Tanta unha!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 21, 2003 3:16 am

como é que é possível que eu todos os dias aspire a casa e passado pouco tempo tenha unhas de gato espalhadas por todo o lado? e isto repete-se todos os dias :o :o :o já perguntei à vet... nem os ombros encolheu.
onde irão estes gatos arranjar tanta unha? até quando são cortadas :o :o no meu tempo, havia as "línguas de gato". esqueceram-se das unhas. livra :evil: :evil:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 21, 2003 12:57 pm

Bem sei que tens 4 vezes mais gatos que eu mas olha que eu nunca encontrei uma única! às vezes encontro uma das que cortei e saltou com o corte, mas sempre próximo do sítio onde lhes costumo cortar as unhas. Realmente nunca tinha ouvido tal coisa, estou curiosa de saber se mais gente encontra assim tantas unhas!
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

sexta mar 21, 2003 1:25 pm

Então para satisfazer essa curiosidade, posso também contribuir com a minha experiência de caça às unhas. Tenho apenas 2 gatos e todos os dias encontro unhas no tapete de entrada da minha casa.

Devo dizer que foi esse tapete que a gata elegeu para arranhar, embora o gato utilize (pelo menos quando eu estou presente) um arranhador de parede que comprei. No entanto, parece-me que as unhas pertencem aos dois, pois não acredito que tanta unha possa ser de um único gato.

Julgo que todos sabemos que eles não ficam "desunhados", já que o que nós encontramos são apenas lascas das várias camadas de unha que os gatos têm.

Agora o porquê, isso sinceramente não sei. Assumi que era normal...
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta mar 21, 2003 1:32 pm

Mais uma para se juntar ao grupo dos Cata-Unhas! :lol:
Cá em casa há sempre uma unhita em qualquer canto!
Já as vi em fase de queda.... o que eu vi foi uma camada exterior da unha a soltar-se, tipo pele de cobra, e a unha a ficar com o seu aspecto completamente normal!
A conclusão que eu tirei é que as unhas dos gatos vão crescendo de dentro para fora e as camadas velhas e desvitalizadas vão caindo... daí a necessidade de arranhar... não só para afiar as unhas mas para ajudar as camadas velhas a saír!

Será :?: :?: :?: :?:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta mar 21, 2003 3:14 pm

OK! Já percebi, das duas uma:
- ou por eu ser meia pitosga não vejo as unhas espalhadas pela casa
- ou as minhas gatas, muito educadamente, aproveitam as suas saídas ao quintal para se descartarem das unhas velhas.
Não sei porquê inclino-me mais para a primeira opção, além de pitosga sou um bocado distraída.
Em compensação uma vez encontrei um dente de uma das gatas num dos pratinhos da ração. Está preciosamente guardado!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mar 22, 2003 9:36 am

Sugestão...comprem um daqueles banquinhos de afiar as unhas e assim não precisam de as caçar tanto ;)
anjaazul
Membro Veterano

sábado mar 22, 2003 1:22 pm

Sugestão...comprem um daqueles banquinhos de afiar as unhas e assim não precisam de as caçar tanto
eles têm uma técnica mais sofisticada para afiarem as unhas - as ombreiras de 2 portas :o :o :o mesmo assim, as unhas andam por todo o lado. ainda há quem se queixe de pelos. :cry: :cry:
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado mar 22, 2003 4:47 pm

Anja

Eu tenho dois arranhadores em sisal; um na cozinha que é ligeiramente inclinado e que os obriga a afiar as unhas na horizontal (...ou próximo disso :? :? ) e outro no corredor, bem pregado à parede, que os obriga a afiar as unhas na vertical. Por isso há para as duas posições. Corto com alguma assiduidade as unhas (tenho uma daquelas tesouras próprias, que permite prender a unha na ranhura) e mesmo assim apanho a parte externa das unhas e lascas de unha pelo chão de toda a casa. Por isso, não imagino nenhuma solução.... :roll: :roll: :roll:

Beijinhos
Elsa Pereira
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sábado mar 22, 2003 5:06 pm

Nunca achei unhas pela minha casa ...e olha que os tres gatos arranham as unhas no sofa.

Mas sera que podem me responder uma coisa ? Para que cortar as unhas dos seus gatos?

Nunca cortei as unhas de nenhum dos meus bichanos e a veterinaria tambem nunca falou nada a respeito disso .

Agradeco se alguem puder me explicar.
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

sábado mar 22, 2003 5:36 pm

Olá Camie

As unhas dos gatos podem ser cortadas por várias razões. Das que me lembro e valorizo mais são: evitar mais estragos quando afiam as unhas a algo que em princípio não tem esse fim (...aqui levantam-se as concepções alternativas dos nossos animais :roll: :roll: ) e pelo facto de ter vários gatos e nem sempre estarem de "amores" uns pelos outros, evitar danos piores resultantes das lutas entre eles. Atenção que as unhas não são cortadas na íntegra, mas só a parte não irrigada. Se observares com atenção as unhas de um gato, existe uma parte que vai até à zona terminal que apresenta um tom branco, ligeiramente tranlúcido que é não irrigado, a parte anterior, também ligeiramente tranlúcida apresenta uma tonalidade rosa (zona irrigada). Com prática conseguimos cortar bem quase toda a zona não irrigada; se tivermos ainda um pouco de receio, convém só cortar as pontinhas, o resultado não é tão bom, mas sempre melhora....

Beijinhos
Elsa Pereira
anjaazul
Membro Veterano

sábado mar 22, 2003 5:40 pm

uma das razões do corte, é a unha não "encravar". uma vez, dei com uma unha do joão completamente enterrada na carne. depois,´como eles não andam no exterior, não "gastam" as unhas. às vezes, estão tão compridas que devem incomodar o bicho.
navegante
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm

sábado mar 22, 2003 5:42 pm

Uma amiga minha retirou mesmo as unhas de seu gatinho
anjaazul
Membro Veterano

sábado mar 22, 2003 5:45 pm

Uma amiga minha retirou mesmo as unhas de seu gatinho
que barbaridade. não basta a esterelização. felizmente que a ablação de unhas já é proíbida. mesmo assim :o :o :o
navegante
Membro

sábado mar 22, 2003 5:49 pm

[quote=anjaazul]
[quote]Uma amiga minha retirou mesmo as unhas de seu gatinho[/quote]

que barbaridade. não basta a esterelização. felizmente que a ablação de unhas já é proíbida. mesmo assim :o :o :o
[/quote]

Poribido ? Ela fez isso dois meses atrás ?
navegante
Membro

sábado mar 22, 2003 5:49 pm

[quote=anjaazul]
[quote]Uma amiga minha retirou mesmo as unhas de seu gatinho[/quote]

[/quote]

Poribido ? Ela fez isso dois meses atrás ?
Responder

Voltar para “Gatos”