Microchip Vs Responsabilidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta abr 19, 2007 7:15 pm

CindelP Escreveu:
VitorN Escreveu: O novo dono passa o cão para o nome dele em relação ao CPC, agora, no meu modo de ver, fica para tráz a mudança de titular no que respeita ao chip, certo? Daí a minha dúvida. Agora será que estamos a fazer leituras diferentes? E pá, eu posso me enganar, não estou a dizer que o erro é seu!
Er ...
Apenas um pormenor. Isto não é o meu ponto de vista ou o que penso que se deva fazer e sim e apenas a leitura/interpretação que fiz do post que eu citei de um outro membro, citação essa que está no primeiro post do tópico :wink:

Foi aqui que dei a minha leitura daquilo que compreendia da citação.
SeaLords Escreveu:No post de abertura:
VitorN Escreveu:
Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Não me parece que seja eu que esteja a ficar xéxé ...
A leitura que faço dessa citação é a seguinte:
Um criador cria um cão, coloca-lhe o chip (parto do princípio que o chip está em nome do criador). Entretanto o criador vende o cão com o LOP provisório. O novo dono passa o cão para o nome dele em relação ao CPC, agora, no meu modo de ver, fica para tráz a mudança de titular no que respeita ao chip, certo? Daí a minha dúvida. Agora será que estamos a fazer leituras diferentes? E pá, eu posso me enganar, não estou a dizer que o erro é seu!
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 7:39 pm

VitorN Escreveu:
CindelP Escreveu:
VitorN Escreveu: Talvez eu tratar do LOP definitivo seja de facto a melhor opção, vamos ver!
E em ser o Vitor a tratar do LOP definitivo resolve o que? :o
E pá, como disse lá atrás, isso está em fase de "estudo"!
É que eu tenho estado a falar com outros criadores e já vi mais do que uma forma de fazer a "coisa", daí ainda não ter decidido.
Lembrei de outra!!! :D
Ao disponibilizar logo o definitivo, não se corre o risco do provisório ir parar a um "charuto".

É que no definitivo já vem o nº do microchip, enquanto que no provisório, nada!! E assim, evitavam-se as "falcatruas", certo?

Acho que é isso :wink:

Cá está outra situação que se calhar é tão ou mais atractiva.

Abraços
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta abr 19, 2007 7:40 pm

Sejam quais forem as potenciais consequências, para mim, é sempre preferível o cão ter chip... Se por acaso se perder ou for abandonado, há um ponto de referência...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta abr 19, 2007 7:46 pm

Agora fiquei eu com uma dúvida. Até há 3 anos atrás, as alterações ao registo no SIRA/SICAFE tinham que ser feitas na mesma pelo vet. já que haveria sempre a necessidade de confirmar o nº do chip. Já mudou?
Maria João
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 8:11 pm

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:29 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 10:52 pm

sitiodosanimais Escreveu:
VitorN Escreveu: .....
Lembrei de outra!!! :D
Ao disponibilizar logo o definitivo, não se corre o risco do provisório ir parar a um "charuto".

É que no definitivo já vem o nº do microchip, enquanto que no provisório, nada!! E assim, evitavam-se as "falcatruas", certo?

Acho que é isso :wink:

Cá está outra situação que se calhar é tão ou mais atractiva.

Abraços
sitiodosanimais Escreveu:Boas Vitor.

........

Em futuras situações, estou a pensar em colocar o microchip, fazer com que o LOP definitivo seja assinado na minha presença, ficar com cópia do BI do novo dono, e entregar eu próprio o documento no Clube.
Afinal, parece que estamos de acordo, concordou com a ideia por mim sugerida ;)
A citação que "gerou" este tópico é sua sim, como deve saber. Só não coloquei o seu nick na mesma porque achei que poderiam surgir comentários que certamente desvirtuariam um tópico bastante útil em vários aspectos, como este ;) . Calhou ter citado uma frase sua como poderia ter citado a de outro. Não tenho nada contra si, tirando a sua forma de estar perante a criação, no entanto, cada um sabe das suas, não é? Isto é só para dizer que não tenho nada de pessoal contra si.

Abraço
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 20, 2007 1:15 pm

BiancaTN Escreveu:tchiii!!!!!! O que vocês me fizeram lembrar!!! A minha cadela, pois, fiz a transferência de propriedade do criador para o meu nome mas... esqueci-me de mudar os dados junto do SIRA! Tanto o seguro como a licença estão em meu nome. O chip não. Vou tentar regularizar a situação. 4 anos depois! :oops: :oops:
Como este caso há imensos, mas por norma o chip não tem dados nenhuns na base de dados. Seja como for, não percebo qual a dificuldade de chipar o animal com o comprador e regularizar logo tudo. Parece-me o correcto e se comprasse um cão era assim que ía querer.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Jhenriques
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm

sexta abr 20, 2007 9:32 pm

Não vejo qual a vantagem de o criador colocar o chip num cachorro.
Para mim é mais uma questão de negócio, ou seja, poder dizer que o cachorro já tem chip e tal...
Muitas pessoas que adquirem cachorros nem sequer do registo definitivo tratam quanto mais mudar os dados relativamente ao chip...

Ou seja se a pessoa que adquirir um cachorro estiver realmente interessada em registar o mesmo, sabe que terá de chipar o cachorro.

A partir do momento que uma pessoa adquirir um cachorro, passa a ser dono do mesmo, tendo que se responsabilizar pelos seu actos, e segundo a lei obrigado a chipar o cachorro. (corrijam-me se estiver enganado)
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta abr 20, 2007 9:38 pm

Jhenriques Escreveu:Não vejo qual a vantagem de o criador colocar o chip num cachorro.
Pois eu então, não vejo nenhuma desvantagem. Até acho, que todos os criadores, deveriam vender os seus cachorros, já chipados.

Quais as vantagens ? Todas, e são óbvias.

E se as coisas forem feitas como já diversas pessoas referiram, não há nenhuma complicação no processo de transição dos dados referentes ao chip, para o novo proprietário... haja vontade e tudo se faz.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

domingo abr 22, 2007 1:18 pm

Já agora...
Se eu quiser ir buscar um cão ao estrangeiro, como faço para proceder à tranferência de proprietário no Chip e no CPC? Combina-se logo qualquer coisa com o criador e este elabora um documento (que deve ser em inglês, não?) a dizer que autoriza a transferência ou como é? E no CPC? Não ponho de parte um dia, mais tarde, ir buscar um cão "lá fora" e assim ia já ficando elucidada acerca de algumas coisas... Obrigada.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
duxo
Membro Júnior
Registado: terça abr 10, 2007 5:33 pm

domingo abr 22, 2007 2:09 pm

VitorN Escreveu:
Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Boas,
Pegando aqui neste comentário, pergunto:
Não é gravíssimo um criador ter um ou vários cães vendidos e o microchip desses animais continuarem em nome do criador?

E se há um acidente? A quem vão imputar as responsabilidades? Decerto que será ao dono do cão!! Mas não ficamos a saber quem é o dono do cão através do microchip? Não é esta a única prova?

É que na minha óptica, a haver um acidente, a polícia através do leitor do chip, pode perfeitamente responsabilizar o criador!

Estarei errado?!
No meu caso quando o animal me foi entregue (foi oferta de um agente do GOIS) foi me entregue também um papel para ser regularizada a situação do chip e de tudo o que estava relacionado com antigo dono vs animal
Só assim é que se pode ser responsável e responsabilizado futuramente
Na minha opinião quando as coisas são feitas de boa fé não há dúvidas destas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 23, 2007 10:06 am

Jhenriques Escreveu:Não vejo qual a vantagem de o criador colocar o chip num cachorro.
O chip existe para proteger os animais, ou seja, se eu abandonar as minhas cadelas o chip permite encontrar quem as abandonou. Qualquer animal vendido ou adoptado deveria levar chip e os dados deveriam ser passados pelos responsáveis pelo animal para os donos actuais.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
casamina
Membro Júnior
Registado: terça mai 23, 2006 2:39 pm

segunda abr 23, 2007 5:01 pm

Olá,
Relativamente a chipar os cachorros tomei sempre esta atitude:
- sempre que vendo um cachorro, eu próprio trato de colocar o chip no cachorro e providencio a transferência para o novo proprietário. Dessa forma fica tudo resolvido.
- Agora deparo-me com um novo procedimento (para uma determinada raça), que me pedem para no registo individual dos cachorros da ninhada, todos os cachorros terem que estar microchipados! Aí já sei o que me espera! Quando vender os cachorros faço a transferência do registo no CPC, mas do chip.... resultado vai haver cães que vão ficar eternamente no meu nome!
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

segunda abr 23, 2007 5:04 pm

Não pode pode fazer a transferência de proprietário no Chip??
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
casamina
Membro Júnior
Registado: terça mai 23, 2006 2:39 pm

segunda abr 23, 2007 5:16 pm

Não é nada fácil proceder à transferencia do chip , isto porque há dois sistemas! Por isso é que é mais eficaz aquando da venda fazer em simultâneo a transferência do registo e a colocação do chip. Portanto, fica ao critério do novo dono fazer ou não a transferencia...
Responder

Voltar para “Cães”