domingo abr 22, 2007 2:19 pm
Uma ração boa para chinchilas deverá ser rica em proteína e fibra, e pobre em gordura e açúcar. Mais concretamente, uma ração ideal deverá conter cerca de 13% de fibra e 15% de proteína. Se os valores forem muito abaixo destes, talvez o melhor seja mudar de ração. Aquelas que são consideradas as melhores são a Witte Molen e a Versele-Laga. Penso que a Versele-Laga é mais fácil de arranjar. Eu dou desta marca às minhas chinchilas, da linha Chinchilla Complete, que é *apenas* granulado. A Duo Chinchilla da Versele-Laga contém uma guloseima aqui e outra acolá, enquanto que a Nature da Versele-Laga é um mix.
Pessoalmente, nunca darei um mix às minhas chinchilas. Regra geral, contêm demasiado açúcar e demasiada gordura. Elas não precisam desse tipo de coisas, muito menos diariamente. Além disso, o problema com os mixes é que muitas vezes, as chinchilas "empanturram-se" nas guloseimas e mal comem a ração, que é o que efectivamente lhes faz bem. Se der um mix às suas chinchilas, certifique-se de que tira aquilo que é mais gorduroso ou mais açucarado, como passas, nozes, amendoins, avelãs, sementes, e milho. O milho fermenta, o que pode causar gases, e, em casos extremos, paragem do aparelho digestivo, e consequente morte do animal; o açúcar acaba por causar um desíquilibrio a nível das bactérias do tracto intestinal, acabando também por causar gases, daí que tem de haver uma grande moderação em termos de açúcar (principalmente em chinchilas até aos 6 meses). A gordura é problemática porque as chinchilas não possuem vesícula biliar para a decompor.
O resto da proteína e fibra de que as chinchilas precisam diariamente vem do feno, que também as ajuda a gastar os dentes. No entanto, é preferível não por o feno no fundo da gaiola, mas sim numa mangedourazinha ou numa caixinha de pinho não-tratado. Relativamente à alfafa, aconselho a não dar muito diariamente, pois é nutricionalmente demasiado rica para elas. Para além do mais, a maior parte dos granulados tem alfafa na sua base, o que pede feno como complemento; a alfafa é geralmente dada diariamente caso a ração tenha uma base de feno (rações com base de feno, tanto quanto sei, são difíceis de encontrar e raras).