Juntar dois machos na mesma casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mehara
Registado: terça abr 10, 2007 10:16 pm

terça abr 10, 2007 11:58 pm

Boa Noite! (esta é a minha estreia no fórum :) )
Antes de mais peço desculpa se existe já algum topic sobre este assunto, mas são carradas de páginas e não fui capaz de ver todas...

Os topics que encontrei sobre o assunto são relativos a juntar um gatinho a um gato adulto, ou juntar um casal, mas não encontrei um que falasse de juntar dois machos, um com 3 aninhos e pouco que já cá está em casa desde 1 mês de idade, e um de idade desconhecida que apareceu por aqui e acabou por ser adoptado.

A história desde o início... (se quiserem saltar esta parte, vou separar a parte "que interessa" por um parágrafo desta :wink: )
Pela altura do Natal, apareceu aqui na rua, um gato alaranjado (com um pêlo lindo lindo lindo, nunca tinha visto nenhum tão bonito), comecei por lhe arranjar comer e água, e ele dormia numa casinha d cartão improvisada no nosso quintal, dava as suas voltas e passeios, regressando sempre para comer, dormir e festinhas. Ao fim de alguns dias reparei que tinha uma ferida meio feia na cauda, e andei a pedinchar à minha mãe para o levarmos ao vet (o gato é um meiguinho, é impossível não gostar dele) e lá consegui. Veio de lá com um penso na cauda, um "funil" e recomendações para ficar fechado enquanto tivesse a recuperar. Portanto o Scruffy entrou em casa... Ora o sr. Becas (o gato de 3 anos residente e castrado) já não achava graça nenhuma qnd eu voltava a casa a cheirar a Scruffy, podem imaginar como ficou feliz quando entra pela porta adentro um gato macho sem tar castrado... Nos primeiros tempos o Scruffy ficava com uma divisão da casa toda só para ele, o Becas ia bufar e rosnar para a porta dele. Depois fomos deixando o Scruffy e o Becas verem-se por um espaço da porta aberta (o suficiente para nao deixar passar patas com unhas de fora..) o Becas continuou a ter o mesmo comportamento. Até que dedicimos deixar o Scruffy (já sem o "funil" apesar da cauda ainda não estar a 100%) passear pela casa (na tentativa de ele espalhar o seu cheiro pela casa e o Becas se habituar a ele)

O sr. Becas continua depois de uns 4 meses a rosnar e bufar sempre que vê o Scruffy, e este parece que anda sempre a provocá-lo pois anda sempre aos saltinhos (literalmente) atrás do Becas, depois às tantas um chateia-se e é uma correria escada acima, para não falar dos "berros"..
Nenhum deles faz mal ao outro ao ponto de se magoarem, o Becas dá patadas mas raramente lhe acerta, e já lá vão uns meses sem que eles se habituem... não os podemos deixar sozinhos sem vigilância com medo que andem à bulha e já não sei o que fazer para os "juntar" Alguém tem alguma ideia ou sugestão? já se passou a fase do se cheirarem mutuamente e de se verem sem contacto, mas não anda para a frente...

Outra coisa, o vet falou que eles tinham que estabelecer uma hierarquia entre eles, só que não consigo perceber qual deles é o dominante... Li um artigo aqui no site, que os gatos dominantes não tapam as suas necessidades, e isso é justamente o que o sr. Scruffy faz... Embora não demonstre agressividade para com o Becas, talvez algumas provocações, mas agressividade pura não... Outra coisa que o Scruffy faz é de vez em qnd vai deixar xixi onde não deve (não sei se é só uns borrifos ou não, mas que cheira, cheira...) Há alguma maneira de evitar este comportamento? já passou a idade de castração, embora eu não saiba a idade dele, ele deve ser um bocadinho mais velho (eventualmente da mesma idade) que o Becas.

Desculpem lá o abuso de texto :oops: e ajudem se puderem :D

Muito Obrigada :P
Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

quarta abr 11, 2007 12:09 am

Posso não ajudar muito... mas acho que não há idade para a castração :)

e já que falam em hierarquia :s É possível existir hierarquia numa espécie que em estado selvagem é solitária? existe hierarquia nas colónias de gatos?
RitaGI
Membro Júnior
Registado: domingo mar 25, 2007 12:09 pm

quarta abr 11, 2007 10:43 am

Oi boas

Não sei se o que vou "dizer" vai ajudar, mas cá vai...

A minha gata mais velha GI, vive connocco desde que viviamos no apartamento mas quando nos mudamos adoptamos de imediato 3 gatos abandonados( FiFi; a Luna e o Meias, estes 2 ultimos já morreram) e ela não aceitou muito bem nenhum dos outros bufava-lhes tipo cobra que era uma coisa louca e lutas não eram poucas....

Com o tempo deixou de lhes ligar, digo eu porque quando um entrava por um lado ela saia pelo outro até que eu e a minha mãe reparamos o seguinte: a Gi não ia para a sala, pois os outros iam para la e os outros não iam para o meu quarto porque a Gi estava lá, não sei se a isto se pode chamar divisão de território ou mesmo alguma espécie de hierarquia, mas a verdade é que só se começaram a sociallizar mais quando o macho morreu!

Ainda hoje tenho a Fifi e a Gi, mais o Garfield, que é macho e respeita muito as outras 2 gatas e elas entre si cheiram-se, mas nada de maior ocorre entre elas, e por vezes até dormem na mesma cama, em sitios opostos...

Espero que a minha pouca experiência aqui relatada possa ajudar, mas penso que é uma questão de tempo entre eles e penso que o comportamento deles mude quando resolver castrar o outro macho!
Mas isso é a minha mera opinião!
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o Homem, mais gosto dos animais!</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 11, 2007 10:59 am

Zukinha Escreveu:Posso não ajudar muito... mas acho que não há idade para a castração :)

e já que falam em hierarquia :s É possível existir hierarquia numa espécie que em estado selvagem é solitária? existe hierarquia nas colónias de gatos?
Hierarquia existe em todas as espécies de animais. Numa colónia há sempre um macho dominante. Em casa se observarmos com atenção há sempre um animal dominante, seja fémea ou macho.
Aqui na nossa colónia já há largos anos que o animal dominante é um macho cinzento, lindissimo, um animal muito forte e resistente que afasta qualquer macho que tente entrar na colónia. Só aceita os nascidos dentro da colónia e mesmo esses às vezes sao escorraçados. Deduzo que queiram roubar-lhe o lugar.

Quanto ao tópico, se os animais não vão além de barulho e poses mais ou menos artisticas deixe-os aceitarem-se naturalmente entre eles. Uma grande ajuda é mantermo-nos afastados destas guerras e não tomar o partido de ninguém. Só devemos intervir em caso de absoluta necessidade. Em toda a minha vida só separei animais por motivos de quarentena, até hoje, nunca tive de manter nenhum animal afastado do outro. Sei que a minha siamesa levou um ano a aceitar totalmente o macho da familia, mas aceitou-o e adolou-o durante 13 anos :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta abr 11, 2007 2:02 pm

Castre o gato que ainda está inteiro.

Se ele começar a marcar território, o outro vai fazer o mesmo e aí sim os problemas podem começar a ser grandes.
Pumizo
Membro Júnior
Registado: quinta abr 12, 2007 9:16 pm

sexta abr 13, 2007 9:00 pm

Os meus 3 gatos não se podem ver desde Agosto de 2005, sem dúvida que o mais novo é o mais dominante, foi ele que começou a guerra entre eles, mas já fiz milhares de tentativas e não se entendem mesmo.

Também já pensei em castrá-los aos 3 mas os veterinários não garantem que se voltem a aceitar uns aos outros. Tenho de mantê-los em divisões da casa separados e esta situação custa-me imenso porque os gatos não gostam de estar fechados.
<p>In a Cat s eye, all things belong to Cats</p>
lagutrop
Membro Veterano

domingo abr 15, 2007 2:24 pm

Realmente deve ser dificil algum vet perceber o que vai acontecer depois de castrados.

Mas, mesmo que não seja para se darem melhor, será pelo menos para lhes evitar problemas de prostata no futuro.

Embora, na minha opinião em sobretudo de fôr feito na mesma altura me pareça que poderão, a partir daí, senão amar-se, pelo menos terem uma coexistência pacifica.
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

terça abr 17, 2007 10:50 am

Bom dia

As minhas gatas demoraram 6 anos a tolerarem-se, numa guerra quase de morte (sem exagero), e ainda hoje bulham. A hierarquia mudou, a que era "dominada" impôs-se e hoje é nitidamente a dominante, mas isso não quer dizer que a outra não tenha, por vezes, atitudes também agressivas.

São situações difíceis mas, se eles já se toleram ao fim de relativamente pouco tempo, o melhor é mesmo esperar sem grandes interferências que só vão provocar ciúmes. Deixe que eles estipulem o território e a posição na casa. Talvez venham a ser amigos, talvez não. Duvido que as minhas alguma vez venham a ser amigas mas, ao pé da guerra que já foi, agora estou no paraíso. Por isso, aconselho muita paciência e carinho igualmente repartido. E a castração do novo bichano, que pode ser feita em qualquer altura desde que ele esteja saudável.

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Mehara

terça abr 17, 2007 10:44 pm

Obrigada pelas respostas :)
E sim tou a pensar na castração do Scruffy (qnd me referia a ainda ir a tempo, o vet disse que até um ano de idade é mais eficaz no que toca a evitar marcações de território com aromas pouco agradaveis...) correcçao nao tou a pensar, ja pensei, quem tá a pensar é a mnha mãe ag..

Outra coisa que me esqueci de referir, o Scruffy deve ter uma costela de tarado... Assim que ouve o Becas a "escavar" na caixa de areia, aí vai ele a correr para ficar parado a assistir... Claro que o Becas não acha piada nenhuma, fica enervado e não faz o serviço... enfim lá lhes vou cortando a ponta da unha para pelo menos não sair nng ferido com as correrias/patadas/rosnadelas/bufanços :|
mce
Membro Veterano
Registado: quarta ago 18, 2004 3:16 pm

quarta abr 18, 2007 11:58 am

Cuidado!

Ele não fica a assistir, ele está a ter uma posição de dominação!

Afaste-o do litter sempre que der por isso porque, se continuar assim, o Becas vai ter problemas urinários rapidamente porque, ao reter a urina, está a aumentar a concentração de sedimentos na bexiga

Cristina
"Se mereceste o seu amor, o gato ser&aacute; teu amigo - nunca teu escravo" (Theophile Gautier)
Mehara

sexta abr 20, 2007 11:01 am

Pois... o que normalmente fazemos é fechar o Scruffy de tempos a tempos, para o Becas poder ir sossegado à caixa de areia...

Mas isso quer dizer que o Scruffy é q é o dominante? Em algumas situações parece-me que é um noutras parece que é o outro... E é impossivel dar a mesma atenção e carinho aos dois, apesar do Scruffy ser um meiguinho (d vez em qnd tb tem uns ataques, ms geralmente é meigo) já conheço o Becas há 3 anos, claro que ha sempre uma inclinação para ele...

Outra coisa, o Scruffy não pára de marcar território, começa a tornar-se exasperante andar sempre a sniffar o ar e os tapetes para saber de onde vem o pivete, falámos com o vet da ultima vez que fomos mudar o penso da cauda (ontem) e ele falou que a castração podia dar resultado mesmo ja passando a idade "ideal" (a com mais sucesso para evitar marcações de território) Há alguma forma mais ou menos exacta para saber a idade do bichano? o vet disse que era pelos dentes, mas nao se mostrou mto interessado em determiná-la... Outra coisa será que com a castração irá "funcionar" mesmo sendo ele mais velho? (o vet disse que geralmente demora mas que acaba por resultar) desde já mto obrigada plas respostas :wink:
lagutrop
Membro Veterano

sexta abr 20, 2007 6:14 pm

Mehara Escreveu:E é impossivel dar a mesma atenção e carinho aos dois, apesar do Scruffy ser um meiguinho (d vez em qnd tb tem uns ataques, ms geralmente é meigo) já conheço o Becas há 3 anos, claro que ha sempre uma inclinação para ele...
Na minha opinião vai ter de mimar tanto um quanto outro.
O Becas está sentir-se superior e assim vai ser dificil aceitar o outro.
Por outras palavas, sente.se com as costas quentes.
Por outro lado o Scruffy sente isso, vê-se como inferior e sente a necessidade cada vez maior de se defender e marcar o seu território

Mehara Escreveu: Há alguma forma mais ou menos exacta para saber a idade do bichano? o vet disse que era pelos dentes, mas nao se mostrou mto interessado em determiná-la... Outra coisa será que com a castração irá "funcionar" mesmo sendo ele mais velho? (o vet disse que geralmente demora mas que acaba por resultar) desde já mto obrigada plas respostas :wink:
Sim.
OLhando para os dentes, o vet terá uma ideia "aproximada" da idade do gato.
Digo aproximada porque se ele viveu na rua por exemplo, terá um aspecto mais velho do que outro da mesma idade que sempre viveu em casa.

Quanto á marcação do território poderá levar algum tempo até a deixar de fazer.

1º porque as hormonas ãinda ficam a circular no sangue.

2º porque o cheiro da urina de marcação do território é muito forte e até
desaparecer de toda a casa, não é realmente imediato

No entanto, não costuma levar mais que 1 ou 2 meses a deixar de o fazer.

Volto a frizar que esta é a minha opinião apenas baseada na minha experiência pessoal.
Responder

Voltar para “Gatos”