Tenho condições para ter um gato?
Moderador: mcerqueira
Olá sou Nova neste forum! EU queria saber se acham que tenho condiçoes para um gato:
-JA tenho consciencias das responsabilidades - Fiz questão de me informar
bem em varios sites
-Tenho Muito tempo livre
etc...O meu unico probelema é k eu tenho aulas a minha mae trabalha, e o meu pai as vezes tem de ir de viagem, não muitas,SO mesmo muito de vez em kuando, e kuando vai n é mais do k 15 dias.
Tb queria perguntar:em média quanto custa ter um gato p/mes...?
-JA tenho consciencias das responsabilidades - Fiz questão de me informar
bem em varios sites
-Tenho Muito tempo livre
etc...O meu unico probelema é k eu tenho aulas a minha mae trabalha, e o meu pai as vezes tem de ir de viagem, não muitas,SO mesmo muito de vez em kuando, e kuando vai n é mais do k 15 dias.
Tb queria perguntar:em média quanto custa ter um gato p/mes...?
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado ago 06, 2005 3:10 am
É assim: começo por perguntar, que idade tens? Depois é importante também saber qual é opinião dos teus pais. Eles são a favor ou mostram-se relutantes? Como é o acesso ao veterinário em caso de necessidade? É que há pessoas que gostam muito de animais mas quando eles adoeçem não se mostram muito receptivos em lhes prestar os cuidados necessários para a sua recuperação. Por fim, será um gato que terá acesso à rua? É que os de rua são sujeitos a mais perigos e consequentemente a mais idas ao veterinário. Para além disso, tens de pensar em esterilizar os castrar o animal e para isso há custos. Como é? Os pais estão dispostos a pagar? Se para todas estas perguntas, as respostas forem favoráveis, acho que podes pensar em ter um gatinho. O ideal são sempre dois gatinhos pois estes fazem muita companhia um ao outro, e é sempre um descanso quando os donos não estão em casa. Pessoalmente acho que não dá muito mais trabalho e embora a comida seja a dobrar, os danos deixados pela casa são menores, pois não ficam tão stressados ou entediados e assim entretêm-se mais um com o outro. Relativamente ao custo...bem é assim, depende da qualidade da ração que lhes queres dar. Se o dinheiro não abunda, recomendo a purina one, pois é a única de supermercado que qpresenta uma relação qualidade/preço aceitável. Todas as outras apresentam muitos corantes, gordura e proteinas animais em menor quantidade (o que é prejudicial, pois os gatos são carnívoros). Relativamente à areia, eu uso a areia do Lidl que custa 74 cêntimos. Não dura tanto como as outras mas em contrapartida, custa muito muito menos. Acho que vale a pena. Resumindo, acho que não fica muito caro teres um gatinho, mas isso em situações normais, de vida saudável. hà que ter sempre em mente a disponibilidade necessária para os levar ao vet. em caso de necessidade. Se fores da zona de Lisboa, podes fazer-te sócia da união zoófila e terás acesso ao veterinários por eles indicados. Fica a 9.5 euros a consulta. Boa sorte e qualquer decisão que tomares pensa sempre em primeiro lugar no animal que vai ficar a depender de ti e dos teus pais. Sugestão: mostra este e-meil aos teus pais!! Boa sorte
<p><strong>Anita</strong></p>
Olá anita, obrigado pelas tuas sugestões. Infelizmente n posso ter dois gatos porque a minha casa e pequena e já foi díficil convencer a minha mae que tinhamos espaço para um gatinho....Quanto a castração n sei o k ei de fazer: é demasiados caro....ando a tentar poupar para isso. A minha mae só me deixa ter um gato no verão, vito que assim temos mais tempo para o ensinar. Vivo na figueira da foz e penso que há cá um hospital veterinário....Os custos totai ficam em + de 20 euros por mes?Sabem se há alguma associação k faça castraçoes mais baratas (aki na zona de coimbra)?Que raça me recomendam visto que sou uma iniciante com gatos?Quanto custa uma caixa de transporte?
As vacinas e os desparasitantes sã mto caros,quato custam ao todo?
As vacinas e os desparasitantes sã mto caros,quato custam ao todo?
Olá Miazita!
Os custos aproximados com um gato andam à volta de 20€ por mês, sim... Embora isso dependa da qualidade da ração que vai dar. Se tiveres possibilidades, faz um investimento em sacos de 10kg, que o preço por kg fica muito mais barato, e dura-te para cerca de 4, 5 meses. Tiras a quantidade necessária para um mês, por exemplo para uma lata hermética, tens é de ter atenção para fechar muito bem o saco depois, para a qualidade da ração se manter
Tens de ter em conta que de 2 em 2 meses é preciso por uma pipeta contra as pulgas (frontline, ou outra equivalente), que custa à volta de 6€.
Há a desparazitação interna, que deve ser feita de 6 em 6 meses, e cada comprimido custa cerca de 5€.
Quanto à areia, eu recomendo da marca Carrefour (não sei se há algum por aí), mas 10kg custam 3€ e duram-te à vontadinha para mais de um mês! Até agora foi a melhor areia que eu encontrei (qualidade/preço), é muito absorvente e elimina odores. Mas não há nenhuma que faça milagres, tens de tirar os cócós e a areia molhada todos os dias.
Não te esqueças também dos custos das vacinas todos os anos, e de uma eventual ida ao veterinário, caso o gatinho esteja doente. Quanto a esses custos, variam em cada veterinário, tens de te informar na zona
Uma caixa de transporte custa entre 20€ e 30€, dependendo do tamanho. Há várias nos hipermercados, podes dar uma vista de olhos por lá. O W.C. para os gatos, se preferires os fechados, também custam à volta de 20€. Se for um aberto, um tabuleiro normal custa até menos de 5€. Se não quiseres investir muito dinheiro inicialmente, compra um aberto, e quando puderes compra um fechado. Mas há muito mais areia espalhada pelo chão...
Quanto à raça, eu aconselho mesmo o gato rafeiro!
De preferência adopta um, e não o compres, porque há imensos gatinhos a precisar de uma casinha, e de que os tratem bem! Boa sorte! 
Os custos aproximados com um gato andam à volta de 20€ por mês, sim... Embora isso dependa da qualidade da ração que vai dar. Se tiveres possibilidades, faz um investimento em sacos de 10kg, que o preço por kg fica muito mais barato, e dura-te para cerca de 4, 5 meses. Tiras a quantidade necessária para um mês, por exemplo para uma lata hermética, tens é de ter atenção para fechar muito bem o saco depois, para a qualidade da ração se manter

Tens de ter em conta que de 2 em 2 meses é preciso por uma pipeta contra as pulgas (frontline, ou outra equivalente), que custa à volta de 6€.
Há a desparazitação interna, que deve ser feita de 6 em 6 meses, e cada comprimido custa cerca de 5€.
Quanto à areia, eu recomendo da marca Carrefour (não sei se há algum por aí), mas 10kg custam 3€ e duram-te à vontadinha para mais de um mês! Até agora foi a melhor areia que eu encontrei (qualidade/preço), é muito absorvente e elimina odores. Mas não há nenhuma que faça milagres, tens de tirar os cócós e a areia molhada todos os dias.
Não te esqueças também dos custos das vacinas todos os anos, e de uma eventual ida ao veterinário, caso o gatinho esteja doente. Quanto a esses custos, variam em cada veterinário, tens de te informar na zona

Uma caixa de transporte custa entre 20€ e 30€, dependendo do tamanho. Há várias nos hipermercados, podes dar uma vista de olhos por lá. O W.C. para os gatos, se preferires os fechados, também custam à volta de 20€. Se for um aberto, um tabuleiro normal custa até menos de 5€. Se não quiseres investir muito dinheiro inicialmente, compra um aberto, e quando puderes compra um fechado. Mas há muito mais areia espalhada pelo chão...
Quanto à raça, eu aconselho mesmo o gato rafeiro!

Oi Dani,obrigada só tenho uma duvida:O meu gatinho vai ser um gato totalmente de interior pk mesmo acompanhado por mim eu morro de medo k o atinho fuja ou enkuanto tou distraída ele arranje maneira de ser atropelado. Mesmo sendo de interiores é preciso isso das pulgas?
Alem disso,sem queres tornar-me repetitiva mas sendo: Alguem sabe duma associação em coibra ou nas redondezas??Ou então na covilhã
Quanto a raça acho que vai ser um rafeiro meio arraçado de siames, pk tenho uma amiga com a gata prenha! Quanto a isso dos wc fechados ja li num site que é preferivel serem abertos pois acumulam-se os cheiros no fechado n sei se é vdd
Alem disso,sem queres tornar-me repetitiva mas sendo: Alguem sabe duma associação em coibra ou nas redondezas??Ou então na covilhã
Quanto a raça acho que vai ser um rafeiro meio arraçado de siames, pk tenho uma amiga com a gata prenha! Quanto a isso dos wc fechados ja li num site que é preferivel serem abertos pois acumulam-se os cheiros no fechado n sei se é vdd

Miazita, quanto à questão das pulgas, tens mesmo que ter cuidado, mesmo estando o gatinho sempre em casa. Imagina a quantidade de animais que vão a um veterinário. Quanto tu vais lá com o teu gatinho, existem muitas possibilidades de ele apanhar lá pulgas, ou os ovos delas. Para além disso, em vez de ser o gato a "pegar-te" as pulgas, podes ser tu que as trazes para casa, e elas passam imediatamente para o gatinho, põem ovos por todo o lado e é uma desgraça para acabares com elas (e olha que já me aconteceu).
Associações não conheço, mas podes tentar pesquisar no google para ver se encontras. É uma grande ajuda.
No que toca aos WC, eu prefiro o fechado (embora eu tenha que ter aquilo sem porta porque o meu gato não gosta
). Tens é que ter cuidado quando escolhes a areia, para ver se não faz muito pó.
Vai dando novidades
Associações não conheço, mas podes tentar pesquisar no google para ver se encontras. É uma grande ajuda.
No que toca aos WC, eu prefiro o fechado (embora eu tenha que ter aquilo sem porta porque o meu gato não gosta

Vai dando novidades

ola eu gostava de deixar aqui o meu testemunho
Eu tal como a Miazita
também consegui convencer os meus pais a ter um gato e olhem que não foi facil visto que ja ando a insistir +/- desde que me inscrevi aqui no forum... mas agr andamos todos entusiasmados. Eu também só vou ter o gato no verão, pelo mesmo motivo para o poder ensinar e acompanhar enquanto pequenino
. A Miazita estava a perguntar se alguém conhecia um sitio onde fizessem as castrações/esterilizações mais baratas... é assim eu não tenho bem a certeza do que vou dizer mas a minha mãe tem uma amiga que foi ao hospital veterinario. Não sei onde se situa, nem as condições, mas podes pesquizar se tiveres interessada. Não sei se vo dizer um desparate, mas acho que tb há associações que uma vez que te faças socia também te fazem uns descontos nos cuidados veterinários.
Eu estou super excitada por ir ter um gato, ou gata (ainda não me decidi) tods os dias venho aqui ao furum ver se ha alguem que tenha uma gata grávida que irá ter gatinhos, ou mesmo ja nascidos(recem nascidos)para dar porque assim so daqui a +/- 2 meses é que os poderia dar o que corresponde com o final das aulas - inicio do verão. Se não também já tenho umas associações em vista
Beijos

também consegui convencer os meus pais a ter um gato e olhem que não foi facil visto que ja ando a insistir +/- desde que me inscrevi aqui no forum... mas agr andamos todos entusiasmados. Eu também só vou ter o gato no verão, pelo mesmo motivo para o poder ensinar e acompanhar enquanto pequenino

Eu estou super excitada por ir ter um gato, ou gata (ainda não me decidi) tods os dias venho aqui ao furum ver se ha alguem que tenha uma gata grávida que irá ter gatinhos, ou mesmo ja nascidos(recem nascidos)para dar porque assim so daqui a +/- 2 meses é que os poderia dar o que corresponde com o final das aulas - inicio do verão. Se não também já tenho umas associações em vista

Beijos
Vigui existem também imensos sites de adopção de animais. Foi a partir de um desses sites que eu arranjei o meu gatinho. E, por acaso, também foi no verão. Estava eu de férias e acordava todos os dias cedíssimo e ficava a adorá-lo
E eu escolhi, inocentemente, um gatinho que perdeu a mãe à nascença (veio para cá com 3 semanas), pensando que se fosse logo educado por nós, não faria muitos disparates. Mas pensei muito mal. É essencial o período que os gatinhos estão com a mãe. Devem estar, de preferência até aos 2 meses e meio, para que ela os eduque (sim porque quem é que consegue ralhar com um gatinho com um palmo quando ele nos morde ou quando faz disparates?
)
Espero que tenham sorte as duas

Espero que tenham sorte as duas

pois pois foi por isso que eu disse que procurava um gato agora acabado de nascer porque como tem de estar com a mãe 2 meses so no inicio do verão é que o pederia trazer o que pra mim calhava bem
gostva de vos mostrar um blog de umas raparigas do porto que fazem artezanato para ajudar os gatos que encontram e depois arranjam casinha para eles
soube disto atraves de uma amiga minha.
http://bichanosdoporto.blogspot.com
Bem eu tb acho que ja vi todos os sites, e também fico imenso tempo a babar-me ao ver os gatinhos
Alguem pode por aqui os sites de adopção de gatos que conhece? Para o calso de me ter escapado algum. Obrigada

gostva de vos mostrar um blog de umas raparigas do porto que fazem artezanato para ajudar os gatos que encontram e depois arranjam casinha para eles

http://bichanosdoporto.blogspot.com
Bem eu tb acho que ja vi todos os sites, e também fico imenso tempo a babar-me ao ver os gatinhos

Alguem pode por aqui os sites de adopção de gatos que conhece? Para o calso de me ter escapado algum. Obrigada
Eu houve uma altura que tinha vários sites aqui no computador (quando andava à procura do meu gatito). Mesmo agora costumo visitar um site de adopções porque adoro ver as fotografias dos pequenitos (apesar de ficar profundamente triste por saber que são tantos e que não posso fazer nada) e também porque gostava de arranjar uma companhia para o meu menino (mas ainda não consegui convencer a minha mãe). O site é o adopta-me.org e também me lembro do felinus.org 

Sobre a castração/esterilização mais barata, vê este tópico... A zona também é a de Coimbra, pode ser que dê uma ajuda
http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=43706

http://animais2.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=43706