Chinchila GRAVIDA... Podem dar uma ajuda?!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Ferroboy
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2007 2:14 am

quarta abr 18, 2007 5:31 pm

Boa tarde a todos..

tenho lido vários topicos aqui pelo forum, mas gostaria de expor o meu caso em concreto e ver se alguem me pode ajudar, um pouco mais, ou seja dar aquelas "dicas" de quem ja passou pelo mesmo ou de quem saiba mais que eu sobre estes "lindos" animais..

a minha Chinchila "Maria" está gravida, digo isto pq ultimamente já tinha notado o peso extra com que ela estava, dpois porque reparei tambem que enquanto o "txico" sai bem da gaiola ela agora já ñ o faz com tanta vontade e demora muito tempo para vir ca para fora (ñ sei se será do peso, se ñ se sente confortavel a sair) e desde ontem que tem dormido de lado (coisa que nunca tinha visto e sinceramente é mesmo lindo) :D
Ora como eu ñ vi nenhum "tampao" que como ja tinha lido por ai é sinal de que o acto foi consomado, estou um pouco perdido, pois não sei se estará pronta para ter o(s) filho(s)...
De qualquer das formas o que queria saber é o seguinte:

devo fazer-lhe uma nova "casa" só para ela no fundo da gaiola (tenho uma gaiola de 3 andares e aparas de madeira no fundo, sem grade) e para os baby's antes de eles nascerem? E quanto ao "txico" devo deixa-los juntos ou separa-los?

Agradeço a todos os que quiseres dar uma opinião sobre o assunto, porque sinceramente nem sei que fazer, se deixar a natureza seguir o seu curso ou intervir..

Cumprimentos para toda a gente.
Pedro Ferreira
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

quarta abr 18, 2007 5:57 pm

acho melhor separar o mecho comprar outra gaiola e separar e deixar a gravidez seguir para nao vir a ter desgostos!
depois deve tirar todos os objectos que possam magoar os bebes e deve colocar mais coisas para ela construir o ninho maior e mais confortavel para aconchegar melhor os seus bebes! boa sorte :D
Ferroboy
Membro Júnior

quarta abr 18, 2007 6:29 pm

suzisabel Escreveu:acho melhor separar o mecho comprar outra gaiola e separar e deixar a gravidez seguir para nao vir a ter desgostos!
depois deve tirar todos os objectos que possam magoar os bebes e deve colocar mais coisas para ela construir o ninho maior e mais confortavel para aconchegar melhor os seus bebes! boa sorte :D
Hummm.. ok vou entao fazer isso, como a gaiola é bastante grande ñ preciso de comprar outra, divido que chega para os 2.. objectos que possam magoar os bebes.. so se forem as aparas de madeira.. e ja agora a que se refere quando fala de "colocar mais coisas para ela construir o ninho"?!!

Obrigado pelas dicas
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 18, 2007 8:39 pm

Separar o macho durante a gravidez para quê?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
suzisabel
Membro
Registado: quinta nov 02, 2006 6:32 pm

quarta abr 18, 2007 9:50 pm

separar o mecho pois alguns machos ao descobrir que a femea ta gravida podem ficar agrecivos pois sao muito ciumentos e pensaram que a femea nao ligara mais para ele podendo originar brigas e a femea perder os bebes! mais coisas para ela fazer o ninho como por exemplo ninhos de hamsters ou algodao ela vai querer os seus bebes quentinhos! no fundo pode por um granulado é um pouco mais caro mas mais higienico para a mae e para os bebes pois ao dar a luz fica sangue e com o granulado é mais facil de limpar sem incomudar a femea :)
Ferroboy
Membro Júnior

quarta abr 18, 2007 11:51 pm

suzisabel Escreveu:separar o mecho pois alguns machos ao descobrir que a femea ta gravida podem ficar agrecivos pois sao muito ciumentos e pensaram que a femea nao ligara mais para ele podendo originar brigas e a femea perder os bebes! mais coisas para ela fazer o ninho como por exemplo ninhos de hamsters ou algodao ela vai querer os seus bebes quentinhos! no fundo pode por um granulado é um pouco mais caro mas mais higienico para a mae e para os bebes pois ao dar a luz fica sangue e com o granulado é mais facil de limpar sem incomudar a femea :)
Ok.. pois realmente ja tinha lido que depende do "pai" a separação ou ñ entre casal durante a gravidez, acho é q dpois da gravidez é necessario para q a femea ñ volte logo a engravidar.. de qq das maneiras eles estao a dar-se muito bem, o pai é muito muito carinhoso para a sua "esposa" :lol: e por isso e ate noticias em contrario vou deixa-los juntinhos.. em relaçao ao fundo da gaiola, passei hoje pelo modelo e como andava a procura do habitual "fundo para a gaiola - aparas de madeira", mas como aquilo faz muito "chiqueiro" decidi trocar para "Litter" a ver vamos se eles ñ comem aquilo :x

Ja agora a nível de alimentação dos mais pequenos que será aconselhavel?!! de inicio so o leite materno e dpois?!!
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta abr 20, 2007 2:04 pm

Não é necessário separar o macho e a fêmea durante a gravidez, mas tal é recomendável assim que as crias nasçam. Em relação às crias se poderem magoar em algo, a única coisa que pode representar algum perigo é o espaçamento da rede. O recomendável para gaiolas em que haja crias é que o espaçamento da rede não seja superior a 1.3x1.3cms, uma vez que as patinhas das crias podem ficar presas em redes com espaçamento maior do que esse. As crias devem ser separadas dos pais por volta das 8 semanas, e nascem praticamente aptas a comer de tudo (o leite materno, o feno, a ração, alfafa em MUITA moderação (é demasiado rica nutricionalmente); óbvio que guloseimas, principalmente as açucaradas, estão fora de questão). Muita gente recomenda também bloquear o acesso às prateleiras superiores, para que as crias não se magoem caso falhem um salto para uma prateleira, e pode acontecer que também os progenitores, ao saltar para o nível de baixo, sem querer magoem as crias.

Boa sorte ;)
gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

sexta abr 20, 2007 2:13 pm

Bem eu não dou dicas porque não conheço nenhumas, mas quero deixar os meus parabéns aos "avós" :D . E também desejar boa sorte :wink: .
Ferroboy
Membro Júnior

sexta abr 20, 2007 7:07 pm

gisela204 Escreveu:Bem eu não dou dicas porque não conheço nenhumas, mas quero deixar os meus parabéns aos "avós" :D . E também desejar boa sorte :wink: .
Obrigado pelos comentarios.. e realmente o dito "parto" esta para demorar.. :cry: tenho notado que anda a comer mais, mas esta um pouco diferente do normal.. pois ela costuma estar mais parada e agora anda mais "electrica", (ontem as tantas da matina) estava o amigo a dormir e ela a comer que nem uma louca :lol: agora é esperar para ver pois realmente sem saber quando os "piquenos" nascem é complicado :?
cjess
Membro Júnior
Registado: segunda abr 16, 2007 10:33 am

quinta abr 26, 2007 5:47 pm

:lol: Já temos bébés ou não? Vai dando noticias :lol:
Ferroboy
Membro Júnior

sexta abr 27, 2007 12:48 am

cjess Escreveu::lol: Já temos bébés ou não? Vai dando noticias :lol:
Pelos vistos ñ.. será falsa gravidez??? Agora ja não tem dormido de lado, mas continua PESADA...
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

quinta ago 23, 2007 9:05 pm

Ferroboy Escreveu:
cjess Escreveu::lol: Já temos bébés ou não? Vai dando noticias :lol:
Pelos vistos ñ.. será falsa gravidez??? Agora ja não tem dormido de lado, mas continua PESADA...
Pois comigo acnteceu o mesmo!!! Fiquei super contente a pensar que ía ser avô e nada!! :(

Mas boa sorte e vá continuando a tentar!
PauloMonteiro
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:23 am
Localização: Petauros do Açúcar,Gerbos da Mongólia,Porquinhos da India,Dragões Barbudos,Basiliscos, etc...
Contacto:

sexta ago 24, 2007 10:37 am

Admito que li este tópico na diagonal por falta de tempo, mas:

NUNCA SE SEPARA O MACHO DA FÊMEA ANTES DAS CRIAS NASCEREM...

E mesmo depois, há muitas condicionantes... muitas perguntas e muitas respostas, mas o risco da fêmea não voltar a aceitar o macho de volta é grande.

Tudo depende do que queremos fazer com o casal, mas NUNCA se separa o macho da fêmea durante a gravidez. São animais afectuosos que podem deprimir por carência de atenção e afecto. O macho faz falta...

O Ninho-Centro de Estudos e Investigação de Mamíferos Exóticos

O Mundo dos Petauros - Centro de Registo Mundial de Petauros
CoolMaster
Membro
Registado: sábado mai 06, 2006 2:12 pm

sexta ago 24, 2007 10:51 am

PauloMonteiro Escreveu:Admito que li este tópico na diagonal por falta de tempo, mas:

NUNCA SE SEPARA O MACHO DA FÊMEA ANTES DAS CRIAS NASCEREM...

E mesmo depois, há muitas condicionantes... muitas perguntas e muitas respostas, mas o risco da fêmea não voltar a aceitar o macho de volta é grande.

Tudo depende do que queremos fazer com o casal, mas NUNCA se separa o macho da fêmea durante a gravidez. São animais afectuosos que podem deprimir por carência de atenção e afecto. O macho faz falta...
Mas se nunca se separar o que se faz para evitar ninhadas consecutivas? Digo isto porque ninhadas consecutivas são sempre a evitar para a saude da femea, no entanto entendo que eles sejam mais felizes quando se encontram sempre juntos. É uma questão delicada que é quase impossivel existir consenso, penso.
ana_marisa
Membro Veterano
Registado: sábado jan 20, 2007 7:36 pm

sexta ago 24, 2007 11:23 am

Bom dia!!!
Eu ja tenho chinchilas há cerca de 6 anos, nunca separei o macho da femea e nunca tive problemas... da ultima ninhada decidi separar o macho e deu asneira... a femea agora nao aceita o macho, bate-lhe, arranca-lhe pêlo e nao o deixa xegar perto das crias que neste momento tem cerca de mês e meio...
para o macho ter algum contacto com os filhos tive de tirar a femea por 5minutos da gaiola e deixar o macho com os filhos e acreditem que ele e super meigo com eles...eu pensava que eles se iriam rejeitar...
o macho durante e logo após o parto ajuda a femea a tratar das crias(claro que depende dos machos)...eu tenho 2casais e ambos os machos sao muito meigos...
claro que ha sempre o risco de gravidezes seguidas....
em relação ao facto de dormir de lado ixo nao e caracteristico das femeas gravidas pois os meus machos e as crias tambem o fazem... se calhar nunca teve foi a sorte de ver antes...
como vê quer separe quer nao ha sempre riscos...agora so tem e que os avaliar bem e decidir quais e que quer correr....
espero novidades....
ja agora qual a idade do macho e da femea????
Responder

Voltar para “Exóticos”