Ajuda Nutricional para Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Ferroboy
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2007 2:14 am

sábado abr 21, 2007 2:12 am

Pessoal digam la qual é a comida que dão as vossas chinchilas.. é q eu já lhes pus várias e passo a explicar.. Das primeiras vezes era comida da Bunny.. o resto do nome ñ sei :lol: (eu dpois ponho aqui o nome) pq ja ñ lhes dou essa comida há muito tempo, que era um MIX próprio para chinchilas, mas elas ñ gostavam muito.. entretanto um dia de viagem passei por uma loja de animais e vi outra ração que era a Vitakraft (acho q é assim q se diz), elas adoravam essa comida era tambem um MIX mas ha base de ração, como eu ñ ia todos os meses para lá e a caixa mal dava para um mês, deixei tambem de lhes dar essa.. Actualmente dou uma ração que é do Continente (desculpem lá a PUB), elas parecem gostar dela, mas será q é boa e tem o que precisam??!!! :?: Se puderem e quiserem deixem ai a ração q as vossas chinchilas gostam (embora cada caso seja um caso, como todos sabemos) e se possível onde adquirir em Lisboa. Aproveito para dizer tambem que lhes dou diariamente Alfafa e têm à disposição no chão da gaiola Feno com fartura :D
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

domingo abr 22, 2007 2:19 pm

Uma ração boa para chinchilas deverá ser rica em proteína e fibra, e pobre em gordura e açúcar. Mais concretamente, uma ração ideal deverá conter cerca de 13% de fibra e 15% de proteína. Se os valores forem muito abaixo destes, talvez o melhor seja mudar de ração. Aquelas que são consideradas as melhores são a Witte Molen e a Versele-Laga. Penso que a Versele-Laga é mais fácil de arranjar. Eu dou desta marca às minhas chinchilas, da linha Chinchilla Complete, que é *apenas* granulado. A Duo Chinchilla da Versele-Laga contém uma guloseima aqui e outra acolá, enquanto que a Nature da Versele-Laga é um mix.

Pessoalmente, nunca darei um mix às minhas chinchilas. Regra geral, contêm demasiado açúcar e demasiada gordura. Elas não precisam desse tipo de coisas, muito menos diariamente. Além disso, o problema com os mixes é que muitas vezes, as chinchilas "empanturram-se" nas guloseimas e mal comem a ração, que é o que efectivamente lhes faz bem. Se der um mix às suas chinchilas, certifique-se de que tira aquilo que é mais gorduroso ou mais açucarado, como passas, nozes, amendoins, avelãs, sementes, e milho. O milho fermenta, o que pode causar gases, e, em casos extremos, paragem do aparelho digestivo, e consequente morte do animal; o açúcar acaba por causar um desíquilibrio a nível das bactérias do tracto intestinal, acabando também por causar gases, daí que tem de haver uma grande moderação em termos de açúcar (principalmente em chinchilas até aos 6 meses). A gordura é problemática porque as chinchilas não possuem vesícula biliar para a decompor.

O resto da proteína e fibra de que as chinchilas precisam diariamente vem do feno, que também as ajuda a gastar os dentes. No entanto, é preferível não por o feno no fundo da gaiola, mas sim numa mangedourazinha ou numa caixinha de pinho não-tratado. Relativamente à alfafa, aconselho a não dar muito diariamente, pois é nutricionalmente demasiado rica para elas. Para além do mais, a maior parte dos granulados tem alfafa na sua base, o que pede feno como complemento; a alfafa é geralmente dada diariamente caso a ração tenha uma base de feno (rações com base de feno, tanto quanto sei, são difíceis de encontrar e raras).
Responder

Voltar para “Exóticos”