PauloC Escreveu:JoanaElectra Escreveu:O estalão do Dobermann não foi alterado, pelo menos da maneira como foi o do Rott onde especificam mesmo que os cães têm que se apresentar com a cauda inteira. No caso do Dobermann, referem o caso dos países em que é permitida a amputação e dos países em que não o é permitido. Neste caso, as orelhas devem apresentar-se inteiras e a cauda deve permnanecer natural. Ou seja, não são apenas aceites Dobermanns de orelhas inteiras e cauda comprida...
Joana
Dito isto, e atendendo à legislação portuguesa, presumo que em Portugal só se possam apresentar em expo dobermann de cauda amputada, uma vez que o corte de orelhas é proíbido

É assim que aparecem em expo, certo?
Se bem que o estalão dos dobermanns, seja mais permissivo, de certa forma, admitem cães com corte e cães sem corte; tudo depende das leis do país.
No entanto, se os cães nascidos em Portugal, surgem em expo com orelhas alteradas...
Afinal o estalão da raça, é ou não é soberano?
No caso do rottweiler, é claro que não são admitidos cães, que tenham sido sujeitos à caudoctomia. E só é permitido a animais nascidos antes de 2000. (se não estou enganada)
Faltas desqualificativas, no que diz respeito são: cauda enrolada, vincada ou com um desvio lateral, acentuado sobre o corpo.
Na verdade o estalão foi alterado no ano de 2000, pela a ADRK. Porque já
não tinha fundamento funcional. E foi aceite, pelo FCI... (e felizmente que foi, porque eu também prefiro um rottweiler com a cauda inteira.). Em 80 países foi aprovado esta alteração no estalão.
Não surgem rottweilers com amputação na 2ª vértebra...assim espero.