onde irão estes gatos arranjar tanta unha? até quando são cortadas
Tanta unha!
Moderador: mcerqueira
-
anjaazul
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
como é que é possível que eu todos os dias aspire a casa e passado pouco tempo tenha unhas de gato espalhadas por todo o lado? e isto repete-se todos os dias
já perguntei à vet... nem os ombros encolheu.
no meu tempo, havia as "línguas de gato". esqueceram-se das unhas. livra

-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Bem sei que tens 4 vezes mais gatos que eu mas olha que eu nunca encontrei uma única! às vezes encontro uma das que cortei e saltou com o corte, mas sempre próximo do sítio onde lhes costumo cortar as unhas. Realmente nunca tinha ouvido tal coisa, estou curiosa de saber se mais gente encontra assim tantas unhas!
-
Phil
- Membro
- Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
- Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
- Contacto:
Então para satisfazer essa curiosidade, posso também contribuir com a minha experiência de caça às unhas. Tenho apenas 2 gatos e todos os dias encontro unhas no tapete de entrada da minha casa.
Devo dizer que foi esse tapete que a gata elegeu para arranhar, embora o gato utilize (pelo menos quando eu estou presente) um arranhador de parede que comprei. No entanto, parece-me que as unhas pertencem aos dois, pois não acredito que tanta unha possa ser de um único gato.
Julgo que todos sabemos que eles não ficam "desunhados", já que o que nós encontramos são apenas lascas das várias camadas de unha que os gatos têm.
Agora o porquê, isso sinceramente não sei. Assumi que era normal...
Devo dizer que foi esse tapete que a gata elegeu para arranhar, embora o gato utilize (pelo menos quando eu estou presente) um arranhador de parede que comprei. No entanto, parece-me que as unhas pertencem aos dois, pois não acredito que tanta unha possa ser de um único gato.
Julgo que todos sabemos que eles não ficam "desunhados", já que o que nós encontramos são apenas lascas das várias camadas de unha que os gatos têm.
Agora o porquê, isso sinceramente não sei. Assumi que era normal...
-
terry
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm
Mais uma para se juntar ao grupo dos Cata-Unhas!
Cá em casa há sempre uma unhita em qualquer canto!
Já as vi em fase de queda.... o que eu vi foi uma camada exterior da unha a soltar-se, tipo pele de cobra, e a unha a ficar com o seu aspecto completamente normal!
A conclusão que eu tirei é que as unhas dos gatos vão crescendo de dentro para fora e as camadas velhas e desvitalizadas vão caindo... daí a necessidade de arranhar... não só para afiar as unhas mas para ajudar as camadas velhas a saír!
Será

Cá em casa há sempre uma unhita em qualquer canto!
Já as vi em fase de queda.... o que eu vi foi uma camada exterior da unha a soltar-se, tipo pele de cobra, e a unha a ficar com o seu aspecto completamente normal!
A conclusão que eu tirei é que as unhas dos gatos vão crescendo de dentro para fora e as camadas velhas e desvitalizadas vão caindo... daí a necessidade de arranhar... não só para afiar as unhas mas para ajudar as camadas velhas a saír!
Será
-
hecep
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
OK! Já percebi, das duas uma:
- ou por eu ser meia pitosga não vejo as unhas espalhadas pela casa
- ou as minhas gatas, muito educadamente, aproveitam as suas saídas ao quintal para se descartarem das unhas velhas.
Não sei porquê inclino-me mais para a primeira opção, além de pitosga sou um bocado distraída.
Em compensação uma vez encontrei um dente de uma das gatas num dos pratinhos da ração. Está preciosamente guardado!
- ou por eu ser meia pitosga não vejo as unhas espalhadas pela casa
- ou as minhas gatas, muito educadamente, aproveitam as suas saídas ao quintal para se descartarem das unhas velhas.
Não sei porquê inclino-me mais para a primeira opção, além de pitosga sou um bocado distraída.
Em compensação uma vez encontrei um dente de uma das gatas num dos pratinhos da ração. Está preciosamente guardado!
-
anjaazul
- Membro Veterano
eles têm uma técnica mais sofisticada para afiarem as unhas - as ombreiras de 2 portasSugestão...comprem um daqueles banquinhos de afiar as unhas e assim não precisam de as caçar tanto
-
Elsa_Pereira
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Anja
Eu tenho dois arranhadores em sisal; um na cozinha que é ligeiramente inclinado e que os obriga a afiar as unhas na horizontal (...ou próximo disso
) e outro no corredor, bem pregado à parede, que os obriga a afiar as unhas na vertical. Por isso há para as duas posições. Corto com alguma assiduidade as unhas (tenho uma daquelas tesouras próprias, que permite prender a unha na ranhura) e mesmo assim apanho a parte externa das unhas e lascas de unha pelo chão de toda a casa. Por isso, não imagino nenhuma solução....
Beijinhos
Elsa Pereira
Eu tenho dois arranhadores em sisal; um na cozinha que é ligeiramente inclinado e que os obriga a afiar as unhas na horizontal (...ou próximo disso
Beijinhos
Elsa Pereira
-
camie
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm
Nunca achei unhas pela minha casa ...e olha que os tres gatos arranham as unhas no sofa.
Mas sera que podem me responder uma coisa ? Para que cortar as unhas dos seus gatos?
Nunca cortei as unhas de nenhum dos meus bichanos e a veterinaria tambem nunca falou nada a respeito disso .
Agradeco se alguem puder me explicar.
Mas sera que podem me responder uma coisa ? Para que cortar as unhas dos seus gatos?
Nunca cortei as unhas de nenhum dos meus bichanos e a veterinaria tambem nunca falou nada a respeito disso .
Agradeco se alguem puder me explicar.
-
Elsa_Pereira
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm
Olá Camie
As unhas dos gatos podem ser cortadas por várias razões. Das que me lembro e valorizo mais são: evitar mais estragos quando afiam as unhas a algo que em princípio não tem esse fim (...aqui levantam-se as concepções alternativas dos nossos animais
) e pelo facto de ter vários gatos e nem sempre estarem de "amores" uns pelos outros, evitar danos piores resultantes das lutas entre eles. Atenção que as unhas não são cortadas na íntegra, mas só a parte não irrigada. Se observares com atenção as unhas de um gato, existe uma parte que vai até à zona terminal que apresenta um tom branco, ligeiramente tranlúcido que é não irrigado, a parte anterior, também ligeiramente tranlúcida apresenta uma tonalidade rosa (zona irrigada). Com prática conseguimos cortar bem quase toda a zona não irrigada; se tivermos ainda um pouco de receio, convém só cortar as pontinhas, o resultado não é tão bom, mas sempre melhora....
Beijinhos
Elsa Pereira
As unhas dos gatos podem ser cortadas por várias razões. Das que me lembro e valorizo mais são: evitar mais estragos quando afiam as unhas a algo que em princípio não tem esse fim (...aqui levantam-se as concepções alternativas dos nossos animais
Beijinhos
Elsa Pereira
-
anjaazul
- Membro Veterano
uma das razões do corte, é a unha não "encravar". uma vez, dei com uma unha do joão completamente enterrada na carne. depois,´como eles não andam no exterior, não "gastam" as unhas. às vezes, estão tão compridas que devem incomodar o bicho.
-
navegante
- Membro
- Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm
[quote=anjaazul]
[quote]Uma amiga minha retirou mesmo as unhas de seu gatinho[/quote]
que barbaridade. não basta a esterelização. felizmente que a ablação de unhas já é proíbida. mesmo assim :o :o :o
[/quote]
Poribido ? Ela fez isso dois meses atrás ?
que barbaridade. não basta a esterelização. felizmente que a ablação de unhas já é proíbida. mesmo assim :o :o :o
[/quote]
-
navegante
- Membro
- Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm
[quote=anjaazul]
[/quote]
[/quote]