amputaçao de cauda aos 4 meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 17, 2007 4:53 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 27, 2008 2:43 pm, editado 1 vez no total.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça abr 17, 2007 5:16 pm

LuMaria Escreveu:
FBC Escreveu:Esta canicultura moderna dos lulus e das expôs não passa de uma palhaçada.
Qualquer dia, se eu quiser fazer criação de Dogos Argentinos e os puser a caçar para seleccionar os bons reprodutores (nem é admissível ser de outra forma) têm que andar com as orelhas inteiras, com todos os inconvenientes que isso apresenta. Por que estas leis são feitas para lulus e não para cães.
Li um post seu interessante em que fazia a analogia das orelhas caídas nos nossos cães e os animais selvagens. Que estas não existem na Natureza, apenas nos nossos animais domesticados. Já agora faço a pergunta, então e a cauda?
Referi-me apenas às orelhas propositadamente, porque penso que neste caso (corte/erecção das orelhas) há uma razão natural para o fazer: o facto de os cães por natureza terem as orelhas erectas e não caídas.
Quanto ao corte da cauda, este argumento já não colhe pois os cães por natureza têm caudas compridas, no entanto, devido ao trabalho exigido a certos cães, nomeadamente certos cães de parar, a cauda é um incómodo e pode ser danificada. Noutros casos, tipo Doberman, etc, a cauda tem sido cortada por ser um ponto frágil, tal como as orelhas, durante a luta ou ataques e pelo facto de durante muito tempo os cães não terem tido caudas e portanto não ter havido selecção nesse sentido, hoje as caudas dessas raças são apêndices algo imperfeitos quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional, daí acontecer que certos cães que habitualmente não têm cauda, se magoarem nela quando a deixamos comprida. Mas, de uma forma geral, o corte das caudas prejudica a comunicação, razão pela qual eu penso que não se deve cortar as caudas, a não ser em casos específicos. Pelo contrário, o corte das orelhas só traz vantagens.

Cumprimentos
Francisco Bica
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

terça abr 17, 2007 5:34 pm

mce Escreveu:Boa tarde

Para além do facto de ser (ou não) legal, de ser (ou não) do estalão, excluindo as intervenções benéficas ao cão, o que não consigo entender é que se faça uma amputação, seja de que tipo for, porque simplesmente apetece ao dono todo-poderoso.

Para já, não não acredito que quem faça uma amputação assim goste de cães.... E onde está o respeito pelo animal?

Cristina
Claro que, é a sua opinião e tem todo o direito a ela. Não vejo no entanto, no facto de se fazer uma amputação estética, alguma falta de respeito para com o animal.

Já o mesmo não posso dizer, quando vejo pessoas que não fazem amputações, mas que acham que, não vale a pena ir ao Veterinário, afinal de contas, até há animais que vivem muitos anos sem visitar um Vet.

Isso sim, é falta de respeito para com o animal, e claro, para com aqueles que o rodeiam.

Mas também lhe poderia dar muitos mais exemplos de faltas de respeito para com os animais, tantas, que a amputação estética, quase que parecia o melhor mimo que fariamos aos nossos animais.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça abr 17, 2007 5:37 pm

Boas!

Pois Sealords...mas a intenção não era ganhar assim...(burro todos os dias... )mas que se lixe...fica pra proxima...heheheeh

Arcanjo
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 17, 2007 5:46 pm

FBC Escreveu:
LuMaria Escreveu:
FBC Escreveu:Esta canicultura moderna dos lulus e das expôs não passa de uma palhaçada.
Qualquer dia, se eu quiser fazer criação de Dogos Argentinos e os puser a caçar para seleccionar os bons reprodutores (nem é admissível ser de outra forma) têm que andar com as orelhas inteiras, com todos os inconvenientes que isso apresenta. Por que estas leis são feitas para lulus e não para cães.
Li um post seu interessante em que fazia a analogia das orelhas caídas nos nossos cães e os animais selvagens. Que estas não existem na Natureza, apenas nos nossos animais domesticados. Já agora faço a pergunta, então e a cauda?
Referi-me apenas às orelhas propositadamente, porque penso que neste caso (corte/erecção das orelhas) há uma razão natural para o fazer: o facto de os cães por natureza terem as orelhas erectas e não caídas.
Quanto ao corte da cauda, este argumento já não colhe pois os cães por natureza têm caudas compridas, no entanto, devido ao trabalho exigido a certos cães, nomeadamente certos cães de parar, a cauda é um incómodo e pode ser danificada. Noutros casos, tipo Doberman, etc, a cauda tem sido cortada por ser um ponto frágil, tal como as orelhas, durante a luta ou ataques e pelo facto de durante muito tempo os cães não terem tido caudas e portanto não ter havido selecção nesse sentido, hoje as caudas dessas raças são apêndices algo imperfeitos quer do ponto de vista estético, quer do ponto de vista funcional, daí acontecer que certos cães que habitualmente não têm cauda, se magoarem nela quando a deixamos comprida. Mas, de uma forma geral, o corte das caudas prejudica a comunicação, razão pela qual eu penso que não se deve cortar as caudas, a não ser em casos específicos. Pelo contrário, o corte das orelhas só traz vantagens.

Cumprimentos
Francisco Bica
Boas!

Li com atenção tudo o que tens escrito sobre o corte de orelhas..não te querendo desmentir ...tirando as vantagens funcionais...(não vejo um cão de orelhas inteiras não fazer o que fazem os que as têem cortadas)...quais as vantagens que falas??
As otites?? as infecções???..hummm olha que não ha certezas nenhumas nisso..e ha até quem diga que uma orelha inteira protege..para isso ha estudos para todos os gostos conforme o lado que estiveres...até hoje ninguem me provou o contrario...ja vi n cães de orelhas cortadas com otites (dobermanns por ex)...portanto nao deve ser daí...no entanto sempre tive cães de orelhas inteiras e nunca mas nunca tiveram uma otite...e nao tive nem um nem 10 cães...devem ser só os meus secalhar...

Arcanjo
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça abr 17, 2007 6:12 pm

O argumento para defender a conchectomia, deve ficar-se mais pelo aspecto de ser uma zona mais sensível e poder ser um ponto fraco quando o cão caça.

Quando falamos em otites...também não fico convencida, penso que haja cães mais predispostos a infecções dos ouvidos, mas não será a orelha descaída a causa...até pode ajudar em alguns casos, porém não vejo que seja por aí.
<p>susana</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

terça abr 17, 2007 6:15 pm

Boas!

Mas os Dobermanns caçam??...Os Pits caçam?...Os Amstafs caçam?? é que se o problema for as lutas...bem..entao todos tinham o corte à pit..ou seja quase sem orelha.

Arcanjo
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta abr 18, 2007 6:13 pm

PauloSantos Escreveu: Mas também lhe poderia dar muitos mais exemplos de faltas de respeito para com os animais, tantas, que a amputação estética, quase que parecia o melhor mimo que fariamos aos nossos animais.
De acordo e estou a lembrar-me de algumas bem bárbaras: a corrente durante toda a vida, a fome, o abandono, o maltrato físico, os espectáculos de luta....

Mas esses não servem de justificativo à "inocência" da amputação.

Em relação às orelhas, até posso admitir situações pontuais de benefício para o animal. Mas em relação à cauda!?

A cauda faz parte do sistema de comunicação dos cães. É com a cauda a abanar que o cão saúda quem chega, convida o dono para brincar, mostra a sua satisfação. É com a cauda entre as patas que o cão mostra medo ou submissão. Não pode ser indiferente para o animal ter cauda ou não!

Para além deste aspecto, a cauda ainda serve para enxutar as mocas, não é? :)

Ainda há pouco tempo, a falar com o meu vet, ele referiu situações de cães que se tornaram mais agressivos após o corte da cauda porque (segundo ele) os cães deixaram de ter forma de mostrar submissão e passaram a brigar mais para se defenderem

Levando esta teoria ao absurdo, como a estética está sempre a mudar, que outras partes do cão se irão futuramente começar a amputar?

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 6:17 pm

mce Escreveu: Mas em relação à cauda!?
A pit de um amigo não tinha a cauda amputada. Aquilo mais parecia um chicote que uma cauda. Batia com ela em todos os lados incluindo paredes. Com uma violência tal que partiu a cauda pelo menos 2 vezes e não era raro o dia terem de andar a lavar paredes porque estavam todas cheias de sangue. Cheguei a ver e era custoso. Tanto para o animal como para o dono, que se arrependeu milhares de vezes não ter amputado a cauda à cadela. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta abr 18, 2007 6:27 pm

@mce

Eu não sou um acérrimo defensor dos cortes estéticos, mas também não sou, um critico desses mesmos cortes.

Habituei-me a ver e a apreciar determinadas raças, sem cauda e outras, com as orelhas cortadas.

Actualmente, olho para Rotts com cauda, e até nem acho feio;

Olho para Boxers com cauda e orelhas inteiras e também não desgosto;

No entanto, olho para um Dober com cauda e com orelhas inteiras, e sinceramente, não gosto.

Para eu ser contra os cortes estéticos, só para satisfazer o nosso capricho, também teria de ser contra a castração/esterelização, quando elas são efectuadas, para a nossa comodidade.

É verdade que, muitas esterelizações são efectuadas por uma inegável necessidade, mas outras, não sei se a maior parte, são efectuadas, porque nós, donos, queremos ter um bocadinho menos de trabalho, do que aquele que teriamos, caso a nossa Gata/Cadela, não estivesse esterelizada.

Eu esterelizei as minhas cadelas, porque não quis arriscar a uma gravidez indesejada, mas sobretudo, porque evitar essa gravidez indesejada, me daria algum trabalho, por isso admito, foi puro comodismo.

Do mesmo modo que, castrei o meu Gato, para evitar que, na altura do cio, ele me fugisse. Também neste caso, foi puro comodismo.

Vejo os cortes estéticos, quase da mesma forma, servem os interesses dos donos, pelo menos, do ponto de vista a imagem estética que se tem ou se quer ter do animal.

Mas claro, não estou contra a sua opinião, apenas tenho uma diferente ;)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 18, 2007 6:30 pm

mce Escreveu:
PauloSantos Escreveu: Mas também lhe poderia dar muitos mais exemplos de faltas de respeito para com os animais, tantas, que a amputação estética, quase que parecia o melhor mimo que fariamos aos nossos animais.
De acordo e estou a lembrar-me de algumas bem bárbaras: a corrente durante toda a vida, a fome, o abandono, o maltrato físico, os espectáculos de luta....

Mas esses não servem de justificativo à "inocência" da amputação.

Em relação às orelhas, até posso admitir situações pontuais de benefício para o animal. Mas em relação à cauda!?

A cauda faz parte do sistema de comunicação dos cães. É com a cauda a abanar que o cão saúda quem chega, convida o dono para brincar, mostra a sua satisfação. É com a cauda entre as patas que o cão mostra medo ou submissão. Não pode ser indiferente para o animal ter cauda ou não!

Para além deste aspecto, a cauda ainda serve para enxutar as mocas, não é? :)

Ainda há pouco tempo, a falar com o meu vet, ele referiu situações de cães que se tornaram mais agressivos após o corte da cauda porque (segundo ele) os cães deixaram de ter forma de mostrar submissão e passaram a brigar mais para se defenderem

Levando esta teoria ao absurdo, como a estética está sempre a mudar, que outras partes do cão se irão futuramente começar a amputar?

Cristina
Mce,

Aqui é que se vê que é uma "cat person"... ;)

A cauda serve para isso tudo que disse, mas em certas raças não interessa que os cães demonstrem o seu "estado de espírito". Um cão de guarda ou de defesa pessoal tem como um dos seus pontos fracos a cauda, uma vez que outro cão ou mesmo uma pessoa o podem agarrar por aí. Também não nos interessa que um cão desses meta a cauda entre as pernas, porque dessa maneira torna-se perceptível que o cão está receoso, demonstra um sinal de fraqueza. Quanto às orelhas, é a mesma coisa, são um ponto vulnerável, já para não dizer que, nalgumas raças, o facto do cão ter as orelhas cortadas dá-lhe um ar mais atento e, muito provavelmente, até ouve melhor. No que diz respeito apenas ao aspecto, tirando a parte da funcionalidade, convenhamos que um cão desta maneira intimida muito mais, logo serve melhor para afastar pessoal mal intencionadas...

"Ainda há pouco tempo, a falar com o meu vet, ele referiu situações de cães que se tornaram mais agressivos após o corte da cauda porque (segundo ele) os cães deixaram de ter forma de mostrar submissão e passaram a brigar mais para se defenderem"

Isto só pode ser uma piada... :lol: Como é que o corte da cauda vai afectar a "personalidade" do cão?? Acha que o cão tem consciência que não tem lá a cauda e que os outros cães não conseguem sentir, na mesma, qual a sua postura??
Última edição por JoanaElectra em quarta abr 18, 2007 6:36 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta abr 18, 2007 6:35 pm

PauloSantos, engana-se quanto às esterilizações e castrações. Elas são, sobretudo, benéficas para os animais, evitando infecções, tumores e quistos. E ajudando a controlar a sua população, com os subsequentes problemas de abandono

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta abr 18, 2007 6:52 pm

Eu aceito tudo o que não cause sofrimento desnecessário aos animais.
Dito isto, aceito mais depressa o corte de cauda, na altura certa, do que uma esterilização, quando já não traz vantagens ao animal.
Reparem que não estou a dizer que me oponho a esta última.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quarta abr 18, 2007 7:10 pm

Arcanjo Escreveu:Boas!

Mas os Dobermanns caçam??...Os Pits caçam?...Os Amstafs caçam?? é que se o problema for as lutas...bem..entao todos tinham o corte à pit..ou seja quase sem orelha.

Arcanjo
A maior parte penso que não, mas o que interessa é eles, cães de defesa pessoal ou guarda, tornarem-se mais funcionais exactamente para essas mesmas funções.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 18, 2007 7:13 pm

A propósito de caça, os perdigueiros têm orelhas :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”