Pitbull, esse cão mauzão - Dará na SIC ou na TVI ???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta abr 18, 2007 12:55 pm

Arcanjo Escreveu:Boas!

PauloSantos...prontos está tudo estragado!! Já não deixo o golias ir cheirar-te e ir pro teu colo hehehehe

Sabes bem onde estou a querer chegar.

Ainda há uns dias atrás, estive em casa de uma pessoa aqui do fórum e, andou lá um ganda maluco aos saltos para cima de mim. Obviamente que isso não me incomodou, minimamente.

Por outro lado, tenho um gajo, que está sempre aqui no café onde eu costumo ir, que o cão dele até mete nojo... desde sujidade e carraças, tens lá de tudo. O cão passa o dia à solta pelo bairro, e quando o dono vai ao café, anda lá dentro a saltar para cima de todos e na lambisoca.

É isto que me irrita, especialmente porque, cheirando eu a cão, o cão dele, não me larga. Ainda há uns dias atrás, quando eu dei por isso, o cão, que é grande, estava com as patas em cima dos ombros do meu miudo.

Chamei o gajo à atenção, e ele ainda ficou de trombinhas.

O dono do café, que até não se importa nada que o pessoal entre lá para dentro com os cães, desde que, devidamente atrelados, já está farto do pessoal a queixar-se daquele cão, e ainda há dias me disse, que vai ter que proibir a entrada de animais ali.

É a tal coisa, por causa de um, pagam os outros.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:02 pm

PauloSantos Escreveu:
JoanaElectra Escreveu:Hum...custa-me um bocado a acreditar que uma pessoa que gosta tanto de cães se sinta incomodada por isso...
Pois se não acreditavas, podes começar a acreditar, porque eu sou mesmo assim.

Adoro cães, acho que é óbvio, mas não tenho, nem quer ter, pachorra, para aturar os cães dos outros, especialmente, quando são mal educados, e nos saltam para cima, ou constantemente andam de volta de nós a cheirar, quando por exemplo, estou no café sossegadinho a tomar o pequeno almoço, e o dono do cão, está lá com os amigos em amena cavaqueira.

Eu também gosto das pessoas (um bocadinho menos do que dos animais), e não dou abraços nem beijos, a todos aqueles que se cruzam comigo.

Acho que tudo se resume a respeitarmos o espaço dos outros.

Se me vires com o meu cão na rua, e lhe quiseres mexer, brincar com ele, levar um banho de baba, ok, é uma opção tua. Mas é diferente de, estares na rua, e o meu cão por andar solto, obrigar-te a tudo isto.

Eu também brinco com outros cães, mas é quando EU QUERO, e não quando eles (ou os donos deles) querem.
Então, mas o que eu disse foi desde que não sejam demasiado efusivos, mal comportados, etc. Não aqueles vão ter com toda a gente...
Vocês estão a dizer que os cães têm que estar presos, mas podem estar soltos desde que açaimados... Para mim, o único problema que se coloca é apenas o de alguns cães não se saberem comportar quando soltos.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:04 pm

Arcanjo Escreveu:Basta um...acreditem no que digo...basta um!!
Desculpa lá, mas não concordo contigo e pelo simples facto. Da mesma forma que está "entranhado" na cabeça das pessoas que os Rotts, os Pits e afins são maus, também está "entanhado" na cabeça das mesmas que os Labs e Goldens são anjinhos com a boca "doce".
No caso dos "mauzões", não serve de nada aparecer um pit que salve o seu dono ou outro de uma outra raça estigmatizada que tenha um acto heróico para acabar com essa lei. Da mesma forma que, seja lab ou golden, a causarem um ataque, não será por isso que estes constarão na famijerada lista negra, aliás, nestes tópicos os mesmos (labs e goldens) vêm sempre à baila e onde até chegam a dizer que estes são os que mordem mais e vês alguma coisa a ser feita?!
Digo isto, não porque concorde mas, porque de facto é capaz de estar bem próximo da realidade/mentalidade de grande parte das pessoas.

Abraços
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 1:06 pm

JoanaElectra Escreveu: Vocês estão a dizer que os cães têm que estar presos, mas podem estar soltos desde que açaimados... Para mim, o único problema que se coloca é apenas o de o cão não se saber comportar quando solto.
E o restante das pessoas Joana? Há pessoas com patologias desde o nojo profundo ao panico histérico. Não custa nada levá-los atrelados. Além disso não acham fantástico o nº de animais que desaparecem e fogem ao dono? O açaime não resolve essa situação. Mas custa assim tanto prevenir?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloSantos
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 1:11 pm

JoanaElectra Escreveu: Vocês estão a dizer que os cães têm que estar presos, mas podem estar soltos desde que açaimados... Para mim, o único problema que se coloca é apenas o de o cão não se saber comportar quando solto.
Para os cães que não constem da lista dos PP, a Lei diz, realmente, que podem andar soltos, desde que, com açaime.

Mas também nunca me viste dizer que eu estou de acordo com a Lei.

Cão é para andar à trela, sempre que se passeie na via pública, tudo o resto é conversa.

Esta situação, protege o cão de fugir, de causar acidentes/incidentes.

Se querem soltar o cão, sim senhor, mas então vão para um local, onde o possam fazer em segurança, e quando digo segurança, falo da segurança dos outros, mas sobretudo, do próprio cão.

O meu Serra, também pode andar solto, desde que ande com açaime.

E se por qualquer motivo, ele atravessa a rua e causa um acidente ?

E se desse acidente, resultarem feridos graves e/ou mortos ?

E se vai contra uma criança e ao cair, ela se magoar gravemente ?

Digam lá o que disserem... trela, trela e trela.
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

quarta abr 18, 2007 1:12 pm

NINAEDOCTOR Escreveu:Nos vossos comentários não deixam de ter alguma razão, mas.....

O grande "mas..." é que você não os controla coisa nenhuma, se controlasse, não tinha problemas nenhuns em andar com eles pela trela.
NINAEDOCTOR Escreveu: Os meus cães não são melhores nem piores que os outros, uma coisa é certa: Eu consigo controla-los melhor sem trela do que com trela. (então onde está a obediência...) Mas para além disso evito locais onde aviste outros cães ou mesmo muito agitados com pessoas, bicicletas, etc.
Eu conheço bem essa zona, realmente ao domingo de manhã não há muitas pessoas com cães, mas sempre nunca lá fui que não houvesse um dia que não houvesse pessoas com cães, nem que seja uma, mas sempre há. E o que você faz é arriscar... :)
NINAEDOCTOR Escreveu:Depois também sei que o Doutor (macho) reage no sentido de defender a Nina (fêmea) e as filhas. E sei que a Nina e a Yara (uma das filhas) são muito stressadas quando a agitação é muita. Como tal tento gerir da melhor maneira de acordo com as maneiras de estar de cada um.
Ah! Agora já está a falar de cães...não de robot. :) E está aqui uma combinação que pode ser muito complicado se cruzarem com outros cães.

Também posso dizer que, ou tenho tido sorte ou tenho conseguido evitar que os meus cães lutem com outros. Mas também tenho observado os outros e noto que por vezes cães que vão com trela são mais agressivos.
Até ao dia que o macho não vá "defender" ...
Quanto a levar só dois de cada vez, não seria muito viável porque no fim-de-semana é quando eles passam mais tempo em casa, e necessitam mesmo do passeio para descontrair.
Eu também acredito que precisem... Não há cão nenhum que não necessite de correr e "brincar" à vontade...
Esclareço também que a Nina não sabe andar á trela, enrola-se e enrola-nos.
Ahhhhhhh! Imagino.
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 1:17 pm

Bom, eu até tenho vergonha de contar isto mas serviu-me lindamente como lição. Há 3 anos estava no jardim com a minha cadela mais velha, o apêndice ainda não existia. Estava na palheta com os vizinhos e os cães estavam a brincar entretidos. Eis que passa um garoto de 10 anos e ao ver tanto cão no jardim entra em pânico e desata a correr e a gritar. Não sei se estão a ver os cães, desatam numa correria tal que pareciam loucos. O miudo ao ver aquilo lança-se do ponto mais alto do jardim equivalente a quase um 3º andar e despenca cá em baixo depois ter atravessado uma árvore pelo caminho ( e ainda bem que atravessou). Os cães ficaram tão aturdidos com a reacção como nós. Felizmente o miúdo safou-se com uns arranhões no joelho e mais nada. De lá para cá, ganhei 1000 olhos e outra consciência das coisas, para já não falar que nunca mais vou esquecer a atitude mergulhadora da criança completamente em pânico.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloSantos
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 1:18 pm

VitorN Escreveu: Da mesma forma que está "entranhado" na cabeça das pessoas que os Rotts, os Pits e afins são maus, também está "entanhado" na cabeça das mesmas que os Labs e Goldens são anjinhos com a boca "doce".
Vitor, também não quero ser radical ao ponto de dizer.... um Lab morde e passam a ser mauzões.

Mas não vás por aí, pela conversa do "está enraizado...."

Com a comunicação social que temos hoje, o que está enraizado agora, deixa de estar, depois do Jornal da Uma.

Sabes bem que é assim.

Se um "boca doce" tiver o azar de morder na "Boca de charroco" da MMG, no dia seguinte, os Labs, têm a sentença lida.

Sejam Labs, ou qualquer outra raça.

Depois, verás logo surgir, um histórico enorme de supostos ataques com Labs, e de seguida, a desmistificação de que o Lab, é um cão bonzinho.

Deixam de aparecer a desenrolar papel higiénico, e aparecem com altos peitos inchados, a rebentarem com poderosas correntes, e com os dentes à mostra... (são só algumas das imagens tipicas associadas aos Rotts, entre outros)

Sabes bem que é assim, por isso, o melhor mesmo é prevenir.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:19 pm

Lu,
Eu compreendo mas, como sabes, eles podem mesmo andar soltos se estiverem açaimados...
Eu também prefiro ter o Boris sempre preso. Ele é um "ganda tótó" que quando solto só quer correr e sei lá mais o quê, não sei se por ainda ser jovem. Ora, se já muitas pessoas têm medo de ver cães pequenos a correr em direcção a elas, imagina um Dobermann todo musculado com 40 Kg. Nem quero pensar...
Já contei uma vez aqui um episódio que se passou comigo, mas vou voltar a contar, lol. Uma vez, já deviam ser umas 23h ou 00:00 fui com o Boris à rua. Bem, não sei o que se passou que deixei a trela escapar, acho que a prendi mal à coleira, não sei, só sei que o Boris se soltou e começou a correr para cima e para baixo (estávamos numa recta bastante grande), mas sem nunca ficar longe dos donos, claro. 8) Por acaso, ia um Sr. a passear o seu Lab preto (ia preso)...o Boris viu-o, foi em direcção a ele e começou assim a dar umas trincas, como se fossem beliscões...o dono não se assustou nem ficou histérico (é raro) e passado uns segundos consegui prender o Boris, que já tinha acabado por ignorar o cão (interessavam-lhe mais as corridas...). Enfim, isto tudo para dizer que nunca solto o Boris a não ser que esteja numa mata ou naqueles sítios em que a probabilidade de aparecer alguém é escassa. Mesmo assim, quando isso acontece, eu prendo logo o Boris.
Gostava de terminar lembrando que os animais são imprevisíveis...até as pessoas o podem ser....

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:22 pm

PauloSantos Escreveu: Deixam de aparecer a desenrolar papel higiénico, e aparecem com altos peitos inchados, a rebentarem com poderosas correntes, e com os dentes à mostra... (são só algumas das imagens tipicas associadas aos Rotts, entre outros)
Agora ri-me... :lol:

Joana
J.A.

PauloSantos
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 1:27 pm

JoanaElectra Escreveu:Lu,
Eu compreendo mas, como sabes, eles podem mesmo andar soltos se estiverem açaimados...

Eu sei, mas, mais importante de tudo, é a protecção do meu cão, e o açaime, por si só, não o protege.

Cabe-me a mim, enquanto dono responsável que quero ser, proteger o meu cão, ao fazê-lo, tenho a certeza de, ao mesmo tempo, proteger todos aqueles que o rodeiam.

É só isto mesmo que me importa.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:31 pm

Sim, Paulo, compreendo-te e partilho da tua opinião.
Realmente, é muito "fixe" andar com o cão solto, sentimo-nos um pouco mais livres, mas o problema é que ninguém possui um controlo total do cão e nem este obedece cegamente em todos os casos...
J.A.

PauloSantos
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 1:35 pm

No meio de tudo isto, cada vez mais me convenço que sou um ganda tótó.

É que, ando aqui a gastar o meu latim, em assuntos que foram já debatidos, centenas de vezes, tudo porque alguém acha que controla os seus cães, recorrendo somente a uma suposta obediência, mas que, tem logo na primeira intervenção, esta brilhante afirmação:
NINAEDOCTOR Escreveu: Eu (para prevenir) escolhi ter labradores,

Prevenir o quê, se afinal de contas, prevenção, é coisa que parece não fazer parte do vocabulário deste(a) dono(a) ?
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 18, 2007 1:37 pm

Deixa lá, sempre se passa melhor o tempo e vamos debatendo alguns assuntos interessantes...
Realmente, quando ela disse isso da prevenção também me pus a pensar no que é que ela quereria dizer... :?:
J.A.

PauloSantos
Membro Veterano

quarta abr 18, 2007 1:38 pm

JoanaElectra Escreveu:Realmente, é muito "fixe" andar com o cão solto, sentimo-nos um pouco mais livres,
Disso não tenho dúvidas.

Vou diversas vezes para a fazenda do meu sogro, são mais 35 hectares de espaço para eles poderem correr à vontade... claro que dá um gozo imenso.
Responder

Voltar para “Cães”