Dragao Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

HolyReptile
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 9:08 am

sexta abr 13, 2007 9:21 am

Bom dia! Queria saber se e preciso dar banho ao dragao barbudo ou e so uma borrifadela fora do terrario? E as temperaturas, qual e a diurna e a nocturna? Os grilos precisam de estar vivos ou podem ser em lata? Obrigado!
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta abr 13, 2007 10:37 am

TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta abr 13, 2007 10:44 am

Quanto ao alimento de lata posso ja respoder antes da procura, nao recomendo pela simples razao... Sao mais caros, menos quantidades, dai... ser melhor o vivo :)
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta abr 13, 2007 3:15 pm

Os insectos de lata são de qualidade duvidosa e muitos animais recusam-se a comê-los, em primeiro lugar pelo simples facto de não se mexerem e creio que o cheiro/sabor não será das suas preferências.
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

sexta abr 13, 2007 6:26 pm

Podes dar lhe uns banhos, nao ha problema nenhum!mas usa agua morna!
As temperaturas de dia devem ser a volta de 28, 29 graus no lado frio e o spot a 36, 37 graus!À noite a temperatura deve andar por volta dos 20graus!

Se estiver errado corrigam me!

Cumps
slip666knot
Membro
Registado: terça abr 03, 2007 9:04 pm

sexta abr 13, 2007 8:13 pm

Ppl recebi hoje o meu dragao barbudo.. e precisvaa de alguns conselhos? Alguem se importa? :P MP me sff :P brigado
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta abr 13, 2007 9:06 pm

slip666knot Escreveu:Ppl recebi hoje o meu dragao barbudo.. e precisvaa de alguns conselhos? Alguem se importa? :P MP me sff :P brigado
Não leves a mal, mas o interesse do forum, é partilhar a informação, logo mandando PM com informaçõ, não ajuda a quem quizer pesquizar no forum sobre o assunto...se assim se escreve dezenas de vezes a mesma coisa, em PM, passavam a escrever-se centenas e se alguem te der informação errada, ninguem vai poder ajudar corrigindo ;)
HolyReptile
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 9:08 am

sábado abr 14, 2007 12:26 pm

Obrigado! Mas so mais uma pergunta... para lhe dar banho, deixo-o nadar ou dou-lhe eu o banho, como?

Cumprimentos,

HolyReptile
slip666knot
Membro

sábado abr 14, 2007 3:31 pm

Eu tambem to a começar mas o que me disseram foi em agua morna, com 2 dedos de altura de agua (pa ficar com a cabeça de forA) e 1 minuto mais ou menos nunca mais...
Erzsbeth
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 12:16 am

sábado abr 14, 2007 8:27 pm

Os dragões barbudos são animais de deserto eu não aconselhava o banho, a não ser em certas situações especificas. A verdade é que não conheco casos em que o banho tenha feito mal, apenas acho que não é necessário nem comum à espécie :wink:
slip666knot
Membro

domingo abr 15, 2007 1:11 pm

Mais uma vez digo que pelo que me foi dito o banho e sempre bom, uma vez por semana! Serve para hidratar e tambem para retirar qualquer cheiro ao animal...
rbl
Membro Veterano

domingo abr 15, 2007 5:53 pm

Enfim... aparentemente não há outra hipótese a escrever as mesmas coisas vezes sem conta.

PeaceandLove: Está incorrecto. As temperaturas recomendadas são as seguintes:
Diurna: 32ºC a 35ºC
Nocturna: > 21ºC
Local de aquecimento: 37ºC a 43ºC
Lado frio: 23ºC a 29ºC

HolyReptile: isso quer dizer o quê?

Erzsbeth: que situações específicas? fala da boca para fora ou com conhecimento de causa?

slip666knot: depende da idade. O importante é que o animal consiga meter a cabeça fora de água sem esforço. Bebés nunca devem ficar sosinhos em circunstância alguma! Alguns afogam-se nos pratos de água do terrário, portanto é muito mais fácil isso acontecer onde só há água.
Os meus (pré-)adultos ficam sozinhos o tempo todo que o banho durar. Desde que não fiquem horas dentro de água e que esta não fique fria, 10 - 20 minutos de banho não tem qualquer problema.

Os dragões barbudos devem ser vaporizados 1 ou 2 vezes por dia e tomar banho uma vez por semana. Mesmo que a sua dieta seja rica em vegetais, ficam facilmente desidratados!
Erzsbeth
Membro Júnior

domingo abr 15, 2007 10:44 pm

Caro Rbl as situações especificas de que falei estão relacionadas com problemas como hipo ou hipertermias, sendo estes animais poiquilotérmicos estas situações podem surgir se não houver um controlo adequado de temperaturas e muitas vezes o tratamento mais rápido são os tais banhos. Há ainda o caso de animais jovens que estejam com dificuldade em beber àgua, e muitas vezes a solução é colocar o animal em água morna com cerca de dois dedos de altura, porque isto estimula-lhes o reflexo de comecarem a beber. Mais uma vez eu não disse que poderia ser nocivo dar-lhes banho, apenas considero que não seja necessário dar-lhes com tanta regularidade, e quanto às borrifadelas diárias penso mesmo que não sejam necessárias visto não se tratar de uma iguana ou outro animal que necessite de mais humidade.
rbl
Membro Veterano

domingo abr 15, 2007 10:51 pm

Bem... tenho certas dúvidas que o choque térmico resultante de usar um banho para subir ou baixar a temperatura no caso de uma hipo ou hipertermia não seja mais prejudicial que a condição em si mas isso é outra conversa.

Quanto ao conselho que voltou a dar sobre banho e "borrifadelas" volto a perguntar com que conhecimento de causa afirma isso?
Erzsbeth
Membro Júnior

segunda abr 16, 2007 11:27 am

Com toda a certeza lhe afirmo que em casos de hipotermias e afins o banho é o "tratamento" de emergencia, por exemplo se tem um dragão hipotermico por qualquer motivo, como deixa-lo com uma temperatura demasiado baixa durante tempo excessivo (e não estava a falar dos banhos rotineiros que lhe possa dar, mas sim de a temperatura do terrário não ser correcta por exemplo) a solução mais rápida é coloca-lo num banho morno de forma a evitar mais perdas de calor que poderiam ser fatais. Obviamente estes "banhos de emergencia" terão que ser complementados com outros tratamentos veterinários até que o animal volte à normalidade. E este banho só teria efeitos prejudiciais se pusessemos a àgua a uma temperatura demasiado elevada, basta um pouco morna, não queremos cozer o bicho :D

Quanto ao facto de eu ter conhecimento de causa ou não...não tenho répteis mas já lidei com alguns a nível de práticas veterinárias portanto posso dizer que tenho algum conhecimento, claro se achar que eu estou errada não hesite em dize-lo. Esses banhos/borrifos que lhe dá com pouca frequencia não vão fazer mal ao animal, mas penso (e corriga-me se estiver errada por favor) que as borrifadelas aos dragões barbudos diariamente, para um animal que já por si exige condições de pouca humidade são desnecessárias...mas se acha que estão correctas não digo que pare de as fazer....isso são daquelas coisas em que cada dono sabe o que faz ao seu animal. Se lhe estivesse a dar uma alimentação incorrecta, maus tratos ou outra coisa que poderia realmente prejudicar o animal , aí sim não hesitava a dizer que tinha que mudar, mas nesses casos de banhos ocasionais de curta duração não lhe vou dizer que está errado fazer isso, uma vez que não vai fazer mal ao animal se os fizer como deve ser (e como os descreveu não me parece estar a fazer nada de mal) :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”