passeios
Levo-a 3x por dia cerca de 20m em cada ida à rua, sendo o 1º passeio por volta das 8.00 á hora de almoço por volta das 13.00 e o ultimo perto das 0.00
Tente por mais 10min em cada e, se possível, fazer um de cerca de 1h
ansiedade
a nossa rotina é muito igual. á noite fica na sala a dormir no sofá e mando-a para a cama quando me vou deitar.
hmmm... nada de mais aqui. Ela está sempre calma quando a mandam para a cama ou refila?
culpa minha
muitas vezes cedo na regra de a deixar passar a noite no sofá.

aqui está o problema! Tem de ser consistente. Se quer que ela durma no sofá, ela dorme sempre no sofá, se não quer ela nunca dorme no sofá!

Custa, mas ajuda bastante
quando ela se porta bem faço uma grande festa, e quando ela se porta mal, chamo-a de feia e mando-a para a caixa...
e quando é que a castiga? e quando é que a felicita? Exemplo: você levanta-se de manhã, numa noite em que mandou a cadela dormir na cama dela. Chega ao pé da cadela e vê que ela faz xixi, castiga-a? Pelo contrário, se ela não fez felicita-a muito? Só se a apanhar a fazer xixi em casa é que pode ralhar e ignorá-la (a "caixa" deve ser um sítio de refúgio, não de castigo

funciona melhor se não lhe ligar nenhuma durante 5/10min) Ela não vai perceber que está a castigá-la porque fez xixi durante a noite.
Pergunta: quando ela sai do sofá para ir para a cama leva-a à rua para fazer xixi? Os cães normalmente fazem xixi depois de acordar. Ela está a dormir, depois acorda e depois volta a dormir é provável que isso lhe mexa com o sistema e a faça aguentar menos sem fazer nada, enquanto que quando ela fica no sofá dorme seguido, ou pelo menos não anda tanto
o meu faz muito mais vezes xixi quando anda a mudar sempre de sítio do que se ficar todo o tempo no mesmo sítio, mesmo acordando algumas vezes
Boa sorte e vá dando notícias