Cavalitos !!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

segunda abr 16, 2007 8:50 pm

será que uns doces e chupa chupas tb resultam? :roll: :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 16, 2007 8:52 pm

Eu sempre aprendi, em exognosia, em zootecnia e em genética, que os cavalos brancos são extremamente raros, e o último que existiu foi ´num dos países de leste. Cavalos brancos têm os olhos castanhos, nascem brancos, tanto nas canas como as crineiras como todo o corpo, a pele é despigmentada, tal como um isabelino, mas os seus olhos têm de ser castanhos, se forem claros o cavalo é considerado isabelino.
Os cavalos brancos são muito raros porque normalmente os potros morrem poucos dias após o parto, porque o gene que dá a pelagem branca acima descrita, está associado a um gene mortal que impede o desenvolvimento das mucosas intestinais e os potros não conseguem absorver alimento, por isso morrem.

E outra questão, para os Americanos o nome e tipo de pelagem que nós portugueses da-mos é totalmente diferente, portanto arranjar sites em americano a apontar para um cavalo supostamente branco, para a caracterização portuguesa é um isabelino, ou então um ruço já com idade.
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

segunda abr 16, 2007 10:58 pm

leoa_nova_ Escreveu:Eu sempre aprendi, em exognosia, em zootecnia e em genética, que os cavalos brancos são extremamente raros, e o último que existiu foi ´num dos países de leste. Cavalos brancos têm os olhos castanhos, nascem brancos, tanto nas canas como as crineiras como todo o corpo, a pele é despigmentada, tal como um isabelino, mas os seus olhos têm de ser castanhos, se forem claros o cavalo é considerado isabelino.
Os cavalos brancos são muito raros porque normalmente os potros morrem poucos dias após o parto, porque o gene que dá a pelagem branca acima descrita, está associado a um gene mortal que impede o desenvolvimento das mucosas intestinais e os potros não conseguem absorver alimento, por isso morrem.

E outra questão, para os Americanos o nome e tipo de pelagem que nós portugueses da-mos é totalmente diferente, portanto arranjar sites em americano a apontar para um cavalo supostamente branco, para a caracterização portuguesa é um isabelino, ou então um ruço já com idade.
Ups.....

Afinal não sabemos tudo nas nossas vidas pois não.......

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Muahahahahahahahaha

(Só sei que nada sei!!!)
Ana Madrugo
miss-imani
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2005 11:16 pm

terça abr 17, 2007 2:59 am

ou seja, aqueles cavalos que normalmente vemos, de pelagem aparentemente branca, sao na grande maioria dos casos ruços, nos e que em liguagem corrente dizemos que e branco.

alias, enquanto andei mais ligada ao mundo dos cavalos, sempre ouvi dizer que era errado a designação de cavalo branco. afinal parece que os ha mesmo, sao e muito raros

obrigado pela explicaçao :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 17, 2007 9:37 am

AnaCenoura Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu:Eu sempre aprendi, em exognosia, em zootecnia e em genética, que os cavalos brancos são extremamente raros, e o último que existiu foi ´num dos países de leste. Cavalos brancos têm os olhos castanhos, nascem brancos, tanto nas canas como as crineiras como todo o corpo, a pele é despigmentada, tal como um isabelino, mas os seus olhos têm de ser castanhos, se forem claros o cavalo é considerado isabelino.

Ups.....

Afinal não sabemos tudo nas nossas vidas pois não.......

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Muahahahahahahahaha

(Só sei que nada sei!!!)
Pois...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo#Pelagens
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

terça abr 17, 2007 11:02 am

Sempre a aprender :)
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça abr 17, 2007 2:06 pm

Zukinha Escreveu:Sempre a aprender :)
e melhor que tudo, a aprender coisas correctas!!! :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 17, 2007 2:17 pm

Leoa, comente lá este link por favor...

http://www.coudelariaaguilarlusitanos.c ... /index.htm

Segundo percebi o que é extremamente raro é um alelo W. Entendi bem?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 17, 2007 3:20 pm

Concluimos portanto e resumidamente que:

1 - Existem cavalos brancos que se distinguem dos ruços por apresentarem a pele rosa, sendo raros. Não existem cavalos albinos;

2 - A carne de qualquer cavalo doente não deveria ser comestível, ao invés de dizer que só a carne dos cavalos que apresentem essas neoplasias esponjosas é que não se pode comer.

O que é diferente do que foi aqui escrito em primeiro lugar.

Cumprimentos para todos.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça abr 17, 2007 6:27 pm

Pois e tramado dar-me razao.. Mas quando disse ate burra chamaram :lol: Pois porque eu ate sou uma pessoa que começou ontem a trabalhar com cavalos..

Mas enfim.. :roll:

Cavalos albinos existem SIM devido a mutaçoes geneticas tal como existem pessoas albinas, caes, ouriços, etc, etc.

E cavalos brancos NÃO existem, o que voces alegaram ser brancos sao os cavalos de cor Isabel, que faz a sua diferença, e uma cor que e aceite por qualquer criador.. Alias conheco muitos e ja tive um PSL Isabel.. Alias para aquelas pessoas que entendem muitooooooooo de cavalos podem ir a um criador super conhecido pelos seus cavalos de cor preta, que tem la um Isabel magnifico.

Os que nos chama-mos brancos sao apenas cavalos RUÇOS...

PS: :o

E so mais uma coisa, existem dois tipos de cavaleiros, os que montam em cima do cavalo e os que montam no teclado de um computador que a unica coisa que sabem e o que aprendem na internet, e mesmo assim nao sabem bem.. Por isso para a proxima pensem bem antes de dizer que eu estou errada, com minha grande felicidade nao ando neste mundo a meia duzia de anos como muitos de voces.. Posso errar em outros topicos mas em cavalos nao me venham ensinar, que nao conseguem de modo algum. A unica pessoa aqui que me pode dizer e ensinar chama-se leoa_nova_ . e nao Omega nem dinodane.

Quando montarem e viverem as vocas vidas em funcao deles ai pode ser que aprendar. porque falar e muito facil agora meter la em cima para desbastar ai ja nao e tao facil , e tal coisa um teclado nao se espanta so insulta, e um cavalo nunca insulta :lol:
Erzsbeth
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 12:16 am

terça abr 17, 2007 6:55 pm

"E so mais uma coisa, existem dois tipos de cavaleiros, os que montam em cima do cavalo e os que montam no teclado de um computador que a unica coisa que sabem e o que aprendem na internet, e mesmo assim nao sabem bem.. "

peço desculpa mas existem outro tipo de cavaleiros...aqueles que estudam mesmo o assunto (veterinários, biólogos. engenheiros zootecnicos) e todos esses lhe podem garantir que existem cavalos brancos mas que pelas razões muito bem explicadas anteriormente são extremamente raros pois na sua maioria morrem ainda potros (alguns podem sobreviver no entanto). Sim também é verdade o que diz dos cavalos ruços....conheco muita gente que tem cavalos ruços e afirma serem brancos mas isso é por desconhecimento na área. Errar é humano e se sempre lhe disseram que não existem cavalos brancos é claro que está relutante em relação à sua existência....mas então porque ensinam em exognosia...genética ou outras cadeiras que existem cavalos brancos? :?

http://www.apha.com/breed/lethalwhites03.html
se mesmo assim não acredita pode verificar neste site (um entre muitos a falar do assunto)

Eu acredito que tenha muitos conhecimentos sobre cavalos, a nível prático são provavelmente bem melhores que os meus...mas factos são factos :wink:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça abr 17, 2007 6:57 pm

LuMaria, o que eles estão a dizer é que é extremamente raro surgir pigmentação num cavalo que tenha o alelo W. Mas sim, este alelo também é extremamente raro.

Quanto à situação da carne de cavalos com neoplasias, se for a um matadouro, as neoplasias malignas fazem com que toda a carcaça seja rejeitada, se for benigna aproveita-se as carcaças, mas em dúvida também vai tudo fora.

Agora para esclarecerem a classificação portuguesa de pelagens equinas aconselho um livro muito bom, até como guia para o registo de cavalos, de Maria Portas, técnica do Serviço Nacional Coudélico, cujo nome é Identificação de Equinos. Este livro foi feito em colaboração com vários professores e drs., entre eles a senhora Prof. Maria do Mar Oom.

O que diz a cerca da pelagem branca é :

"Pelagem simples, não evolutiva resultante da acção do gene W (locus white), responsável pela incapacidade de produzir pigmento. Sem pigmento na pele e no pêlo desde o nascimento, a pele é rosa e os pêlos brancos, mas os olhos permanecem escuros.
Sendo o resultado de um alelo dominante, qualquer cavalo Branco (Ww) possui obrigatoriamente um progenitor Branco.
O alelo W é muito raro, dado que a sua combinação em homozigotia (WW) é letal.

Caracterização:
Pele: rosa
Pêlos: brancos (ausência total de malhas)
Crinas: brancas
Cabos: brancos
Olhos: escuros, geralmente castanhos

Diferenciação
O Isabel tem crinas creme-marfim e olhos claros, geralmente azuis; pode apresentar malhas.
O Ruço, por mais branco que pareça, apresenta sempre pele pigmentada, escura; pode apresentar malhas.

Frequência:
Raro.
A raça dinamarquesa Frederiksborg teve uma linha de cavalos brancos, extintos no séc. XIX.
"

E as pelagens simples consideradas são: Branco, Preto, Lazão, Isabel, Champanhe.corrigido

Pelagens compostas: Castanho, Baio, Palomino, Pardo-Rato, Pardo-Amarelo, Pardo-Vermelho, Chocolate, Ruço, Ruão-Rosilho, Ruão-rucilho e Ruão-Preto.

Pelagens malhadas: Tobiano, Overo e Appaloosa
Última edição por leoa_nova_ em segunda abr 23, 2007 6:37 pm, editado 1 vez no total.
Xaves
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 7:13 pm

Muito bela explicaçao leoa_nova_

Ai esta tudo :D

Em relaçao a Erzsbeth Sim tambem quando diz que ainda existe outro tipo de cavaleiros e verdade, tinha-me esquecido desses..

Mas e como lhe disse e a leoa_nova_ disse,

"Os cavalos brancos são muito raros porque normalmente os potros morrem poucos dias após o parto, porque o gene que dá a pelagem branca acima descrita, está associado a um gene mortal que impede o desenvolvimento das mucosas intestinais e os potros não conseguem absorver alimento, por isso morrem."
Erzsbeth
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 12:16 am

terça abr 17, 2007 7:18 pm

então mas já acima tinham dado essa justificação dos problemas intestinais =) o que importa é que já ficou a aprender mais qualquer coisa, assim como muita gente que tenha lido respostas como a última. isto com calma chega tudo a um consenso :D
Xaves
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 7:32 pm

Erzsbeth Escreveu:então mas já acima tinham dado essa justificação dos problemas intestinais =) o que importa é que já ficou a aprender mais qualquer coisa, assim como muita gente que tenha lido respostas como a última. isto com calma chega tudo a um consenso :D
Sim alias espero ate no dia que eu morrer que va sempre aprendendo, porque cursos relacionado com cavalos so mesmo hipoterapia.

E e sempre bom pessoas que estudam sobre estes assuntos darem-nos nomes mais cientificos..

Ate porque no dia a dia raramente usamos os nomes cientificos..

Pois e tenho andado a procura na internet de uma feridas as quais nos da-mos o nome de "feridas de verao" mas como e claro por este nome nao se encontra nada, sera que nao me sabe dizer qual e o nome cientifico.. :D
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”