Boa tarde, tentando ajudar ao responder a todas as suas respostas:
Tanto os machos como as fêmeas são adoráveis.
Eu também tenho um quintal, antes de os meus pais o isolarem, eu deixava as minhas gatas irem dar uma voltinha no quintal, mas eu estava sempre a supervisionar, agora que está tudo vedado, não há hipoteses de fuga, eu deixo o quintal aberto e deixo ao critério das gatas se preferem estar em casa ou no quintal.
Eu costumo deixar as minhas gatas por casa, nunca tive problemas à excepçao de uma jarra que se partiu, mas isso não tem importancia.
Em relação ao veterinario, eu levei a minhas gatas ao veterinario por volta dos 3 meses.
Em relação às necessidades é curioso e ao mesmo tempo engraçado, eu lembro me de ver os gatinhos pequeninos a irem ao caixa de areia sozinhos, e não tive de ensinar nada, foi por instinto, e cheguei a mudar o caixote de lugar algumas vezes, e mesmo assim eles iam sempre dar com o sitio e nunca aconteceu fazerem fora do sitio.
Os persas necessitam de cuidados especiais como qualquer outro gato, mas principalmente em relação ao pelo, convinha que escovasse o pêlo diariamente, sem excepçao. Um dia ou dois sem uma escovadela, é caso para começarem a aparecer o genero de umas rastas, principalmente na zona do pescoço.
E também era bom se desse diariamente erva especial para gatos ou uma pasta de malte por causa das bolas de pêlo.
Os meus gatos foram uns bichanos gulosos, enquanto a mamazita tinha leite, eles foram sempre bebendo, chegaram ao ponto de comer ração para gatinhos e mesmo assim de vez enquando irem de volta da mãe ver se havia mais alguma coisa...
Isso a ração ao inicio deve ser uma propria para gatinhos, visto que têm uns dentes e uma boca mais pequeninos, e também porque a ração para gatinhos atende às necessidades de um gatinho após a amamentação, evitando que fique desnutrido.
Em relação à separação da mãe, fui esclarecida num tópico anterior que deve ser por volta dos 2 meses e meio no máximo 3 meses.
De resto, não sei mais que dizer, eu comprei alguns livros e fui tentando me manter informada. Procure na internet informações uteis sobre persas.
Espero ter sido de alguma forma util.
Boa sorte