães. Já toda a gente viu um cão de orelhas caídas a fazer um esforço, em vão, para as por direitas quando está atento ou numa situação em que quer realçar a sua dominância, ou por outro lado, a tentar baixar ainda mais as orelhas quando cumprimenta o dono, numa atitude de submissão. As orelhas caídas, ou as partes caídas das orelhas não passam de apêndices “mortos” que não têm qualquer utilidade para os cães - só estorvam.

- Ouvido. É obvio que as orelhas direitas/cortadas favorecem a audição e principalmente a localização dos sons.
Os cães têm um ouvido muito desenvolvido e conseguem mover as duas orelhas separadamente de modo a melhor identificar a origem do som. Os cães de orelhas caídas tentam, em vão, mover as orelhas quando ouvem algum som, de forma a localiza-lo. Tenho verificado, por experiência própria, que os cães de orelhas caídas, embora ouçam razoavelmente, têm bastante dificuldade em localizar os sons.

- Infecções. É sabido que as orelhas caídas estão mais sujeitas a infecções e exigem mais cuidados de higiene devido à falta CE arejamento.

- Danos. As orelhas, quando grandes e caídas tornam-se um apêndice muito vulnerável às feridas. Um amigo meu que é matilheiro passa a vida a pregar contra essas leis feitas para os lulus da cidade e que fazem com ele tenha que cortar as orelhas aos cães clandestinamente se não quer que os cães andem com as orelhas cheias de sangue.

Se só trás vantagens ter as orelhas direitas quais as razões de termos seleccionado cães com orelhas caídas?
A meu ver são três as razões pelas quais a maioria dos cães tem as orelhas caídas

1 De todas as qualidades dos cães, a que mais seduziu o homem, principalmente na caça, foi o seu faro. Por esta razão o homem, na selecção de várias raças de caça, tentou desenvolver ao máximo o faro e para isso tentou aniquilar o outro principal sentido usado na caça (o ouvido) para que o cão se concentre unicamente no faro como único sentido a usar. É por esta razão que os cães que têm as orelhas maiores e mais caídas são os cães de caça, Nomeadamente os cães de parar e principalmente os cães de rastro.

2 O homem foi seleccionando cães de orelhas caídas porque estes se parecem mais humanos (cabeça redonda), mais submissos (as orelhas erguidas são sinal de dominância) e mais infantis (os lobos nascem com as orelhas caídas).

3 O cruzamento entre um cão de orelhas erguidas e um de orelhas caídas dá, em geral, um cão de orelhas caídas. Logo o nº de cães de orelhas caídas tende a aumentar.

Por todas estas razões, e porque as orelhas caídas não têm qualquer utilidade (só desvantagens) a não ser para certo tipo de cães de caça (como atrás referi), era comum os nossos antepassados cortarem as orelhas à maioria dos cães que têm as orelhas caídas. Essa pratica era comum não só nas raças que hoje conhecemos com as orelhas cortadas mas também em quase todos os cães de campo e de trabalho.
Por exemplo:
- Os pastores costumavam cortar as orelhas aos seus cães. Serras , Cães de gado transmontano, Mastins Espanhóis, serras D’aire, e todos os cães de pastor pelo mundo fora.
- Era comum, no Brasil, cortarem-se as orelhas ao Fila Brasileiro.
- Nas matilhas de caça ao javali cortam-se as orelhas a todos os cães que as tenham caído (excepto aos cães de rastro)

Outra razão que me parece válida para o corte das orelhas, é que certas raças (principalmente aquelas que incluem o corte no estalão) têm sido seleccionadas tendo em conta que as orelhas são para cortar e isso implica duas coisas:
1 Os cães têm sido “desenhados” (principalmente a cabeça) tendo em conta que as orelhas vão ser cortadas.
2 Nunca houve nenhum cuidado em seleccionar um certo tipo de orelha e por essa razão é natural que os cães apresentam orelhas que não servem para o cão quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional.
3 As orelhas cortadas dão um aspecto mais feroz ao cão, o que num cão de guarda é desejável. Sei que estes aspectos ferozes não são nada politicamente correctos, mas de “politicamente correctos” e hipocrisias ando eu farto.

Cumprimentos
Francisco Bica
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 11:45 pm

JoanaElectra Escreveu:Arcanjo,
Já agora, gostava de ter perguntar uma coisa...porque defendes de maneira tão acérrima essa tua opinião?? Como tu, detentor de um animal onde não foi efectuada nenhuma dessas operações, não conheço ninguém a defender desta maneira o não procedimento destas amputações. É que tendo tu um Dogue Alemão, um animal onde também se pode proceder ao corte de orelhas, começa-me a parecer que há aí algum "recalcamento" ou qualquer coisa do género. Talvez tenhas descoberto há uns tempos, por qualquer motivo, que a amputação teria sido mais vantajosa e agora custa-te a "engolir" o facto de nunca teres cortado as orelhas ao Golias. Desculpa-me isto tudo Cláudio, mas é o que me parece há já algum tempo...

Joana
Boas!

Joana isso que falas é outra luta ;) e digo-te continuaria a pensar o mesmo e não cortaria as orelhas ao Golias (mas aqui nem se fala de orelhas) primeiro porque não está previsto no Estalão segundo porque é ilegal o corte...portanto nesse aspecto não vejo qual o problema.

Quanto ao "recalcamento" é a primeira e ultima vez que falas de mim nesses modos e ficamos por aqui, não vou descer ao nivel de te chamar coisa pior entre aspas.

Como já disse n vezes os cortes são ilegais, faz quem quer mas não deixam de ser ilegais na minha raça nem sequer são previstos (como disse acima)...agora tb disse e volto a dizer em cães de trabalho acho que o corte deve ser feito se isso implicar uma melhoria no seu desempenho...

QUanto ao tema em questão uma amputação de uma cauda aos 4 meses só tenho que bater palmas e dizer força!! Pelo menos é o que está a parecer.

Arcanjo
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 11:59 pm

Só tu para te ofenderes com a palavra "recalcamento"... e isto não é, de forma nenhuma, descer de nivel!!! Se o quisesse fazer, não era com esse termo de certeza... :roll:

Joana
J.A.

Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 15, 2007 11:59 pm

Boas!

Quanto ao que dizes Sealords...provavelmente terás razão e irei me informar melhor nada como aprender com quem sabe...mas tinha ideia que as amputações de caudas estavam abrangidas...paciencia mais uma coisa que aprendi pois como sabes sempre me virei mais pro corte de orelhas..e não da cauda...

Arcanjo
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 16, 2007 12:00 am

JoanaElectra Escreveu:Só tu para te ofenderes com a palavra "recalcamento"... e isto não é, de forma nenhuma, descer de nivel!!! Se o quisesse fazer, não era com esse termo de certeza... :roll:

Joana

Estamos conversados...tira as conclusões que quiseres!

Arcanjo
Responder

Voltar para “Cães”