Antes de mais peço desculpa se existe já algum topic sobre este assunto, mas são carradas de páginas e não fui capaz de ver todas...
Os topics que encontrei sobre o assunto são relativos a juntar um gatinho a um gato adulto, ou juntar um casal, mas não encontrei um que falasse de juntar dois machos, um com 3 aninhos e pouco que já cá está em casa desde 1 mês de idade, e um de idade desconhecida que apareceu por aqui e acabou por ser adoptado.
A história desde o início... (se quiserem saltar esta parte, vou separar a parte "que interessa" por um parágrafo desta

Pela altura do Natal, apareceu aqui na rua, um gato alaranjado (com um pêlo lindo lindo lindo, nunca tinha visto nenhum tão bonito), comecei por lhe arranjar comer e água, e ele dormia numa casinha d cartão improvisada no nosso quintal, dava as suas voltas e passeios, regressando sempre para comer, dormir e festinhas. Ao fim de alguns dias reparei que tinha uma ferida meio feia na cauda, e andei a pedinchar à minha mãe para o levarmos ao vet (o gato é um meiguinho, é impossível não gostar dele) e lá consegui. Veio de lá com um penso na cauda, um "funil" e recomendações para ficar fechado enquanto tivesse a recuperar. Portanto o Scruffy entrou em casa... Ora o sr. Becas (o gato de 3 anos residente e castrado) já não achava graça nenhuma qnd eu voltava a casa a cheirar a Scruffy, podem imaginar como ficou feliz quando entra pela porta adentro um gato macho sem tar castrado... Nos primeiros tempos o Scruffy ficava com uma divisão da casa toda só para ele, o Becas ia bufar e rosnar para a porta dele. Depois fomos deixando o Scruffy e o Becas verem-se por um espaço da porta aberta (o suficiente para nao deixar passar patas com unhas de fora..) o Becas continuou a ter o mesmo comportamento. Até que dedicimos deixar o Scruffy (já sem o "funil" apesar da cauda ainda não estar a 100%) passear pela casa (na tentativa de ele espalhar o seu cheiro pela casa e o Becas se habituar a ele)
O sr. Becas continua depois de uns 4 meses a rosnar e bufar sempre que vê o Scruffy, e este parece que anda sempre a provocá-lo pois anda sempre aos saltinhos (literalmente) atrás do Becas, depois às tantas um chateia-se e é uma correria escada acima, para não falar dos "berros"..
Nenhum deles faz mal ao outro ao ponto de se magoarem, o Becas dá patadas mas raramente lhe acerta, e já lá vão uns meses sem que eles se habituem... não os podemos deixar sozinhos sem vigilância com medo que andem à bulha e já não sei o que fazer para os "juntar" Alguém tem alguma ideia ou sugestão? já se passou a fase do se cheirarem mutuamente e de se verem sem contacto, mas não anda para a frente...
Outra coisa, o vet falou que eles tinham que estabelecer uma hierarquia entre eles, só que não consigo perceber qual deles é o dominante... Li um artigo aqui no site, que os gatos dominantes não tapam as suas necessidades, e isso é justamente o que o sr. Scruffy faz... Embora não demonstre agressividade para com o Becas, talvez algumas provocações, mas agressividade pura não... Outra coisa que o Scruffy faz é de vez em qnd vai deixar xixi onde não deve (não sei se é só uns borrifos ou não, mas que cheira, cheira...) Há alguma maneira de evitar este comportamento? já passou a idade de castração, embora eu não saiba a idade dele, ele deve ser um bocadinho mais velho (eventualmente da mesma idade) que o Becas.
Desculpem lá o abuso de texto

Muito Obrigada