Cavalitos !!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Erzsbeth
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 12:16 am

terça abr 17, 2007 8:06 pm

feridas em cavalos? pode dizer-me em que zona?
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça abr 17, 2007 8:36 pm

A ferida tem as seguintes caracteristicas:

- so aparece na altura do calor (dai o nome de ferida de verao)
- aparece na zona do boleto e do penis (nesta zona e mais raro )
- Parece um inchaço, do tipo um pedaço de carne que sai do boleto.
- E rija
- Nao faz doer aos cavalos, so que cocheiam
- no penis parece crostas mas depende da forma que aparece.
- Quando aparece num ano normalmente aparece todos os anos, depende de cavalo pa cavalo
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça abr 17, 2007 9:03 pm

Xaves Escreveu:Pois e tramado dar-me razao.. Mas quando disse ate burra chamaram :lol: Pois porque eu ate sou uma pessoa que começou ontem a trabalhar com cavalos..

Mas enfim.. :roll:

Cavalos albinos existem SIM devido a mutaçoes geneticas tal como existem pessoas albinas, caes, ouriços, etc, etc.

E cavalos brancos NÃO existem, o que voces alegaram ser brancos sao os cavalos de cor Isabel, que faz a sua diferença, e uma cor que e aceite por qualquer criador.. Alias conheco muitos e ja tive um PSL Isabel.. Alias para aquelas pessoas que entendem muitooooooooo de cavalos podem ir a um criador super conhecido pelos seus cavalos de cor preta, que tem la um Isabel magnifico.

Os que nos chama-mos brancos sao apenas cavalos RUÇOS...

PS: :o

E so mais uma coisa, existem dois tipos de cavaleiros, os que montam em cima do cavalo e os que montam no teclado de um computador que a unica coisa que sabem e o que aprendem na internet, e mesmo assim nao sabem bem.. Por isso para a proxima pensem bem antes de dizer que eu estou errada, com minha grande felicidade nao ando neste mundo a meia duzia de anos como muitos de voces.. Posso errar em outros topicos mas em cavalos nao me venham ensinar, que nao conseguem de modo algum. A unica pessoa aqui que me pode dizer e ensinar chama-se leoa_nova_ . e nao Omega nem dinodane.

Quando montarem e viverem as vocas vidas em funcao deles ai pode ser que aprendar. porque falar e muito facil agora meter la em cima para desbastar ai ja nao e tao facil , e tal coisa um teclado nao se espanta so insulta, e um cavalo nunca insulta :lol:

realmente é dificil dar-te razão. sabes, eu n tenho o hábito de dar ás pessoas aquilo que não merecem!

e não sei quem és tu ou de onde me conheces para que4stionar se monto a cavalo ou se deixo de montar!!!
parece-me que está bem claro quem é aqui a cavaleira de teclado. afinal quem é que não soube justificar aquilo que disse? não é preciso pensar muito para descobrir :roll: ...

e aquilo que mais me espanta é que continuas a afirmar que não existem cavalos brancos :o ... realmente é verdade o que o meu avô dizia: mais burro que aquele que não sabe é aquele que não sabe e que ainda por cima se nega a aprender!!!

um poldro cujos progenitores tenham o genótipo WW não se desenvolve no utero da mãe, e se por acaso se desenvolve provoca um aborto até ao 4º mês de gestação!!!

eu não quero ensinar nada a ninguem porque a mim ninguem me paga para ser professora de meninas mimadas e birrentas.
agora, uma coisa é ensinar mas outra completamente diferente é evitar que informação errada esteja escarrapachada num forum onde toda a gente (quer saibam muito ou pouco de cavalos) pode entrar!!

sou sincera, não gosto de desbastar cavalos, e além disso tenho a humildade suficiente para admitir que não tenho conhecimentos suficientes para o fazer!!

e tenho dito!!!
Erzsbeth
Membro Júnior

terça abr 17, 2007 9:44 pm

Bem pela descrição da ferida parece uma cicatriz quelóide, pelo que sei é comum em muitos cavalos aparecer na zona do boleto...basicamente pode ocorrer por infecções bacterianas de pequenas feridas que o cavalo possa ter e o tecido á volta apresentaria esse inchaço típico, também há casos raros de cicatrizes queloides que ocorrem espontaneamente. No entanto diz que é sazonal...por vezes pode ser uma dermatite por hipersensibilidade (reacção alérgica) ao contacto com mosquitos que são mais comuns na primavera/verão...aí ja se explicava a sazonalidade da ferida.

No entanto esse diagnóstico deve ser feito por um profissional (sem sequer ver a ferida é muito arriscado dar certeza do que quer que seja), o diagnóstico deve ser baseado em observações mais precisas e ainda testes que confirmem o que se passa nessa lesão...se lá existem bactérias, fungos ou outros organismos que possam ser causadores desse problema.

:wink: [/url]
Xaves
Membro Veterano

terça abr 17, 2007 10:03 pm

Nao o cavalo ja esta mais que bom ..

E preparadito para ir ser apresentado no concurso de garanhoes :D

Mas era so para dizer o nome correcto a uma amiga minha mais nada, e que eu so sei com o nome de feridas de Verao :D

Mas muito obrigada pela explicaçao
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quarta abr 18, 2007 12:28 am

Ainda nao percebi pk dixem k nao exixtem cavalos brancos... :x

Na minha opiniao, os cavalos brancos sao muito raros, pois a cor a que chama.mos branco é um russo muito claro... :|

Mas a cor branca nos cavalos existe pois...

E nao venham dizer que sou uma cavaleira da net porque como podem ver pelas fotos, eu tenho experiencia com cavalos devido a passar horas todas as semanas com eles... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
AnaCenoura
Membro Veterano
Registado: sábado jan 13, 2007 5:40 pm

quarta abr 18, 2007 12:31 am

Oh miga Omega... Agora foste tu que me deixaste baralhadita....

Tu dizes: "...um poldro cujos progenitores tenham o genótipo WW não se desenvolve no utero da mãe, e se por acaso se desenvolve provoca um aborto até ao 4º mês de gestação!!!...", quando antes foi explicado que WW é uma combinação homozigótica letal (são os que nascerião WW que morrem!!!), logo, não chegam a progenitores, certo?

Assim sendo, quando temos cruzas de dois Ww (que não são "brancos", né?), ou nascem ww (não brancos), ou nascem Ww (não brancos), ou ainda WW (não nascem...:lol: ).

De cavalos não percebo muito mas de genética... pia mais fino!!! :lol:

Por favor, corrijam-me posso eu não estar a ver bem ou não ter percebido.

Obrigada,
Ana Madrugo
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 9:12 am

AnaCenoura Escreveu:Oh miga Omega... Agora foste tu que me deixaste baralhadita....

Tu dizes: "...um poldro cujos progenitores tenham o genótipo WW não se desenvolve no utero da mãe, e se por acaso se desenvolve provoca um aborto até ao 4º mês de gestação!!!...", quando antes foi explicado que WW é uma combinação homozigótica letal (são os que nascerião WW que morrem!!!), logo, não chegam a progenitores, certo?

Assim sendo, quando temos cruzas de dois Ww (que não são "brancos", né?), ou nascem ww (não brancos), ou nascem Ww (não brancos), ou ainda WW (não nascem...:lol: ).

Obrigada,
:D Aleluia! Estava a ver que ninguém tinha percebido o link. Não percebo nada de genética mas ainda compreendo o que leio. O que se passa com esta gente?

Só uma correcção,
Ww- cavalo branco, tipicamente sem pigmento na pele e nos pêlos desde a nascença. A pele é rosa, os olhos azuis ou castanhos, e os pêlos completamente brancos.
ww- todos os cavalos não brancos, de pigmentação disseminada por todo o corpo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta abr 18, 2007 9:38 am

AnaCenoura Escreveu:Oh miga Omega... Agora foste tu que me deixaste baralhadita....

Obrigada,
sorry, my mistake!!!
LuMaria
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 12:04 pm

leoa_nova_ Escreveu:LuMaria, o que eles estão a dizer é que é extremamente raro surgir pigmentação num cavalo que tenha o alelo W. Mas sim, este alelo também é extremamente raro.
Mas o que disse no seu post anterior é que não existem cavalos brancos. O ultimo que existiu foi num "país de leste". Então, são raros ou não existem?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Erzsbeth
Membro Júnior

quarta abr 18, 2007 8:07 pm

São extremamente raros...mas existem :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 18, 2007 9:00 pm

Xaves....
Mas enfim..

Cavalos albinos existem SIM devido a mutaçoes geneticas tal como existem pessoas albinas, caes, ouriços, etc, etc.

E cavalos brancos NÃO existem,
Então é assim:;

NÃO EXISTEM CAVALOS ALBINOS, o gene que provoca o albinismo é recessivo e para nascer uma cria albina ambos os progenitores passam o gene, o que é fatal para o embrião.

EXISTEM CAVALOS BRANCOS, embora raros.

Não duvido que seja uma cavaleira experiente e que tenha vivido a vida toda rodeada de cavalos, mas o que escreveu é, mais uma vez, falso.

Cumprimentos.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 23, 2007 6:47 pm

Lu Maria, o seu acontecimento é raro, neste momento não existe nenhum registado no mundo. (Pode haver e não estar registado na base de dados do país em que viva).

Já sei o nome da doença da homozigotia WW, Agangliose congénita do íleo e cólon, é a falta de um gânglio nervoso mioentérico que é necessário para a movimentação intestinal, ou seja, sem ele a comida fica estagnada no intestino, inibe a absorção intestinal, e leva à morte do potro em 1 ou 2 dias, isto se ele conseguir chegar a nascer, porque muitas vezes esta deficiência leva ao aborto.

Os Overos também podem produzir potros brancos que morrem à nascença, pela mesma doença, nos genes oo.
Xaves
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 5:10 pm

Continuando o topico

Possibilidades de Cores em Acasalamentos

TORDILHO x TORDILHO: todas as colorações são possíveis, desde que ambos
sejam heterozigitos (Gg). Se não, apenas tordilhos.
TORDILHO** x PRETO: todas as colorações são possíveis.
TORDILHO** x CASTANHO : todas as colorações são possíveis, com excessão do isabel.
TORDILHO** x ALAZÃO : todas colorações são possíveis, com excessão do isabel.
TORDILHO** x PALOMINO: todas as colorações são possíveis.
TORDILHO** x BAIO AMARELO: todas as colorações são possíveis.
TORDILHO** x ISABEL: tordilhos, palominos, baios amarelos, isabéis ou pretos.
TORDILHO** x BAIO: todas as colorações são possíveis com excessão do isabel.

PRETO x PRETO: pretos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.
PRETO x ALAZÃO: pretos, alazões, palominos ou baios amarelos.
PRETO x CASTANHO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos.
PRETO x PALOMINO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.
PRETO x BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.
PRETO x ISABEL: pretos, palominos, baios amarelos ou isabéis.
PRETO x BAIO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou baios.

CASTANHO x CASTANHO: pretos, castanhos ou alazões.
CASTANHO x ALAZÃO: pretos, castanhos ou alazões.
CASTANHO x PALOMINO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos.
CASTANHO x BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos. CASTANHO x ISABEL : pretos, palominos ou baios amarelos.
CASTANHO x BAIO: pretos, castanhos, alazões e baios.

ALAZÃO x ALAZÃO: apenas alazões.
ALAZÃO x PALOMINO: alazões ou palominos.
ALAZÃO x BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos ou baios amarelos.
ALAZÃO x ISABEL: pretos, palominos ou baios amarelos.
ALAZÃO x BAIO: pretos, castanhos, alazões ou baios.

PALOMINO x PALOMINO: palominos, alazões ou isabéis.
PALOMINO x BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.
PALOMINO x ISABEL: pretos, baios amarelos, palominos ou isabéis.
PALOMINO x BAIO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou baios.

BAIO AMARELO x BAIO AMARELO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou isabéis.
BAIO AMARELO x ISABEL: pretos, baios amarelos, palominos ou isabéis.
BAIO AMARELO x BAIO: pretos, castanhos, alazões, palominos, baios amarelos ou baios.

ISABEL x ISABEL: apenas isabéis.
ISABEL x BAIO: pretos, baios amarelos ou palominos.
BAIO x BAIO: pretos, castanhos, alazões ou baios.

**desde que estes animais sejam heterozigotos para o gen G (Gg).
Se não, apenas tordilhos.

Isto sao todos as cruzas possiveis de fazer

Onde esta o branco? Mas o isabel esta la ou nao esta?

Retirado de :
http://www.cavalolusitano.com.br/pelage ... pag_06.htm
LuMaria
Membro Veterano

quinta abr 26, 2007 6:08 pm

:o Oh Cristo! Desce à terra e diz à gente: Há ou não há cavalitos brancos?...
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”